Busque no forum:

Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
11/02/2015 18:50

[Tutorial] Conservar sua coleção (caixas de consoles)

Páginas:  1  | primeira | anterior | próxima | última

henrique.mg.bh

Cadastro: 26/02/2014

Nível 1

Como prometido estou fazendo um tutorial de como manter conservadas as caixas de consoles. Antes de prosseguir, as dicas são para COLECIONADORES, caso você não seja, respeite o próximo.

A primeira coisa que quero ressaltar é que um material depois de danificado dificilmente terá seus danos revertidos, aqui darei apenas algumas dicas de como conservar as caixas.

As dicas que estou postando aqui foram aprendidas por mim em conversa com uma restauradora de livros da biblioteca de minha Universidade, portanto tentei adaptar conservação de livros para conservação de caixas de consoles.

Alguns reparos
Os rasgados nas caixas ocorrem devido ao mal uso da caixa. Ocorre por diversos motivos:
    Quando o console é inserido na caixa sem a devida proteção (isopor ou berço de papelão); Quando algo pesado é colocado dentro da caixa, pois faz pressão nas abas; Abrir a caixa sem cuidados.

O ideal é colocar o mínimo possível dentro da caixa. Eu por exemplo, guardo dentro da caixa apenas o console (tenho outra caixa só para meus controles e cabos).

O isopor ou berço da caixa também permitem que o mesmo não fique escorregando dentro da caixa e a danifique ainda mais. Caso tenha uma caixa sem isopor, improvise, eu utilizo de isopores cortados (material neutro) para evitar que o conteúdo fique solto dentro da caixa.

http://i.imgur.com/3CL8HF6.jpg
Não aconselho passar durex para colar laterais danificadas. Durex é um material que depois de algum tempo, danifica a caixa ao ser removido. Caso as laterais estejam com orelhas, aconselho passar cola entre a arte e o papelão.

http://i.imgur.com/PDTpc7Q.jpg
Caso alguma das tampas não esteja mais fechando, uma solução seria cortar uma tira de papel kraft e colar a tampa solta internamente com durex e o papel kraft, assim a gambiarra não ficará visível. Porém, obviamente você não conseguirá abrir mais a tampa.

Conservação
Neste curto tempo que coleciono consoles, já pude perceber alguns problemas:

Perda de cor da arte da caixa; Traças; Caixas amassadas.

Para evitar a perda de cor, é importante guardar o console em local onde não bata sol, pois o sol irá apagar as cores do console rapidamente. Evite também de colocar a caixa em locais húmidos para não amolece-la.

Em relação às traças, graças a Deus nunca tive em minha casa, mas já comprei itens que vieram com traças, portanto pesquisei como combater a praga. Primeiramente, mantenha o local sempre limpo e seco, pois traças adoram locais húmidos. Traças também odeiam cravos, pimenta do reino e canfora, portanto, outra forma de evita-las é colocando saches (saquinhos) com algum desses itens dentro, lembrando que todos dão cheiro.

http://i.imgur.com/7s4VzPT.jpg
No pior das hipóteses, caso as traças apareçam, me disseram que elas não sobrevivem às temperaturas muito baixas. Nunca testei, mas me sugeriram colocar a caixa no freezer caso elas apareçam.

Por fim, para evitar que suas caixas se amassem é simples, nunca coloque nada pesado em cima delas e evite de espremê-las em um canto.

Como guardar
Primeiramente, é importante escolher onde guardar. Escolha sempre locais secos, bem ventilados, onde não bata luz do sol. Mantenha o local sempre limpo.

http://i.imgur.com/vEZjM5G.jpg Obs: Primeiramente, peço-lhes desculpas, mas como não consigo postar imagens, coloquei os links delas.

A caixa quando está exposta em uma prateleira, não precisa de proteção, mas a maioria das pessoas guarda suas caixas em armários, como eu faço. Um erro é revestir a caixa com plástico filme, principalmente se a caixa ficar toda vedada, isso vai deixar sua caixa húmida e o material do plástico filme com o tempo pode tirar as cores de sua caixa.

