Onde estou?  Fórum UOL Jogos > Vestibular
  •  
Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
01/04/2010 20:34

[UFABC] Universidade Federal do ABC - Tópico Oficial

• Novo tópico
Páginas:  1  2   3   4   ...  1440   1441   1442   | primeira | anterior | próxima | última

Freud Krugger

Cadastro: 01/04/2010

Nível 1

A Federal

"Tudo começou no início de 2006, da 'estaca zero', quando se reunia a primeira equipe dirigente num predinho às margens do Tamanduateí, em terreno do antigo almoxarifado da Prefeitura Municipal de Santo André, cedido para construir um 'campus vertical', com três grande torres, de acordo com projeto arquitetônico contemplado em concurso nacional. O primeiro reitor pro tempore era o engenheiro elétrico Hermano Tavares, com a experiência de ex-reitor da Unicamp e capacidade de atrair antigos colegas do sistema paulista (ITA, Unicamp, USP) para a aventura de construção de uma universidade de base tecnológica, de estrutura e perspectiva interdisciplinares, respondendo com qualidade às demandas contemporâneas de acesso ao ensino superior.
O projeto para uma 'universidade do século 21' havia sido elaborado durante o ano de 2005 por um grupo ilustre de colegas, sob a inspiração de Luiz Bevilacqua, profissional e pesquisador pioneiro na implantação dos cursos de pós-graduação nas áreas de engenharia na UFRJ. A ideia mestra girava em torno da criação de uma universidade de ciência e tecnologia, de uma nova alternativa para o País, com um bacharelado único, com forte base conceitual, que constituísse uma porta de entrada para um amplo conjunto de opções profissionais."

Os Cursos

A UFABC conta com os seguintes cursos "iniciais", que seriam o ciclo básico que todo aluno tem que passar, são eles:

Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T
Bacharelado em Ciências e Humanidades - BC&H

O Bacharelado em Ciência e Tecnologia, porta de entrada para as Engenharias

O "BCT" tem a duração de 3 anos em média, com as seguintes opções de pós-BCT:

Engenharias

Ambiental e Urbana
Aeroespacial
Biomédica
Energia
Gestão
Materiais
Informação
Instrumentação, Automação e Robótica

Bacharelados

Ciências Biológicas
Ciência da Computação
Física
Matemática
Química
Neurociência

Licenciaturas

Ciências Biológicas
Física
Matemática
Química

O Bacharelado em Ciências e Humanidades , da Filosofia às Ciências Econômicas

Bacharelados

Filosofia
Ciências Econômicas
Políticas Públicas

Licenciaturas

Filosofia

Campus

A UFABC conta com 2 Campus em construção, um em Santo André e outro em São Bernardo do Campo, o primeiro já está em sua fase final.

SANTO ANDRÉ

Santo André

CAMPUS - SANTO ANDRÉ

Área do Terreno: 77.443,90m²

Área Construída Total: 96.409,03m²

BLOCO A - EDIFÍCIO ADMINISTRATIVO E ACADÊMICO

Área Construída: 39.426,07 m² 1º, 2º e 3º pavimentos

Reitoria e Salas de Aula.

Prédio 1 - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (10 andares).

Prédio 2 - Centro de Matemática, Computação e Cognição (8 andares).

Prédio 3 - Centro de Ciências Naturais e Humanas (9 andares).

BLOCO B - EDIFÍCIO ACADÊMICO (11 andares)

Área Construída: 13.985,32 m²

Salas de Aula; Salas de Docentes e Laboratórios de Pesquisa e Ensino.

BLOCO C - CENTRO CULTURAL

Área Construída: 9.738,11 m²

Auditórios; Teatro e Biblioteca.

BLOCO D - RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

Área Construída: 1.725,25 m²

Matadouro restaurado com reconversão de uso.

BLOCO E - CONJUNTO ESPORTIVO

Área Construída: 3.652,89 m²

Quadras, Piscinas e Ginásio Poliesportivo Coberto.

BLOCO F - TORRE DO RELÓGIO

Área Construída: 1.126,45 m²

Relógio, Mirante (76 m) e Reservatório de água.

Autor do projeto

Libeskindllovet Arquitetos S/S Ltda. (concurso realizado em dezembro de 2005).

Responsável pela Obra

Construtora Augusto Velloso S.A.

