Onde estou?  Fórum UOL Jogos > Cinema
  •  
Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
13/06/2012 12:47

Sobre o Spielberg

• Novo tópico
Páginas:  1  2   | primeira | anterior | próxima | última

CarlLed

Cadastro: 15/11/2010

Nível 1

Então, eu assisti ao Éloge de L'Amour do Godard e é perceptível que no filme ele faz uma crítica a sociedade americana e ao Steven Spielberg. O argumento mais marcante que tinha era que os americanos não possuíam um passado e estavam roubando de outros povos a história, Spielberg havia feito um filme sobre o Holocausto, segundo o Godard sem saber sobre nada do assunto, e lucrado rios de dinheiro enquanto Emilie Schindler vivia na Argentina levando uma vida simples.

O que os comentários de Godard passam é que Spielberg é o responsável pela banalização do cinema, alguém que fez uma revolução sobre o cinema e definiu a forma mainstream como filmar apenas por entretenimento, tirando todo o senso crítico existente.

Não sei se entendi bem, estou meio confuso ainda. Ainda não consegui concluir direito se vale a pena crucificar o Spielberg ou não, acho que não tenho fundamentos o suficiente pra tentar elaborar alguma opinião com base no que vi.

Gostaria de saber a opinião de vocês foristas sobre esse assunto?

Mensagem editada pelo usuário CarlLed em 13/06/2012 12:50.
Assinatura
"Eu tinha um avestruz, na verdade eu ainda tenho. Mas se for parar pra pensar bem, eu imagino que não deveria usar a palavra tenho. É uma situação difícil de ser explicada, principalmente para pessoas mais idosas, elas são de outra geração e fica complicado entender meus anseios"

Darth_Tyranus

Cadastro: 12/04/2003

Nível 3

Mensagem publicada em 13/06/2012 14:43
Isso está parecendo uma richa entre velho e novo mundo. Como assim EUA não tem história, não tem passado? A independência dos EUA e os ideais iluministas foi aplicado antes no nascente EUA do q na famosa Revolução francesa. Roubar passado de outros povos da história? Oq a Europa fez entre o século XV e XX (praticamente 500 anos) no mundo com a dominação da América, Ásia e África com a destruição das culturas locais e grandes massacres em nome da expanção economica? Isso seria um roubo? A Europa não tem passado? Europa explorou a batata como alimento-base durante a revolução industrial. A batata é uma alimento encontrado somente na América, de origem Ameríndia. A pólvora q derrubou os muros e os impérios do mundo através dos canhões europeus é uma invenção chinesa. A escultura grega possui forte influência egípcia. A Europa também roubou o passado de outros povos se utilizarmos esse argumento. Depois da segunda guerra perdeu sua hegemonia política e econômica mundial dando lugar ao filho bastardo, os EUA. Sempre desconfie quando um europeu critica os americanos (não só do norte, mas também latinos) existe sim esse sentimento de superioridade do continente europeu e uma inferiorização de outras culturas, como nós, q somos os "exóticos" (pior q compramos esse discurso e aceitamos abaixando a cabeça).

Eu não vi esse filme, mas pelo oq vc expôs aqui, esses argumentos me parecem um tanto quanto rasos.

Isso aí é discurso de alienação das massas, que não passa de uma bobagem, dá a ideia que todo mundo é uma Tabula rasa. O cinema mainstream americano é somente um reflexo da economia e política capitalistas da segunda metade do século XX. Depois da década de 60, revolução cultural q derrubou a hollywood dos épicos e o breve momento de filmes cabeça na busca do cinema americano por uma nova forma de cinema. Encontraram através de uma forma de filmar não tão caro quanto épicos, de duração menor (não precisava de intervalos e poderia render mais sessões por dia), mas que retomassem o cenário do espetáculo, aí surge Steven Spielberg, George Lucas e etc. O cinema assumiu, na década de 70, o papel de produto de consumo maximizando o lucro, assim como tantos outros meios, perdendo o noção de "arte" e levando o cinema para o maior número de pessoas possíveis (nessa época surge o termo "blockbuster)". Nesse sentido seria sim uma banalização do cinema. Não acho q Spielberg mereça a crucificação, se ele não fizesse, outro o faria, era uma tendência q mais cedo ou mais tarde o cinema americano teria. Assim como a tendência de usar cores, ou som...o cinema não é estático, novas formas de explorar esse meio não são nenhum crime. Só pq todo mundo assiste esses filmes e possuem grande influência na cultura pop é necessariamente ruim? A "arte" q é o cinema deve ser como as artes plásticas, acessível a uma pequena minoria? É um discurso fraco, existe espaço como esse cinema blockbuster assim como cinema artístico, q nunca alcançou status mainstream (se o fizesse, não seria mais cinema de arte).

