•  
Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
02/06/2010 20:37

Um video game tem milhares de jogos, mas só 2 dezenas são sucesso!?

• Novo tópico
Páginas:  1  2   3   4   | primeira | anterior | próxima | última

Ritinha Ratinha

Cadastro: 10/09/2009

Nível 2

Entre os fatores principais para a aquisição de um videogame, muitos apontam uma boa biblioteca de jogos.
Logo comprar um videogame em seu lançamento ou no seguinte ano e meio ao lançamento seria uma furada?!

Mas tal preocupação não é muito justificada se confrontada com as listas de BEST GAMES.
É comum acompanhar tais lista e encontrar nelas "mais do mesmo".
Citando apenas a OldGen em todas elas apareceram figurinhas carimbadas e games que só repetem fórmulas de sucesso. Raras são as inovações e estas só surgem por tentativa e erro dentre milhares de jogos.

Observem:
TOP 10 NES :

1º Super Mario Bros 3
2º Super Mario Bros
3º Castlevania III
4º Mega Man 2
5º Ninja Gaiden II
6º Metroid
7º The Legend of Zelda
8º Double Dragon II
9º Teenage Mutant Ninja Turtles 2
10º Kirby's Adventure

:seta:TOP 10 SNES

1º Super Metroid
2º Chrono Trigger
3º Super Mario World
4º Final Fantasy 6
5º Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest
6º Super Street Fighter II: The New Challengers
7º Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
8º The Legend of Zelda: A Link to the Past
9º Castlevania 4
10°Mega Man X

MASTER SYSTEM

1° Alex Kidd in Miracle World
2° Phantasy Star
3° Sonic The Hedgehog
4° Shinobi
5° Sonic The Hedgehog 2
6° Kenseiden
7° Castle of Illusion
8° R-Type
9° Ghouls 'N Ghosts
10° Ninja Gaiden

MEGA DRIVE

1° Sonic the Hedgehog 2
2° Streets of Rage 2
3° Streets of Rage
4° Sonic The Hedgehog
5° Phantasy Star IV: The End of the Millennium
6° Golden Axe
7° Shinobi III: Return of the Ninja Master
8° Castle of Illusion: Starring Mickey Mouse
9° Gunstar Heroes
10º Sonic The Hedgehog 3

Acima foi citado 4 consoles e 40 jogos, os 10 jogos mais comentados, vendidos, alugados, discutidos, admirados ou odiados. Mas analisando friamente percebe-se que na verdade todos estes 40 games poderiam ser reduzidos a 20, talvez 15, apertando bem 10 jogos. Dos 40 titulos, 5 são versões ou continuações de Sonic, 4 são franquias de Mario Bros, 2 titulos de Zelda, 2 de Metroid, 2 Megaman, 2 Castlevania, 2 Ninja Gaiden, 2 Castle of Illusion, 2 Shinobi , 2 Phantasy Star, 2 Streets of Rage.

Resumindo, de 40 Best Games, 27 jogos são franquias que se repetem em mais de uma lista. E dos 13 jogos que restaram 2 ainda são franquias e outros poderiam ser citados como similares, para não dizer cópia.

Aqui mesmo no museu frequentemente são "lançados novos tópicos" analisando, discutindo, argumentando ou xingando os mesmos títulos.

Baseando-se nestes dados é possivel acreditar que o número de jogos lançados para uma determinada plataforma não é fator preponderante para o sucesso.

OBS: 1-Não é o objetivo deste tópico discutir o TOP 10. O mesmo foi baseado por jogos mais comentados neste forum, vendidos e publicados.

2-Este tópico não tem fonte de referência sobre os dados publicados, ou melhor a fonte sou eu mesma qualquer coisa manda mp, scrap ou sinal de fumaça.

Mensagem editada pelo usuário Ritinha Ratinha em 02/06/2010 20:55.
Assinatura

jujuba, o cão idealista

pior tópico que vi na vida. Espero que voce morra Ritinha.
sério.