SÃO BERNARDO

Descrição: http://www.ufabc.edu.br/images/stories/administracao/campussaobernardo/descricao-campus-sbc-1.pdf

UFABC: Impacto médio 7% acima da média mundial

A Universidade Federal do ABC é a única federal do país a ter no seu quadro de docentes 100% de professores com o título de Doutor, além de contar hoje com uma das mais modernas infraestruturas para pesquisa existente no Brasil, condição que fez a Universidade obter algumas coisas para se orgulhar:

-Em apenas 3 anos de funcionamento a UFABC foi projetada no primeiro time de universidades brasileiras na área de nanotecnologia pelo edital de bolsistas em produtividade em pesquisa do CNPq, o concurso mais concorrido do país

-A universidade tem em seu quadro de docentes professores vencedores do Prêmio Capes de Melhor Tese, pesquisadores agraciados com a Comenda e com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, membros da Academia Brasileira de Ciências, entre outros representantes de algumas das mais prestigiosas organizações científicas nacionais

-A alta capacitação do corpo docente da universidade também fez com que em março de 2007 a CAPES aprovasse 10 dos 11 pedidos que UFABC fez para a autorização de abertura de cursos de pós-graduação Stricto sensu (Mestrado e Doutorado), um recorde entre todas as universidade brasileiras uma vez que a CAPES aprova, em média, apenas um terço dos pedidos a ela encaminhados e nunca antes tinha aprovado de uma só vez a abertura de tantos cursos de pós-graduação em uma mesma instituição.

-Já em 2009, a UFABC foi a 3ª demandante de novos projetos de pesquisa junto à FAPESP, atrás apenas da USP e da Unicamp e à frente de todas as outras instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo

-A UFABC também participa hoje de diversos projetos de pesquisa importantes no mundo, entre eles, pode-se destacar a presença da universidade no maior projeto científico de todos os tempos, o Grande Colisor de Hádrons (LHC) da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN)

-Segundo o ranking mundial da Scimago Institutions Rankings (SIR), a UFABC aparece como a única Universidade do país a estar acima da média, com palavras do próprio reitor:

"O NI da UFABC é 1,07, o que significa que o nosso impacto médio está 7% acima da média mundial...Os números acima sugerem fortemente que a UFABC desponta como a melhor Universidade brasileira em termos do impacto médio da sua produção científica, sendo inclusive a única que se situa acima da média mundial neste quesito".

Além das pesquisas internas, durante a graduação o aluno tem a oportunidade de participar em diversas IC's, além de outros projetos para competições como o Aerodesign, o Baja e o Grupo de Foguetes.

A UFABC é uma das únicas universidades públicas a possuir bolsas acumulativas, ou seja, o aluno pode sair ganhando quase mil reais por mês, isso só com as bolsas.

O método de seleção: o curso mais procurado do SISU

A UFABC tem como único meio de entrada o processo seletivo via ENEM, sendo adotado em 100%.

O Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BC&T) da UFABC manteve a liderança conquistada no ano passado. Ao todo, 17.829 estudantes inscreveram-se para pleitear uma vaga no curso.

O BC&T oferecido na unidade sede da universidade em Santo André foi a opção de 12.971 candidatos. As 200 vagas para o mesmo curso na unidade de São Bernardo do Campo foram disputadas por 4.858 estudantes.

A outra porta de entrada na UFABC - o ingresso via BC&H (Bacharelado em Ciências & Humanidades) - abriu 200 vagas no processo seletivo deste ano e foi procurada por 3759 candidatos.

O Projeto de Ensino

Notícias da Federal

Curso mais procurado do SiSU reúne engenharia, computação e até cinema

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/02/curso-mais-procurado-do-sisu-reune-engenharia-computacao-e-ate-cinema.html

Workshop sobre interdisciplinaridade abre agenda de eventos comemorativos da UFABC

As comemorações dos cinco anos do projeto pedagógico da UFABC começam nesta quinta-feira (17) com o workshop Excelência na atuação interdisciplinar. O evento é uma oportunidade para os novos professores e alunos entrarem em contato com o projeto pedagógico da universidade, totalmente baseado na interdisciplinaridade.

Participarão do encontro o Prof. Dr. Gustavo Dalpian (UFABC), reitor Helio Waldman (UFABC), Prof. Dr. Luiz Bevilacqua (UFRJ), Prof. Dr. Naomar de Almeida Filho (UFBA) e Prof. Dr. Augusto Cesar Noronha Galeão (LNCC).

