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03/01/2013 19:15

Tem vontade de criar jogos? Hoje em dia é fácil! [+Dicas e Tutoriais]

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Maquiavelli

Mensagens: 798
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Nível 1

Sou desenvolvedor de games e após uma rápida discussão sobre isso no tópico sobre as Steam Sales, veio a ideia de criar esse tópico.

No passado criar games exigia um extremo conhecimento de matemática e programação baixo nível (programação inclusive específica a certos hardwares), pois para o mais básico game você deveria programar a engine basicamente do zero (incluindo controle de áudio, texturas, memória, etc).

Hoje em dia são poucos os desenvolvedores de games que se preocupam com isso (e estou falando de desenvolvedor de todo porte), pois existem dezenas de engines prontas para serem usadas, que permitem você focar apenas na produção do game (arte, áudio, música, scripting, mecânicas).

Entre essas engines, existem várias que são indie/individual friendly, algumas inclusive não exigem nenhum tipo de programação e permitem criar vários jogos complexos (Hotline Miami por exemplo).

Assim, seguem algumas indicações para quem quer criar games:

ENGINES DRAG AND DROP, SEM PROGRAMAÇÃO
Nessas ferramentas você produz o jogo com Drag'n'drop de elementos e cria relações conectando eventos pré-definidos. Programação é opcional, e usada apenas em necessidades avançadas.

Stencyl
- http://www.stencyl.com/
- Exporta para: Flash, iOS (versão 3.0: Binários Windows e Mac, Flash, iOS, Android e HTML 5)
- Preço: Grátis / Mais features: Assinatura Anual
- Tutorial: http://www.stencyl.com/help/view/getting-started-with-stencyl/
- Vídeo: http://www.stencyl.com/stencyl/video/
- Desvantagens: Exporta só em Flash (desvantagem que não existirá na versão 3.0, que será com código nativo), Preço.

Usa o conceito de "arraste blocos lógicos".



Exemplo de jogo produzido: Dangerous Dungeons - http://www.stencyl.com/game/play/4102



Construct 2
- http://www.scirra.com/construct2
- Exporta para: HTML 5 (que roda em qualquer lugar, incluindo Browsers, Win, Mac, Linux, iOS, Android e outros celulares)
- Preço: Grátis / Mais features: a partir de $119, uma vez só.
- Tutorial: http://www.scirra.com/tutorials/37/beginners-guide-to-construct-2
- Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=5RlSmkSbleI
- Desvantagens: HTML5 é lento em computadores antigos, não funciona direito em IE (infelizmente maior parte dos usuários AINDA usa IE).

Usa o conceito de "eventos".


Exemplo de jogo produzido: Deadly Ascension - http://www.scirra.com/arcade/addicting-action-games/1875/deadly-ascension


GameMaker: Studio
- http://www.yoyogames.com/gamemaker/studio
- Exporta para: Qualquer plataforma.
- Preço: Grátis / Mais features: de $49.99 a $499 (uma vez só).
- Tutorial: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Tutorial_1:_My_First_Game
- Desvantagens: a pior interface entre todos os editores; para pequenas coisas exige scripting, e o scripting é com uma linguagem horrível, GML (linguagem própria do GameMaker).



Exemplo de jogo produzido: Hotline: Miami - Eu fiquei surpreso ao saber que esse jogo insano e com controles super precisos foi feito com esse editor visual (mesmo que usando muita GML). http://hotlinemiami.com/


ENGINES COMPLETAS E AVANÇADAS
Essas engines possuem edição visual de elementos, porém todas as features do jogo devem ser programadas com scripts. Nada de programação sobre gerenciamento de memória ou específica de tais plataformas. Você programa apenas itens relacionados ao jogo. O sofrimento dos velhos tempos acabou!

Unity
- http://www.unity3d.com
- Exporta para: Qualquer plataforma (Web, Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Blackberry, Xbox 360, PS3, Wii).
- Preço: Grátis para sempre (jogos com a logomarca Unity na tela de loading) / Pro: de $450 a $6000.
- Desvantagens: exige plugins de terceiros para trabalhar com jogos 2D de modo eficaz (porém tais plugins são baratos, $45).