RetroGamesBrasil: http://www.retrogamesbrasil.com/ Onde você pode ser gamer!

Ritinha Ratinha

Nível 2

Mensagem publicada em 02/06/2010 20:59
editado
Assinatura

jujuba, o cão idealista

sério.

Heavy Metal

Cadastro: 28/07/2004

Nível 2

Mensagem publicada em 02/06/2010 21:10

Nunca tinha pensado desta forma...

Mensagem editada pelo usuário Heavy Metal em 02/06/2010 21:11.
Assinatura
(....\............../....)
.\....\........... /..../
..\....\........../..../
...\..../´¯.|.¯`\..../
.../... |....|.... (¯ `\
..|.....|´¯.|´¯.|\....\
..\......` ¯..¯ ´..../
...\_ ............ _/

Phenom X4 Quad 9850
Kingston - 4GB DDR2 (2x 2GB - Dual Channel) 800 Mhz
Nvidia Gforce 9500GT 1GB
Seagate - HD 500GB

*HURLEY*

Cadastro: 14/09/2004

Nível 3

Mensagem publicada em 02/06/2010 21:37
Eu sempre curti essas franquias de peso como Mario, Zelda e Sonic por exemplo.

São jogos que construíram uma base sólida ao longo dos anos, ganharam fãs e são sucesso até hoje.

É como o Sérgio Reis diz na letra de sua música: 'Panela velha é que faz comida boa'.
Assinatura

Relembre o melhor programa de games do Brasil: STARGAME

Minhas recomendações

Dopefish

Cadastro: 14/01/2010

Nível 1

Mensagem publicada em 02/06/2010 21:41
*HURLEY*
Eu sempre curti essas franquias de peso como Mario, Zelda e Sonic por exemplo.

São jogos que construíram uma base sólida ao longo dos anos, ganharam fãs e são sucesso até hoje.

É como o Sérgio Reis diz na letra de sua música: 'Panela velha é que faz comida boa'.

miau, é isso ai!
Assinatura

Portal Retrogames: http://www.retrogamesbrasil.com

Recomendo: OdmarX, Usopp

Blade Runner

Cadastro: 12/06/2009

Nível 3

Mensagem publicada em 02/06/2010 21:43
Não sei se eu entendi, mas acho que eu discordo.

Não vejo problema algum em ter diversos jogos de uma só franquia. Se o barco ta andando bem, tem que continuar queimando lenha até onde der. É o caso de Mega Man e Mario.

E uma vasta biblioteca é que faz um console ser bem ou mal sucedido. NES, SNES, PSOne e PS2 não me deixam mentir.

Em fim, dissertem a respeito.
Assinatura
More human than human

PSN ID: BladeRunner-RS

Ande!

Cadastro: 03/01/2010

Nível 3

Mensagem publicada em 03/06/2010 00:16
Infelizmente, o fator inovação nem sempre é valorizado... creio, sim, que a cada geração algumas joias aparecem, inovando na arte, no enredo, na jogabilidade, enfim, de alguma forma temos um olhar voltado a um mudança, ainda que ela seja "encoberta" num curto período de tempo. Mas, no mais, há mesmo uma grande repetição de fórmulas de "sucesso".
Boa observação (listas de jogos)... 5*, Ritinha!

Mensagem editada pelo usuário Ande! em 03/06/2010 00:19.
Assinatura
>> Recomendo os usuários: mmarques (100%), Axl Rose (5x), smfr (2x), tillipe (2x), WURTMAN (1x), high tech sp (1x), carlinhosmn (1x), augustogonv (1x), Shindante (1x), alohawell (1x), Conquerors (1x), Juniko (1x), sapporo (1x), Dcsparks (1x), MaLaX360 (1x).

jujuba, o cão idealista

Cadastro: 12/01/2009

Nível 0

Mensagem publicada em 03/06/2010 02:32
Acho que o Mozart não era o único compositor em Viena ou em Salzburg.

O Pistoleiro.