O workshop acontecerá às 14 horas, no auditório 108, Bloco A do Campus Santo André.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
16/02/2010

_pegaso_
TRAGO BOAS NOVAS AMIKOS

quase que eu não vou na aula de intro a eng por influencia do sr freud, mas valeu muito a pena, lá fiquei sabendo de uns troços que muito interessa a todos

O professor nos falou sobre como anda o CREA e a UFABC, pelo que ele disse a Universidade está fazendo tudo com equivalencia e as respostas do CREA foram muito positivas, ele disse que a gente por exemplo vai sair formado em Eng.Aeroespacial, vai ter esse nome no diploma e tudo, mas no registro do CREA vai ter Engenheiro Aeronáutico + especialidades, no caso de Aeroespacial.

Ou seja, vão converter tudo, Energia em Elétrica, Gestão em Produção etc, mas a gente não vai perder nada do que fez a mais, vai estar no registro lá. Engenharia Ambiental e Urbana ele me disse que deve sair como Ambiental, mas ele acredita q vai ter licenca pra fazer construções e tal no ramo civil.

Ele também disse que ninguém tá tendo dificuldade pra pegar a ENG que quer no começo pq tem poucos formados e acha que vai durar um bom tempo isso.

Outra coisa r0x é o convênio com uma * universidade da Suécia que o professor de Aeronáutica tava falando, Instituto de tecnologia r0xxxxxxxxxx ao cubo, ele mostrou uns projetos deles lá, Aerodesign A JATO ** TENSO TENSO e outros carros fodas demais que eles criaram, quarta é a reunião pra fechar tudo, tanto que ele nem vai dar aula.

Tamo indo no rumo certo

Estudantes do fórum

VISITANTES SE CADASTREM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

***********Tópico feito pelo usuário _pegaso_

Mensagem editada pelo usuário Freud Krugger em 18/05/2012 21:29.

Freud Krugger

Nível 1

Mensagem publicada em 01/04/2010 20:37
~~ Reservado

VazGamer II

Nível 1

Mensagem publicada em 01/04/2010 21:05
boa
Assinatura
Aí sim heim

R.I.P - Vaz.Gamer (03/08/2009 - 01/04/2010)

Vike

Cadastro: 20/07/2007

Nível 2

Mensagem publicada em 01/04/2010 21:16
Tipo, nesse curso vc depois escolhe uma graduação de exatas (engenharias e etc)?
Assinatura
*ACABE COM OS CLONES DO NOTÍCIAS
*siga as regrinhas abaixo e DENUNCIE OS ABUSOS:

Denunciar conteudo > Quebra de regras,criticas e sugestões > Assunto: conteúdo fora do contexto do grupo.

"Preencha os dados, não esquecendo o nome do usuario denunciado e link do post abusivo"

e pronto!

Freud Krugger

Nível 1

Mensagem publicada em 01/04/2010 21:22
Vike
Tipo, nesse curso vc depois escolhe uma graduação de exatas (engenharias e etc)?

Exato, durante o BCT tu tem que fazer 190 créditos(três anos), sendo que 90 desses créditos são obrigatórios, os outros 100 créditos são optativos, ou seja, tu já começa a pegar as matérias do teu curso.

Mensagem editada pelo usuário Freud Krugger em 01/04/2010 21:22.

Vike

Nível 2

Mensagem publicada em 01/04/2010 21:23
Freud Krugger
Vike

Exato, durante o BCT tu tem que fazer 190 créditos(três anos), sendo que 90 desses créditos são obrigatórios, os outros 100 créditos são optativos, ou seja, tu já começa a pegar as matérias do teu curso.
Ah, e ai tem Ciencias Biológicas e Tecnologia e Ciencias Humanas e Tecnologia?
Assinatura

Denunciar conteudo > Quebra de regras,criticas e sugestões > Assunto: conteúdo fora do contexto do grupo.

"Preencha os dados, não esquecendo o nome do usuario denunciado e link do post abusivo"

e pronto!

Freud Krugger

Nível 1

Mensagem publicada em 01/04/2010 21:30
Vike
Freud Krugger
Vike

Ah, e ai tem Ciencias Biológicas e Tecnologia e Ciencias Humanas e Tecnologia?

Sim, ciêncas biológicas é uma ramificação do bc&t, e existe o curso de bacharelado em ciências e humanidades no campus de são bernardo do campo.