O filme do Spielberg sobre holocausto (A Lista de Schndler) teve sim pesquisa e ele sabia sim sobe o assunto, a diferença q ele fez um espetáculo emocional invés de uma análise racional, isso é crime? Não, mas fez um ótimo filme q levou o tema ao grande público. Esse filme, assim como qualquer outro, é um interpretação, nenhum filme pode ser abordado como dono da verdade, até pq a própria verdade é um ponto de vista, é construído culturalmente. O fato do filme ter pontos divergentes da história, não o torno um filme pior nem melhor.

Mensagem editada pelo usuário Darth_Tyranus em 13/06/2012 14:51.

dcloko

Cadastro: 13/05/2002

Nível 3

Mensagem publicada em 13/06/2012 15:06
Assinatura
Turtle Beach PX5

Pandaren Brewmaster

Cadastro: 27/07/2006

Nível 2

Mensagem publicada em 13/06/2012 16:59
dcloko o imb3cil aqui é você, o tópico é totalmente válido.
Assinatura
What does a scanner see? Into the head? Down into the heart? Does it see into me, into us? Clearly or darkly? I hope it sees clearly, because I can't any longer see into myself. I see only murk. I hope for everyone's sake the scanners do better. Because if the scanner sees only darkly, the way I do, then I'm cursed and cursed again. I'll only wind up dead this way, knowing very little, and getting that little fragment, wrong too.

Fastfap

Cadastro: 07/06/2012

Nível 0

Mensagem publicada em 13/06/2012 17:11
Cinema nasceu como entretenimento barato e nas primeiras décadas tinha mais fama por causa dos nickelodeons com moças seminuas. Foi só nos anos 50-60 que alguns cineastas classudos como Fellini e Goddard passaram a encarar a mídia como arte de verdade e a fazer filmes para poucos. Spielberg e George Lucas resgataram o cinema de entretenimento para massas.

Um paralelo pode ser visto na indústria de games também, que começou simplória com Space Invaders, passou por Kojima, Half-Life, Ico e outros expoentes dos games como arte e voltou a jogabilidade simplista para casuais com Wii Sports e Angry Birds.
Assinatura
ainda mais umazinha

fast RIP

Especulação de memória em consoles nextgen levando em conta as gerações do Playstation:

PS1: 2 MB (2^1)
PS2: 32MB (16xPS1 = 2^5)
PS3: 512MB (16xPS2 = 2^9)
PS4: 8GB (16xPS3 = 2^13)

enfim, a progressão na base 2 habitual entre quem é de informática... progredi baseado na diferença entre os 3 consoles Playstation já lançados.

Contra fatos, não há argumentos.

Galo na granja do ban

Cadastro: 25/05/2011

Nível 3

Mensagem publicada em 13/06/2012 18:31
Já dizia o poeta: Truffaut, Godard, Lynch, Haneke e Fincher são diretores de cinema, Spielberg é próprio o cinema
Assinatura
Galo Preto está bloqueado no fórum (Conteúdo que caracterize prática de flood) e será desbloqueado automaticamente em 01/01/2013..
vivendo no limite fazendo de cada dia uma nova aventura

CarlLed

Nível 1

Mensagem publicada em 13/06/2012 19:10
Darth_Tyranus
Isso está parecendo uma richa entre velho e novo mundo. Como assim EUA não tem história, não tem passado? A independência dos EUA e os ideais iluministas foi aplicado antes no nascente EUA do q na famosa Revolução francesa. Roubar passado de outros povos da história? Oq a Europa fez entre o século XV e XX (praticamente 500 anos) no mundo com a dominação da América, Ásia e África com a destruição das culturas locais e grandes massacres em nome da expanção economica? Isso seria um roubo? A Europa não tem passado? Europa explorou a batata como alimento-base durante a revolução industrial. A batata é uma alimento encontrado somente na América, de origem Ameríndia. A pólvora q derrubou os muros e os impérios do mundo através dos canhões europeus é uma invenção chinesa. A escultura grega possui forte influência egípcia. A Europa também roubou o passado de outros povos se utilizarmos esse argumento. Depois da segunda guerra perdeu sua hegemonia política e econômica mundial dando lugar ao filho bastardo, os EUA. Sempre desconfie quando um europeu critica os americanos (não só do norte, mas também latinos) existe sim esse sentimento de superioridade do continente europeu e uma inferiorização de outras culturas, como nós, q somos os "exóticos" (pior q compramos esse discurso e aceitamos abaixando a cabeça).