Cadastro: 06/01/2010

Nível 5

Mensagem publicada em 03/06/2010 11:09
Vide o ps2... milhares de jogos... maioria lixo!
Assinatura
n so metalero
Last.fm
Taverna do Folk Metal
Panela Blind Guardian - Cause the bard's songs will remain

seifervll

Cadastro: 28/02/2010

Nível 2

Mensagem publicada em 03/06/2010 11:27
de certa forma eu concordo até os 16 bits, mas discordo se analisarmos da geração ps1 adiante. Como o amigo acima disse, o PS2 tem a maioria de games lixo, digamos que a cada 10 jogos 1 presta. Assim como no PS1, se vc pegar 10% que seja dos jogos, pela quantidade total, é muito jogo bom. E isso é sim determinante pro sucesso do console. E tem outra, foi feita a análise julgando a repetição de franquias, porém não foi citado o fator exclusividade. Peguem a lista citada e vejam quais jogos sairam em outras plataformas...quase nenhum.
Assinatura
PSN ID: seifervll

mulher, games, guitarra e futsal: that's my life

Minhas recomendações:

http://forum.jogos.uol.com.br/Recomendacoes-seifervll_t_1033404

Moon Patrol

Cadastro: 01/06/2010

Nível 0

Mensagem publicada em 03/06/2010 12:04
A verdade é a seguinte, poucos jogos são realmente legais, o resto são os outros que tentam enfiar na nossa cabeça que tais jogos são bons, sendo que não são.
Assinatura
"Good Games Only Need One Red Button"
Your Atari misses you.

Sega_Forever

Cadastro: 11/05/2010

Nível 1

Mensagem publicada em 03/06/2010 13:46
eu acho q tem mt jogo bom alem das franquias tradicionais, a questão é q o jogador vai mt pela propaganda ou pela franquia já consagrada. portanto eles preferem comprar jogos tradicionais do que jogos de empresas desconhecidas...isso é fato

Blade Runner

Cadastro: 12/06/2009

Nível 3

Mensagem publicada em 03/06/2010 15:39
É amigos, mas quem teve mais jogos sempre vendeu mais que a concorrência. Isto é um fato.

Ah mas o N64 era tão legal, tinha tal jogo... Não interessa, não vendeu metade do que o Playstation vendeu. Game Cube e XBox foram descontinuados faz tempo e o PS2 continua aí.
Assinatura
More human than human

PSN ID: BladeRunner-RS

alohawell

Cadastro: 22/06/2007

Nível 1

Mensagem publicada em 03/06/2010 16:27

tem nexo...
Assinatura
RETROGAMESBRASIL

PSNID: alohawell

Minhas recomendações:
Fórum UOL
LISTA OURO

guitarjunior

Cadastro: 20/03/2010

Nível 1

Mensagem publicada em 03/06/2010 18:59
Creio que dá mesma forma milheres de filmes são lançados por ano, nem todos fazem sucesso, tem os lixos e os tops.

Ritinha Ratinha

Nível 2

Mensagem publicada em 03/06/2010 21:24
Moon Patrol
A verdade é a seguinte, poucos jogos são realmente legais, o resto são os outros que tentam enfiar na nossa cabeça que tais jogos são bons, sendo que não são.

POUCOS JOGOS REALMENTE LEGAIS

isso dá um tópico... vou refletir sobre

ps: folga do feriado ...
Assinatura

jujuba, o cão idealista

sério.

RenLei

Cadastro: 20/05/2010

Nível 1

Mensagem publicada em 03/06/2010 22:07
Ps2, Xbox e game cube são outros ótimos consoles, mas nem quero contar a ruma de lixo que cada um deles tem de jogo
Assinatura
PS2 Slim na luta ainda
Super Nintendo só sai da caixa pra jogar Super Mário e Top Gear 2
Nintendo 64 só pra jogar Legend of Zelda e GoldenEye

PS3 Slim 320 GB PSN ID: Renan_19

PS3TROPHIES
PlayFire
Twitter :)
Last.FM

Debulhador

Cadastro: 09/12/2002

Nível 3

Mensagem publicada em 04/06/2010 15:22
Acho que as pessoas que fazem listas de melhores jogos, acabam citando alguns títulos mais por obrigação ao invés do jogo ser bom de verdade. O pessoal acaba deixando outros jogos de fora da lista, não porque são ruins, mas sim por medo de represárias.