Ao invés de revestir com plástico filme, recomendo utilizar material neutro, no meu caso usei papel kraft. Faça uma capa para proteger a caixa, deixando as laterais livre, pois assim elas ficam bem ventiladas e a caixa fica protegida do mesmo jeito

http://i.imgur.com/WGe8u2q.jpg
Por fim, evite desmontar sua caixa para guardá-la, pois senão ela deixará de ficar firme.

http://i.imgur.com/y8r6OsY.jpg
Bem, essas são algumas dicas para conservar suas caixas. Espero que ajude e caso alguém tenha algum questionamento ou sugestão, manda aí para acrescentar o tutorial.

JJ_Fla12

Cadastro: 16/07/2011

Nível 5

Mensagem publicada em 11/02/2015 19:18
Parabéns pelo tópico!

Tenho um amontoado de jogos e não considero coleção. Nem me preocupo MUITO em cuidar dos jogos.

Já apareceu algumas traças nas minhas revistas antigas, mas foi pq eu abandonei em cômodo da casa q ninguém circulava. E sempre bom fazer uma limpeza semanal pra evitar problemas.
Assinatura
Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras.
Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes.
Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos.
Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores.
Mantenha seus valores positivos, porque seus valores ...
Tornam-se seu destino."

mahatma gandhi

DemitryEx

Cadastro: 30/08/2013

Nível 2

Mensagem publicada em 11/02/2015 20:23
Pequena dica pra quem tem consoles portateis, se tiver o conteudo que a caixa veio ( a caixa do meu ds tem tudo o que veio nela ) coloque a caixa em gavetas e sempre no fundo, aplicando um peso leve em cima para ''fechar''

Se for apenas uma caixa, coloque algo que preencha seu espaço por completo, vamos citar uma caixa menor ou até carregador de pilhas, balança o peso e coloque algo por cima, só que mas leve, a caixa do meu ds ta inteira faz 5 anos
Assinatura
Gamertag: DoubleDust7498

360, PSP, DS, N64, PS1, 3DSXL, XBOX CLASSICO

Jogos Favoritos por plataforma : Forza Horizon, 3rd Birthday, Elite Beat Agents, GoldenEye 007, Monster Hunter 4, Conker Live and Reloaded

Jogos Raros em minha coleção : Crash Bandicoot 1 ( Mídia original ) , Conker Bad Fur Day

Grand Theft Auto Vice City Stories 4Ever <3

henrique.mg.bh

Nível 1

Mensagem publicada em 11/02/2015 22:22
JJ_Fla12
Parabéns pelo tópico!

Tenho um amontoado de jogos e não considero coleção. Nem me preocupo MUITO em cuidar dos jogos.

Já apareceu algumas traças nas minhas revistas antigas, mas foi pq eu abandonei em cômodo da casa q ninguém circulava. E sempre bom fazer uma limpeza semanal pra evitar problemas.

Eu ainda tenho algumas ação games da época do máster system, mas não cuido muito bem delas, hehe. Pretendo ser mais cuidadoso com meus jogos, mas ainda tenho pouco espaço.

Hurley.

Cadastro: 14/09/2004

Nível 4

Mensagem publicada em 11/02/2015 22:33
Bom tópico.

Meus jogos ficam no nicho da parede e os consoles dentro das caixas embaixo do armário do meu quarto.

Mas as dicas são muito boas.

Vou subir o tutorial no índice.

5 estrelas.
Assinatura

Relembre o melhor programa de games do Brasil: STARGAME

henrique.mg.bh

Nível 1

Mensagem publicada em 13/02/2015 19:26
*HURLEY*
Bom tópico.

Meus jogos ficam no nicho da parede e os consoles dentro das caixas embaixo do armário do meu quarto.

5 estrelas.

Valeu Hurley! O ruim de ficar debaixo do armário é que lá entra mais poeira e sem proteção as caixas desgastam rápido. Mas não ter espaço para guardar os consoles é osso!

FabioRosendo

Cadastro: 08/04/2011

Nível 1

Mensagem publicada em 13/02/2015 21:36
Lembrei que preciso conseguir uma Caixa pro meu Genesis (Mega Drive Americano).
O Genesis e o 3DO são os unicos consoles que não tenho a caixa.
.
É triste vê-los assim, é como um cidadão desabrigado na rua sem casa própria.
Assinatura
.
http://www.mobygames.com/images/shots/l/37638-mickey-mania-genesis-screenshot-continue.gif

Hurley.