- Tutoriais: Existem MUITOS tutoriais e cursos para Unity, sendo a maioria gratuita. Os melhores que conheço:
1) Unity básica, criando jogos 2D e criando jogos 2D: http://walkerboystudio.com/html/unity_training___free__.html
2) Criando um Hack & Slash RPG com Unity do começo ao fim (umas 200h de vídeo grátis): http://www.burgzergarcade.com/hack-slash-rpg-unity3d-game-engine-tutorial



A Unity é a engine mais utilizada no momento (fonte: Gamasutra), por alguns motivos chaves:
1) O editor pode ser usado tanto em Mac quanto Windows.
2) Exporta binários nativos para todas as plataformas.
3) Possui características das grandes engines, porém com preços super acessíveis.
4) Os scripts podem ser programados tanto em C# quanto em JavaScript.
5) Você vê as mudanças no jogo em tempo real, não precisa compilar nem esperar. Você também pode alterar parâmetros de objetos/cenas/etc com o jogo em andamento.

Com a Unity você pode produzir o mais básico jogo 2D a jogos 3D com features gráficas avançadas. Vídeo que mostra uma cena em tempo real feita totalmente na Unity (tudo isso usando features da Unity Pro que custa $1500):


Exemplo de jogo produzido: Ravensword 2


Bom, MUITOS jogos foram feitos com Unity, incluindo alguns de grandes estúdios (EA, WB, etc): http://unity3d.com/gallery/

UDK
- http://www.unrealengine.com/udk/
- A versão "indie friendly" da Unreal Engine.
- Conheço pouco da UDK, mas basicamente:
1) Possui as features da Unity, porém usa linguagem própria (Unreal Script)
2) Também grátis, mas mais cara que Unity nas licenças Pro.
3) Editor apenas para Windows.
4) Exporta para Windows, iOS e Android apenas.

Exemplo de jogo: Hawken - http://www.unrealengine.com/showcase/udk/hawken/


==========================================

Qualquer dúvida, comentem!

Mensagem editada pelo usuário Maquiavelli em 03/01/2013 19:28.
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Bam_Margera

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Mensagem publicada em 03/01/2013 19:18
opa bom tópico, marcando
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Mensagem publicada em 03/01/2013 19:18
certamente um dia entrarei nesse mercado, como designer ou roteirista, ainda vou trabalhar com isso!
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Bam_Margera

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Mensagem publicada em 03/01/2013 19:26
((( ondor
certamente um dia entrarei nesse mercado, como designer ou roteirista, ainda vou trabalhar com isso!

eu mesmo estou fazendo facul de analise e dev de sistemas e programação, mas gostaria muito de ter como hobbie o desenvolvimento de jogos, mas é claro só da parte de programação, pois design, som, direção etc, eu não manjo nada e nem pretendo manjar
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Maquiavelli

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Mensagem publicada em 03/01/2013 19:32
Bam_Margera
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certamente um dia entrarei nesse mercado, como designer ou roteirista, ainda vou trabalhar com isso!

eu mesmo estou fazendo facul de analise e dev de sistemas e programação, mas gostaria muito de ter como hobbie o desenvolvimento de jogos, mas é claro só da parte de programação, pois design, som, direção etc, eu não manjo nada e nem pretendo manjar

Eu também sou só programador, de arte/som sei o essencial para lidar com exportação de formatos adequados. Nesse caso arte e som faço com pessoas terceirizadas.

((( ondor
certamente um dia entrarei nesse mercado, como designer ou roteirista, ainda vou trabalhar com isso!

Na verdade com as ferramentas disponíveis hoje, é só sentar e começar a produzir.
Claro que se for usar uma Unity você precisa de programação, mas se quiser apenas prototipar umas ideias, por exemplo com o Construct2 dá pra fazer em minutos.
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Carinha do Karate do Kid

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Mensagem publicada em 03/01/2013 19:55
Eu programo em C#, até poderia me arriscar no IDE do XNA Game Studio (coloque no topico rs), porem me falta tempo. Prefiro estudar Training kits específicos, para correr atrás de futuras certificações e ficar na programação Web

Mensagem editada pelo usuário Carinha do Karate do Kid em 03/01/2013 19:56.
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Lutar não é bom, mas se você tiver que lutar, vença.