MeninoProdigio

Cadastro: 05/01/2008

Nível 3

Mensagem publicada em 01/04/2010 22:25
É um tópico que promete, vou acompanhá-lo! Boa iniciativa!

Moren0x

Cadastro: 21/06/2008

Nível 1

Mensagem publicada em 01/04/2010 23:38
Ótimo tópico!

aliás, algum aluno da UFABC para acompanhar aqui?
Assinatura
today was a good day.

Planícies Residuais
Um autógrafo para o Moren0x!
Um user de bom gosto musical.

Freud Krugger

Nível 1

Mensagem publicada em 01/04/2010 23:44
Moren0x
Ótimo tópico!

EU MANOLO ;

e o pegaso tbm é bixo de lá.

Mensagem editada pelo usuário Freud Krugger em 01/04/2010 23:44.

Vike

Nível 2

Mensagem publicada em 01/04/2010 23:46
Sem Med

Mas eu acho interessante essa metodologia, bem interessante.

Só por curiosidade, poderia me falar as especialidade de humanas? Se quiser mande link pra não disivirtuar muito o seu tópico.

Mensagem editada pelo usuário Vike em 01/04/2010 23:48.
Assinatura

e pronto!

Moren0x

Nível 1

Mensagem publicada em 01/04/2010 23:52
Freud Krugger
Moren0x
Ótimo tópico!

EU MANOLO ;

conte-me mais, manolo, conte tudo, sério.
ufabc pode ser minha saída pro caos que se encontra minha vida

faz o que lá? ela realmente é boa? o projeto é bom?

Assinatura
today was a good day.

Planícies Residuais

Freud Krugger

Nível 1

Mensagem publicada em 02/04/2010 00:11
Moren0x
Freud Krugger
Moren0x
Ótimo tópico!

EU MANOLO ;

conte-me mais, manolo, conte tudo, sério.
ufabc pode ser minha saída pro caos que se encontra minha vida

faz o que lá? ela realmente é boa? o projeto é bom?

Então mano, eu to namorando ela desde o começo do ano passado, sim, ela é foda, e o projeto é maravilhoso, o enfoque da universidade é pesquisa de ponta, tanto que, TODOS os professores são doutores(é a unica assim no pais), além de que, apesar de novissima ja tem participação no lhc ;O

Ainda vou por mais infos no tpc, só não coloquei agora pq tô com preguiça haha..

Mas seguinte, se tu quer fazer uma faculdade com uma * qualidade, tenta lá, e a melhor noticia é que ta sussegadissimo de entrar.

Scepter

Cadastro: 18/02/2006

Nível 4

Mensagem publicada em 02/04/2010 00:19
Preferi nao arriscar meu futuro aí, apesar de ter passado.
Assinatura
Empty.

Efort

Cadastro: 14/01/2010

Nível 0

Mensagem publicada em 02/04/2010 02:19
Coloque os pontos negativos também né! Meu amigo falou que os campus não estão construídos completamente...
Pode até ser uma universidade promissora, mas quem tá aí é porque não passou nas grandes de SP e isso pode causar muitas desistências, diminuindo o crescimento da faculdade.
Uma dúvida: não fica difícil arrumar estágio com esse projeto pedagógico ai?

Moren0x

Nível 1

Mensagem publicada em 02/04/2010 02:23
Efort
Coloque os pontos negativos também né! Meu amigo falou que os campus não estão construídos completamente...
Pode até ser uma universidade promissora, mas quem tá aí é porque não passou nas grandes de SP e isso pode causar muitas desistências, diminuindo o crescimento da faculdade.

depois respondo o post do Krugger

sobre o seu: creio que não, cara. Estágio normalmente se faz no penúltimo ou último ano de graduação - ou seja, quando você estiver começando ou no meio da pós-graduação (no caso das faculs que adotam esse sistema).

Nas tradicionais não é diferente, por exemplo em engenharia: as turmas só começam a ver a matéria do curso a partir do 3º ano.
Assinatura
today was a good day.

Planícies Residuais

MeninoProdigio

Cadastro: 05/01/2008

Nível 3

Mensagem publicada em 02/04/2010 09:29
Moren0x
Efort

depois respondo o post do Krugger

sobre o seu: creio que não, cara. Estágio normalmente se faz no penúltimo ou último ano de graduação - ou seja, quando você estiver começando ou no meio da pós-graduação (no caso das faculs que adotam esse sistema).