Cadastro: 14/09/2004

Nível 4

Mensagem publicada em 13/02/2015 21:46
henrique.mg.bh
*HURLEY*
Bom tópico.

5 estrelas.

Valeu Hurley! O ruim de ficar debaixo do armário é que lá entra mais poeira e sem proteção as caixas desgastam rápido. Mas não ter espaço para guardar os consoles é osso!

Pega pó embaixo do armário, mas não chega a ser tanto assim.

Se eu não deixar lá tenho apenas a opção do maleiro do meu guarda-roupas embutido.

Prefiro onde está pois o acesso é bem mais fácil.
Assinatura

Relembre o melhor programa de games do Brasil: STARGAME

Tetaobom

Cadastro: 25/03/2002

Nível 3

Mensagem publicada em 18/02/2015 10:25
Belo tópico. Meu armário atende a quase todas dicas.

Parabéns ao autor!

Mensagem editada pelo usuário Tetaobom em 18/02/2015 10:45.
Assinatura

PSN: Demetriusmendes Live: Demetriusmendes Steam: Demetriusmendes

Dactar Master 2x SegaCD 2x 2x 2x 2x WiiU Xbox One
MD Play 2x 2x

MÍDIA
Sony HX855 46" e Samsung P2370 23" + CMaster K350 / Corsair TX750 / Asus P8B75M-LX / Intel I5 3330 / Corsair 2x4GB DDR3 1600 / Sapphire HD7870 EOC
.

paim

Cadastro: 22/07/2005

Nível 4

Mensagem publicada em 18/02/2015 18:55
Só marcando
Assinatura
psnid: zebrabr
gametarg : PaimBR

henrique.mg.bh

Nível 1

Mensagem publicada em 19/02/2015 12:40
Tetaobom
Belo tópico. Meu armário atende a quase todas dicas.

Parabéns ao autor!

paim
Só marcando

Valeu galera!

Arthur collector1

Cadastro: 29/10/2007

Nível 1

Mensagem publicada em 21/02/2015 15:05
Esqueceu do mofo

Quem coleciona TEM q ter anti mofo, de preferencia sterilair

PS: tem alguns usados no mercado livre

Já tive problemas com traças, perdi algumas caixas mas graças a deus eram caixas sobressalentes, tive a maravilhosa ideia de colocar essas caixas no inicio da pilha e portanto só elas foram afetadas mas se n tivesse visto a tpo estaria chorando até hoje pois iam comer tudo. Uma delas ficou totalmente sem o papelão, até isopor foi comido, negócio brabo mesmo
Assinatura
Colecionador de games desde 1995
aprox. 110 sistemas completos
aprox. 2000 jogos completos
aprox. 0 minigames do Paraguai

Iscurrega

Cadastro: 21/04/2005

Nível 4

Mensagem publicada em 24/02/2015 22:12
Arthur collector1
Esqueceu do mofo

Quem coleciona TEM q ter anti mofo, de preferencia sterilair

PS: tem alguns usados no mercado livre

Já tive problemas com traças, perdi algumas caixas mas graças a deus eram caixas sobressalentes, tive a maravilhosa ideia de colocar essas caixas no inicio da pilha e portanto só elas foram afetadas mas se n tivesse visto a tpo estaria chorando até hoje pois iam comer tudo. Uma delas ficou totalmente sem o papelão, até isopor foi comido, negócio brabo mesmo

Traça e cupim são uns bichos do inferno pra quem tem coisa antiga, *
Assinatura
Salve o XV de Novembro!
Glorioso Esquadrão!

Fabricio Angelo

Cadastro: 25/01/2013

Nível 3

Mensagem publicada em 15/12/2016 11:44
Pessoal, alguém usa saquinhos em cartuchos loose?Estou querendo comprar para embalar meus cartuchos loose, e os DVD's.
Assinatura
+ + + + + + + + + PS4pro+PSvita+XoneS
Panela dos Amantes das Duas Rodas - Porque só queremos acelerar, sentir a liberdade e o vento no rosto

Metas 2017:( )40 de Braço/12%BF (x)Voltar a estudar para concurso ( )Arrumar outro emprego

Iscurrega

Cadastro: 21/04/2005

Nível 4

Mensagem publicada em 19/12/2016 19:45
henrique.mg.bh
Como prometido estou fazendo um tutorial de como manter conservadas as caixas de consoles. Antes de prosseguir, as dicas são para COLECIONADORES, caso você não seja, respeite o próximo.