AnthonyDBMA

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Mensagem publicada em 03/01/2013 19:55
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Maquiavelli

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Mensagem publicada em 03/01/2013 19:56
Carinha do Karate do Kid
Eu programo em C#, até poderia me arriscar no IDE do XNA Game Studio (coloque no topico rs), porem me falta tempo. Prefiro estudar Training kits específicos, e ficar na programação Web

Então, XNA de certo modo "já era" desde que a Unity começou a dominar. Principalmente porque com Unity você faz tudo que XNA faz e MUITO mais (multiplataforma, etc).

EDIT: artigo extenso sobre indo de XNA para Unity
http://www.gamasutra.com/blogs/LukeSchneider/20120911/177488/XNAtoUnity_Part_1__The_Setup.php

Mensagem editada pelo usuário Maquiavelli em 03/01/2013 20:00.
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Mensagem publicada em 03/01/2013 19:58
eu cheguei a escrever uma história há uns anos atrás e rascunhar alguns layouts de armas, minha idéia era fazer um rpg no rpg maker mesmo, eu tinha até um DVD lotado de resources, mas deixei a idéia no gelo..

oq eu queria mesmo era fazer um rpg de ação tipo o diablo com visão isométrica mas com algum diferencial consistente, alguma coisa inédita.. mesclar elementos de outros gêneros, sei lá.. alguma coisa maluca mesmo
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Maquiavelli

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Mensagem publicada em 03/01/2013 20:09
((( ondor
eu cheguei a escrever uma história há uns anos atrás e rascunhar alguns layouts de armas, minha idéia era fazer um rpg no rpg maker mesmo, eu tinha até um DVD lotado de resources, mas deixei a idéia no gelo..

oq eu queria mesmo era fazer um rpg de ação tipo o diablo com visão isométrica mas com algum diferencial consistente, alguma coisa inédita.. mesclar elementos de outros gêneros, sei lá.. alguma coisa maluca mesmo

Interessante. Com RPG Maker é possível isso sim (por sinal esqueci de citar ele no tópico).
O pesado de um RPG é que vai muito mais arte que a maioria dos games.
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Odeio seu mundo

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Mensagem publicada em 03/01/2013 20:11
Bam_Margera
((( ondor
certamente um dia entrarei nesse mercado, como designer ou roteirista, ainda vou trabalhar com isso!

eu mesmo estou fazendo facul de analise e dev de sistemas e programação, mas gostaria muito de ter como hobbie o desenvolvimento de jogos, mas é claro só da parte de programação, pois design, som, direção etc, eu não manjo nada e nem pretendo manjar
exatamente o q pretendo fazer
mas vou tentar entrar nesse mercado mais profissionalmente, faço tecnico em redes de computadores e no primeiro semestre tive contato com programação, curti muito e vou seguir nessa área.

mexi um pouco com a Cryengine 3 e achei muito bacana, vi uns tutoriais no youtube e tal, adoraria fazer um jogo de grande porte.
coloca a CE3 no tópico tbm cara

Carinha do Karate do Kid

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Mensagem publicada em 03/01/2013 20:18
Maquiavelli
Carinha do Karate do Kid
Eu programo em C#, até poderia me arriscar no IDE do XNA Game Studio (coloque no topico rs), porem me falta tempo. Prefiro estudar Training kits específicos, e ficar na programação Web

Então, XNA de certo modo já era desde que a Unity começou a dominar. Principalmente porque com Unity você faz tudo que XNA faz e MUITO mais (multiplataforma, etc).

EDIT artigo extenso sobre indo de XNA para Unity


Interessante cara depois vou dar uma lida no artigo, não imaginava que a XNA tinha perdido tanto espaço assim.
O futuro realmente e multiplataforma rs

Mensagem editada pelo usuário Carinha do Karate do Kid em 03/01/2013 20:20.
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carlucio

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Mensagem publicada em 03/01/2013 20:22
Eu queria criar um jogo de luta com camera isométrica e total customização dos personagens, quer criar um clone do Thor? faça, quer criar um gordão tetudo que usa poderes do homem aranha? fácil, que tal um mecha daqueles de anime japones? barbadinha.