Pegarei com exemplo Super Mario Bros do Nes.

Ele acaba entrando em listas de melhores jogos, por ter sido o primeiro jogo do Mario, onde você vai passando de fases ao invés de ter que ficar salvando a princesa do Donkey Kong.
Porém, acho que todo mundo aqui concorda, que Super Mario Bros. 3 é muito mais jogo. Pegou todos os elementos do primeiro e adicionou muita coisa, tornando-se um jogo memorável.
Todo mundo que conheço, acaba joagando muito mais o Super Mario 3 do que o primeiro.

O mesmo vale para Streets of Rage. Todos os jogos da série são bons. Mas se eu fosse fazer um top 10, só adicionaria o 2. O primeiro é muito limitado se comparado ao segundo. Mas acabam citando o Streets of Rage 1, por ter estreado a série nos videogames.
Exemplo de jogo que deveria estar no top 10 do Mega Drive e que é um dos melhores jogos do console:Toe Jam & Earl.
Assinatura
Vendo Jogos PS3
http://forum.jogos.uol.com.br/frete-gratis-vendo-bayonetta-mass-effect-2-brutal-legend-vanquish-ps3-fotos_t_2388277

Vendo PSP com 8 jogos originais.

http://forum.jogos.uol.com.br/vendo-psp-2001-usado-com-8-jogos-originais-fotos_t_2489494

Tópico de recomendações: http://forum.jogos.uol.com.br/_t_2361983

alohawell

Cadastro: 22/06/2007

Nível 1

Mensagem publicada em 04/06/2010 15:53
Debulhador
Acho que as pessoas que fazem listas de melhores jogos, acabam citando alguns títulos mais por obrigação ao invés do jogo ser bom de verdade. O pessoal acaba deixando outros jogos de fora da lista, não porque são ruins, mas sim por medo de represárias.

Ele acaba entrando em listas de melhores jogos, por ter sido o primeiro jogo do Mario, onde você vai passando de fases ao invés de ter que ficar salvando a princesa do Donkey Kong.
Porém, acho que todo mundo aqui concorda, que Super Mario Bros. 3 é muito mais jogo. Pegou todos os elementos do primeiro e adicionou muita coisa, tornando-se um jogo memorável.
Todo mundo que conheço, acaba joagando muito mais o Super Mario 3 do que o primeiro.

O mesmo vale para Streets of Rage. Todos os jogos da série são bons. Mas se eu fosse fazer um top 10, só adicionaria o 2. O primeiro é muito limitado se comparado ao segundo. Mas acabam citando o Streets of Rage 1, por ter estreado a série nos videogames.
Exemplo de jogo que deveria estar no top 10 do Mega Drive e que é um dos melhores jogos do console:Toe Jam & Earl.

super mario 3 >>> super mario

final fight 2 >>> final fight

Streets of rage 2 >>> streets of Rage

isso é mais do que conhecido..
+ o povo comenta mesmo é do que iniciou a franquia, e nao do que foi melhor..

tirando o street fighter

Assinatura
RETROGAMESBRASIL

PSNID: alohawell

Minhas recomendações:
Fórum UOL
LISTA OURO

Sega_Forever

Cadastro: 11/05/2010

Nível 1

Mensagem publicada em 04/06/2010 16:07
Debulhador

belas palavras positivado!

mas por incrivel q pareça eu preferio o ToeJam&Earl 2 do que o primeiro, gostei demais da nova jogabilidade.
  • Novo tópico
Páginas:  1  2   3   4   | primeira | anterior | próxima | última