A primeira coisa que quero ressaltar é que um material depois de danificado dificilmente terá seus danos revertidos, aqui darei apenas algumas dicas de como conservar as caixas.

As dicas que estou postando aqui foram aprendidas por mim em conversa com uma restauradora de livros da biblioteca de minha Universidade, portanto tentei adaptar conservação de livros para conservação de caixas de consoles.

Alguns reparos
Os rasgados nas caixas ocorrem devido ao mal uso da caixa. Ocorre por diversos motivos:
    Quando o console é inserido na caixa sem a devida proteção (isopor ou berço de papelão); Quando algo pesado é colocado dentro da caixa, pois faz pressão nas abas; Abrir a caixa sem cuidados.

O ideal é colocar o mínimo possível dentro da caixa. Eu por exemplo, guardo dentro da caixa apenas o console (tenho outra caixa só para meus controles e cabos).

O isopor ou berço da caixa também permitem que o mesmo não fique escorregando dentro da caixa e a danifique ainda mais. Caso tenha uma caixa sem isopor, improvise, eu utilizo de isopores cortados (material neutro) para evitar que o conteúdo fique solto dentro da caixa.

Não aconselho passar durex para colar laterais danificadas. Durex é um material que depois de algum tempo, danifica a caixa ao ser removido. Caso as laterais estejam com orelhas, aconselho passar cola entre a arte e o papelão.

Caso alguma das tampas não esteja mais fechando, uma solução seria cortar uma tira de papel kraft e colar a tampa solta internamente com durex e o papel kraft, assim a gambiarra não ficará visível. Porém, obviamente você não conseguirá abrir mais a tampa.

Conservação
Neste curto tempo que coleciono consoles, já pude perceber alguns problemas:

Perda de cor da arte da caixa; Traças; Caixas amassadas.

Para evitar a perda de cor, é importante guardar o console em local onde não bata sol, pois o sol irá apagar as cores do console rapidamente. Evite também de colocar a caixa em locais húmidos para não amolece-la.

Em relação às traças, graças a Deus nunca tive em minha casa, mas já comprei itens que vieram com traças, portanto pesquisei como combater a praga. Primeiramente, mantenha o local sempre limpo e seco, pois traças adoram locais húmidos. Traças também odeiam cravos, pimenta do reino e canfora, portanto, outra forma de evita-las é colocando saches (saquinhos) com algum desses itens dentro, lembrando que todos dão cheiro.

No pior das hipóteses, caso as traças apareçam, me disseram que elas não sobrevivem às temperaturas muito baixas. Nunca testei, mas me sugeriram colocar a caixa no freezer caso elas apareçam.

Por fim, para evitar que suas caixas se amassem é simples, nunca coloque nada pesado em cima delas e evite de espremê-las em um canto.

Como guardar
Primeiramente, é importante escolher onde guardar. Escolha sempre locais secos, bem ventilados, onde não bata luz do sol. Mantenha o local sempre limpo.

Obs: Primeiramente, peço-lhes desculpas, mas como não consigo postar imagens, coloquei os links delas.

A caixa quando está exposta em uma prateleira, não precisa de proteção, mas a maioria das pessoas guarda suas caixas em armários, como eu faço. Um erro é revestir a caixa com plástico filme, principalmente se a caixa ficar toda vedada, isso vai deixar sua caixa húmida e o material do plástico filme com o tempo pode tirar as cores de sua caixa.

Ao invés de revestir com plástico filme, recomendo utilizar material neutro, no meu caso usei papel kraft. Faça uma capa para proteger a caixa, deixando as laterais livre, pois assim elas ficam bem ventiladas e a caixa fica protegida do mesmo jeito

Por fim, evite desmontar sua caixa para guardá-la, pois senão ela deixará de ficar firme.

Bem, essas são algumas dicas para conservar suas caixas. Espero que ajude e caso alguém tenha algum questionamento ou sugestão, manda aí para acrescentar o tutorial.

Assinatura
Salve o XV de Novembro!
Glorioso Esquadrão!
Páginas:  1  | primeira | anterior | próxima | última