Eu não vi esse filme, mas pelo oq vc expôs aqui, esses argumentos me parecem um tanto quanto rasos.

Isso aí é discurso de alienação das massas, que não passa de uma bobagem, dá a ideia que todo mundo é uma Tabula rasa. O cinema mainstream americano é somente um reflexo da economia e política capitalistas da segunda metade do século XX. Depois da década de 60, revolução cultural q derrubou a hollywood dos épicos e o breve momento de filmes cabeça na busca do cinema americano por uma nova forma de cinema. Encontraram através de uma forma de filmar não tão caro quanto épicos, de duração menor (não precisava de intervalos e poderia render mais sessões por dia), mas que retomassem o cenário do espetáculo, aí surge Steven Spielberg, George Lucas e etc. O cinema assumiu, na década de 70, o papel de produto de consumo maximizando o lucro, assim como tantos outros meios, perdendo o noção de "arte" e levando o cinema para o maior número de pessoas possíveis (nessa época surge o termo "blockbuster)". Nesse sentido seria sim uma banalização do cinema. Não acho q Spielberg mereça a crucificação, se ele não fizesse, outro o faria, era uma tendência q mais cedo ou mais tarde o cinema americano teria. Assim como a tendência de usar cores, ou som...o cinema não é estático, novas formas de explorar esse meio não são nenhum crime. Só pq todo mundo assiste esses filmes e possuem grande influência na cultura pop é necessariamente ruim? A "arte" q é o cinema deve ser como as artes plásticas, acessível a uma pequena minoria? É um discurso fraco, existe espaço como esse cinema blockbuster assim como cinema artístico, q nunca alcançou status mainstream (se o fizesse, não seria mais cinema de arte).

O filme do Spielberg sobre holocausto (A Lista de Schndler) teve sim pesquisa e ele sabia sim sobe o assunto, a diferença q ele fez um espetáculo emocional invés de uma análise racional, isso é crime? Não, mas fez um ótimo filme q levou o tema ao grande público. Esse filme, assim como qualquer outro, é um interpretação, nenhum filme pode ser abordado como dono da verdade, até pq a própria verdade é um ponto de vista, é construído culturalmente. O fato do filme ter pontos divergentes da história, não o torno um filme pior nem melhor.

Achei muito boa a sua resposta. Porém acho que o problema d' A lista de Schindler não é pelo filme ser emocional ou apenas por divergir da história. Acontece que não deram a devida atenção pra esposa do Schindler que viveu até 2001 na Argentina. Ainda também por ser um fato histórico que no final das contas vira um filme com um roteiro assinado apenas por um cara que não teve um real envolvimento na história e acabou com lucros bem maior que a mulher do cara. A principal questão é essa, porque apesar de eu não conseguir concluir bem eu sinto que essa parte soa um pouco imoral. Aqui tem um link interessante contando mais sobre a Emilie Schindler: http://www.cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=1921
Assinatura
"Eu tinha um avestruz, na verdade eu ainda tenho. Mas se for parar pra pensar bem, eu imagino que não deveria usar a palavra tenho. É uma situação difícil de ser explicada, principalmente para pessoas mais idosas, elas são de outra geração e fica complicado entender meus anseios"

Colden

Cadastro: 02/02/2008

Nível 3

Mensagem publicada em 14/06/2012 00:29
Negar Spielberg é equivalente a negar Mozart, negar Spielberg é o mesmo que negar Einstein, e por fim, negar Spielberg é negar deus, seja ele qual for.

Resumindo a frase acima, negar Spielberg é negar o cinema em toda a sua essência.

Spielberg não inventou o cinema, porém Spielberg foi, é e será o cinema

Galo na granja do ban
Já dizia o poeta: Truffaut, Godard, Lynch, Haneke e Fincher são diretores de cinema, Spielberg é próprio o cinema

Uma frase memorável que todo cinéfilo deve carregar.
Assinatura

"Truffaut, Godard, Lynch, Haneke e Fincher são diretores de cinema, Spielberg é próprio o cinema"

olimpiadas do vt

Cadastro: 19/04/2012

Nível 1

Mensagem publicada em 14/06/2012 01:17
Colden
Negar Spielberg é equivalente a negar Mozart, negar Spielberg é o mesmo que negar Einstein, e por fim, negar Spielberg é negar deus, seja ele qual for.

Resumindo a frase acima, negar Spielberg é negar o cinema em toda a sua essência.