Nas tradicionais não é diferente, por exemplo em engenharia: as turmas só começam a ver a matéria do curso a partir do 3º ano.

Eu acho a ideia de ter uma formação básica bem interessante, mas uma coisa que me preocupa seriamente no caso de engenharia, por exemplo, é a base.

Nos cursos de engenharia normalmente os dois primeiros anos são básicos, iguais pra todas engenharias, mas longe de serem simples, é uma carga alta de física, cálculo e outras matérias relacionadas. E a carga de engenharia costuma ser bem alta até pelo menos o quarto ano, então é difícil que se dê toda a base de engenharia em menos de 5 anos.

Alguém algum link pras matérias oferecidas na UFABC?

Freud Krugger

Nível 1

Mensagem publicada em 02/04/2010 11:56
Efort

colocarei, ainda não terminei o tpc ;B
Só se pode fazer estágio se o aluno tiver 100 créditos e um CR(pesquisarei depois) por a faculdade ter apenas 3 anos ainda são poucos os alunos estagiando, maaas, pelo que me falam não é dificil não D:
Então, a evasão vem cada ano diminuindo, no primeiro ano foi quase 50% . , e no ultimo ano chegou apenas a 16%, realmente ainda é um indice alto, mas até aceitavel por ser uma universidade nova em todos os sentidos.
Sim, as obras ainda não estão prontas, o bloco B ja foi entregue, e há a previsão de entrega do bloco A(principal prédio das engenharias) pra maio

@menino prodigio
Então cara, na formação básica comum a todos os cursos tem exatas num nivel BEM pesado D:

http://prograd.ufabc.edu.br/images/pdf/27_01_10_projeto_pedagogico_engenharias.pdf Olhe na pagina 31 e nas próximas, vai dar pra tu ter uma noção.

Btw, ainda tem mt coisa pra por no tópico, e esse forum bugado não ajuda .

Mensagem editada pelo usuário Freud Krugger em 02/04/2010 11:57.

Efort

Cadastro: 14/01/2010

Nível 0

Mensagem publicada em 02/04/2010 12:22
Freud Krugger
Efort

colocarei, ainda não terminei o tpc ;B
Só se pode fazer estágio se o aluno tiver 100 créditos e um CR(pesquisarei depois) por a faculdade ter apenas 3 anos ainda são poucos os alunos estagiando, maaas, pelo que me falam não é dificil não D:
Então, a evasão vem cada ano diminuindo, no primeiro ano foi quase 50% . , e no ultimo ano chegou apenas a 16%, realmente ainda é um indice alto, mas até aceitavel por ser uma universidade nova em todos os sentidos.
Sim, as obras ainda não estão prontas, o bloco B ja foi entregue, e há a previsão de entrega do bloco A(principal prédio das engenharias) pra maio

@menino prodigio
Então cara, na formação básica comum a todos os cursos tem exatas num nivel BEM pesado D:

http://prograd.ufabc.edu.br/images/pdf/27_01_10_projeto_pedagogico_engenharias.pdf Olhe na pagina 31 e nas próximas, vai dar pra tu ter uma noção.

Btw, ainda tem mt coisa pra por no tópico, e esse forum bugado não ajuda .

Maneiro.
Boa sorte e faça a federal crescer! Talvez nos encontramos um dia nas Engenharíadas ou qualquer parada do tipo se a UFABC começar a participar.

_pegaso_

Cadastro: 14/11/2004

Nível 5

Mensagem publicada em 02/04/2010 12:47
Bixo da ufabc com orgulho

Eu tava na ufvjm, que também tem o bct, mas acabei sendo chamado agora nessa última chamada, fui lá, tirei algumas fotos e filmei, depois posto aqui.

Quem mais estuda lá além de nós dois? Coloca uma lista aí dos alunos...e parabéns pelo ótimo tópico.
Assinatura
Skide1

Mas entao o viadinho anônimo nao vai logar na conta original?

É o retardado amigo fura olho q pega mina dos outros e na verdade é o maior trouxa bazingueiro do lixo de carapicuiba?

É o autista estranho idiota que fala um monte de * aleotoria e se acha fora da realidade? Cuidado q ele pode explodir tudo pq é árabe

É o otário q parece um deformado com o esterno pra fora e andar todo encolhido igual um mongol?
Mostra a cara ae cara, ta com medo do q
  • Novo tópico
Páginas:  1  2   3   4   ...  1440   1441   1442   | primeira | anterior | próxima | última