Seria um RPPvP(Role play PVP), cada vez que você ganhasse uma luta ganharia um baú com itens randomizados, aos poucos você iria montando seu personagens da forma que achar melhor com esses itens que encontrou, ai poderia trocar esses itens com amigos ou negociar em canais de chat.


Pena que eu não sei programar nem desenhar, em um projeto desse eu só daria palpite
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Mensagem publicada em 03/01/2013 20:33
Só uma dúvida, se utilizar a Unity e a UDK de maneira gratuita ( com recursos limitados) e alguém chegar a concluir um jogo, só será possível lançá-lo sem ter uma licença comercial, correto?

Maquiavelli

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Mensagem publicada em 03/01/2013 20:37
Mianmi Sound Machine
Só uma dúvida, se utilizar a Unity e a UDK de maneira gratuita ( com recursos limitados) e alguém chegar a concluir um jogo, só será possível lançá-lo sem ter uma licença comercial, correto?

No caso da Unity você pode lançar o jogo sem pagar licença, independente do seu faturamento. A limitação é a logo da Unity no loading to jogo (dura uns 5 segundos com a logo). Principalmente na AppStore existem muitos jogos que utilizam a Unity free.

A UDK tem limite de faturamento e cobra por percentual de lucro.
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PLUTO FAZENDO PICNIC

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Mensagem publicada em 03/01/2013 21:19
A cota de tópicos úteis do fórum para o ano de 2013 foi atingida, até o próximo ano
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Status quo petista socialista


Sony love u all, stop resisting

Ducknator

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Mensagem publicada em 03/01/2013 21:35
Coloca RPG Maker aí e fale um pouco sobre ele, por favor?

Bom tópico!

Maquiavelli

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Mensagem publicada em 03/01/2013 21:37
Ducknator
Coloca RPG Maker aí e fale um pouco sobre ele, por favor?

Bom tópico!

Sim, estou pendente de falar:
- CryEngine
- Torque
- RPG Maker
- Corona SDK
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DICKS

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Mensagem publicada em 03/01/2013 21:47
CARAS! EU ADORARIA FAZER VIDEO GAMES BOM TOPICO CINCO ESTRELA!!!11!!!!

UnDeRgRoUnD

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Mensagem publicada em 03/01/2013 21:53
Assim que a PUC PR abriu o curso de nível superior de Jogos Digitais (100% programação, diferente do curso da Universidade POSITIVO, que é voltada para área gráfica), fiquei super empolgado...

Por mais que eu já estava "meio velho" para voltar a faculdade, resolvi entrar, e não me arrependi! Os professores são os responsáveis por belos títulos nacionais como Taikodom, Outlive, Monster Cube, etc...

Faço parte da segunda turma e me formo este ano, mas o curso é bem pauleira, matemática, física e programação hard core, tanto é que na turma entraram 67 e hoje estamos em 9...

O curso começou bem básico, C... Depois C++ e passamos por XNA, OpenGL, DirectX, Android e iOS... Agora este ano entramos na fase das engines de alto nível, então teremos Unity e UDK, além disso IA, Multiplayer, Jogos Web,etc...

O tenso é que o curso é muito puxado, então você só tem tempo para desenvolver protótipos, mas estou bem empolgado, e com o curso vimos que a única coisa que nos difere de uma developer gringa, é a grana, tecnicamente falando, não é nada do outro mundo desenvolver um Crysis por exemplo...

Por mais de eu estar em uma área totalmente oposta, estou confiante que assim que acabar o curso, vou montar uma empresa de jogos Indies focadas n mercado mobile....
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Playstation 3
PSN ID: LuizThiagoBR
Xbox 360 Slim
Live: JottaBR
Battlelog BF3: UnderBRA
Core I3 2100 3.1Ghz / GTX560 1GB / 4GB DDR3
Apple iPad 2 32GB Wifi
Apple MacBook PRO 13 C2D 2.6GHz/500GB HD MOMENTUS XT + 4GB SSD/8GB DDR3/Geforce GT320M]
Apple iPhone 4S
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