Spielberg não inventou o cinema, porém Spielberg foi, é e será o cinema

Galo na granja do ban

Uma frase memorável que todo cinéfilo deve carregar.

dcloko

Nível 3

Mensagem publicada em 14/06/2012 15:10
Pandaren Brewmaster

Estou sendo atacado por seus clones! OH NO!!

No mais, achar que Spielberg banalizou o cinema.. pelo amoooooooooooooooooooooooooooooor... não tem como ser tão ignorante!
Assinatura
Turtle Beach PX5

Jambrito

Cadastro: 06/01/2009

Nível 5

Mensagem publicada em 14/06/2012 15:48
hipsters
Assinatura
­

CarlLed

Nível 1

Mensagem publicada em 14/06/2012 17:03
dcloko
Pandaren Brewmaster

No mais, achar que Spielberg banalizou o cinema.. pelo amoooooooooooooooooooooooooooooor... não tem como ser tão ignorante!

eu não sou idiota a ponto de ter um clone e eu não acho nada disso, só quero discutir a opinião do godard
Assinatura

dcloko

Nível 3

Mensagem publicada em 14/06/2012 21:31
CarlLed
dcloko
Pandaren Brewmaster

eu não sou idiota a ponto de ter um clone e eu não acho nada disso, só quero discutir a opinião do godard

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !

Nem era com você que estava falando! Postou com clone e respondeu com outro!

Edita isso aí champz!
Assinatura
Turtle Beach PX5

Scatmaníaco

Cadastro: 21/01/2007

Nível 3

Mensagem publicada em 14/06/2012 23:46
Godard tem certa razão, depois eu desenvolvo.
Assinatura
Pipapaparopo Papaparopo

Não sou o Excatmaníaco.

dcloko

Nível 3

Mensagem publicada em 15/06/2012 10:12
Scatmaníaco

Nem precisa "desenvolver". Ninguém se importa.
Assinatura
Turtle Beach PX5

Will Lockhart

Cadastro: 12/09/2011

Nível 2

Mensagem publicada em 15/06/2012 13:04
dcloko
Scatmaníaco

Não é bem assim. Eu tou afim de ler, sinceramente
Assinatura
Ela atua, e terrivelmente, digo-o por experiência própria, mas não de maneira a elevar a alma. Ela não eleva nem rebaixa a alma, ela a excita. Como dizer-lhe? A música obriga-me a esquecer de mim mesmo, da minha verdadeira condição, ela me transporta a uma outra, que não é a minha: sob o influxo da música, tenho a impressão de sentir o que, na realidade, não sinto, de compreender o que, a bem dizer, não compreendo, de poder o que, de fato, não posso. - Tolstoi

Colden

Cadastro: 02/02/2008

Nível 3

Mensagem publicada em 15/06/2012 13:35
Will Lockhart
dcloko
Scatmaníaco

Quem é você?
Assinatura

"Truffaut, Godard, Lynch, Haneke e Fincher são diretores de cinema, Spielberg é próprio o cinema"

dcloko

Nível 3

Mensagem publicada em 15/06/2012 14:46
Colden
Will Lockhart
dcloko
Scatmaníaco

Quem é você?

Não importa quem é quem... estamos TODOS no fórum UOL JOGOS... numa seção de cinema onde a mulecada tem acesso ao Google e quer bancar de crítico!

Aquel veeeelha:

Assinatura
Turtle Beach PX5

Yukio yu

Cadastro: 08/10/2004

Nível 2

Mensagem publicada em 15/06/2012 16:56
Recomendo a leitura:

http://www.soiledsinema.com/2008/04/schindlers-list-and-steven-spielbergs.html

Mensagem editada pelo usuário Yukio yu em 15/06/2012 17:02.
Assinatura
psn: RafaelaUY

3ds: 4167-4505-0149

3ds japones: 2890-7800-1372

wii: 6717-9637-1441-2278

Scatmaníaco

Cadastro: 21/01/2007

Nível 3

Mensagem publicada em 15/06/2012 18:01
dcloko
Colden
Will Lockhart
dcloko
Scatmaníaco

Quem é você?

Não importa quem é quem... estamos TODOS no fórum UOL JOGOS... numa seção de cinema onde a mulecada tem acesso ao Google e quer bancar de crítico!

Aquel veeeelha:

E filme em Cannes, você passou quantos?
Assinatura
Pipapaparopo Papaparopo

Não sou o Excatmaníaco.
  • Novo tópico
Páginas:  1  2   | primeira | anterior | próxima | última