Busque no forum:

Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
15/06/2012 00:27

Shenmue [+Dreamcast][+Review]

Páginas:  1  2   3   4   5   | primeira | anterior | próxima | última

Usopp

Mensagens: 1535
Cadastro: 02/02/2006

Nível 1


Shenmue (Sega AM2, Dreamcast) - Lançado em 29 de Dezembro de 1999, é um adventure open-world publicado no Dreamcast que foi dirigido por Yu Suzuki. Na época de seu lançamento, ele disse que o jogo se tratava de um novo gênero, "FREE" (Full Reactive Eyes Entertainment, traduzido literalmente para "você pode reagir com qualquer coisa do cenário que você veja"), o que era realmente possivel.

O jogo simula aspectos da vida real, como um sistema de Dia/Noite/Sono, variações climáticas que implicavam em mudanças no cenário (coisa inédita na época), todos os NPCs do jogo dublados e com suas próprias tarefas diárias, além de Quick Time Events (apertar o botão na hora certa para realizar uma ação) e interação com máquinas que vendem lanche, arcades e lojas de conveniência.

Shenmue pega emprestado pra si mesmo elementos de vários outros gêneros, mas o centro do jogo é um adventure com segmentos de batalha em tempo real 3D com QTE. Foi o jogo mais caro já produzido da história até 2008, com sua produção tendo custado 47 milhões de dólares (equivalentes a 64 milhões nos dia de hoje). Mas mesmo tal produção gigantesca não salvou a série de um baixo número de vendas e também fez um grande rombo nos cofres da Sega.

História:

A história se passa no distríto de Yokosuka, Japão. As quatro principais áreas de Yokosuka presentes no jogo oferecem ao jogador total liberdade de exploração. São eles: Yamanose, Sakuragaota, Dobuita e o porto de Yokosuka. Cada uma dessas áreas tem suas próprias caracteristicas e são liberadas de acordo com o avançar do jogo.

A data é: 29 de Novembro de 1986. Ryo Hazuki está retornando ao dojo de sua família e vê o seu pai, Iwao Hazuki, lutando contra um homem alto e escabroso vestindo uma roupa verde de Kung-Fu chamado Lan Di. Ele ordena Iwao à entrega-lo um item chamado de "Dragon Mirror" mas o mesmo se recusa a dizer aonde ele está. Ryo tenta impedir a luta depois que seu pai corre mas é ferido por Lan Di. Ele então levanta Ryo pelo pescoço e o ameaça de matar com um último golpe, o que leva ao seu pai Iwao revelar a localização embaixo da árvore de Sakura. Depois de pegar o mirror, ele menciona o nome Sunming Zhao, que Iwao pensou ter matado em uma vila rural Chinesa.

Isso então leva os dois a entrarem em combate pela última vez, então Lan Di dá um golpe mortal em Iwao e deixa o local. Iwao morre logo em seguida nos braços de Ryo, que revela antes de morrer que deseja vingança acima de tudo. É aqui que o jogo começa. Essa cena que eu narrei são os acontecimentos iniciais, uma belíssima cutscene que já mostra muito bem os gráficos do jogo.

A jornada começa com Ryo procurando pistas com as pessoas da cidade sobre o que aconteceu na cidade durante o dia do assassinato. Buscando informações aqui e ali a trama vai se desenvolvendo até o seu desfecho - que infelizmente é apenas um presságio para Shenmue II mas já bastante surpreendente.

Jogabilidade:

Ryo pode interagir com todo e qualquer objeto do cenário. Tá com fome? Compre um lanchinho numa máquina em qualquer esquina do jogo. Quer se divertir? Vá numa casa de arcades e jogue Hang-On ou Space Harrier para relaxar um pouco. O seu gatinho tá com fome? Vá até o petshop e compre alguma ração pra ele. As possibilidades são muitas, até mesmo uma coleção de VHS pode ser feita e participar de um sorteio na loja de conveniencia para ganhar um jogo de Sega Saturn e usar o seu na televisão é possivel.

Shenmue vai muito além de apenas recriar a cidade japonesa de Yokokusa: nos 5 meses que o jogo se passa, Yu Suzuki tentou manter as qualidades e a cultura que eram típicos da cidade naquela época. Os dojos de artes marciais e vários lugares que mostram cultura típica Chinesa e Japonesa juntas eram aspectos comuns da cidade antes de uma grande influencia americana chegar por lá.

Vamos agora falar dos aspectos da jogabilidade.

O foco principal do jogo é a busca de pistas sobre o que aconteceu no dia que Lan Di chegou ao dojo e reunir informações o bastante para conseguir acabar com ele. Você irá conversar com pessoas e fazer alguns favores em troca dessas informações, que são todas guardadas em seu diário - bastante útil para lembrar tudo o que já foi feito anteriormente.

Esse diário também serve como um guia para a jornada: uma vez que você obtem uma nova informação e ela é colocada lá, dá pra acompanhar se ela foi pega na ordem certa ou você deixou alguma coisa pra trás. Claro que também há várias side-quests que irão dar vários itens úteis durante o jogo. Itens são colecionados e experiência em artes marciais são obtivas para facilitar o combate.

Uma coisa bastante explorada durante a jornada são os eventos QTE. Nesse momento, a camera muda para uma perspectiva mais cinematográfica e tudo o que você tem que fazer é apertar os botões que aparecem na tela para concluir a tarefa com sucesso. Pode parecer fácil no começo mas elas vão aumentando a dificuldade gradativamente com o avançar do jogo.

Não que o QTE seja a única forma de batalha do jogo. Haverão combates nos quais você controlará Ryo livremente e usará das habilidades em artes marciais que são adquiridas nos dojos pela cidade. Quanto mais experiência em combate, mais golpes você tem disponiveis e maior é o dano causado aos inimigos. Para treinar nesses jogos, você deve conhecer o dono deles e aceitar suas ofertas de treinamento.

O sistema de variação climática produz várias mudanças no sistema do jogo; esse é o ponto que deve ser levado mais a sério no jogo. Para cada dia passado, as condições climáticas são geradas aleatoriamente e elas variam entre Chuva, Neve, Céu Nublado e Céu Ensolarado. Avançando no jogo, elas variações podem acontecer durante o jogo, e não só com o passar do dia.

Essas mudanças implicam no comportamento das pessoas: num dia chuvoso todos sairão de casa com guarda chuvas e capas e em dias com neve as ruas ficam lotadas com neve e as pessoas usam mangas compridas. Há também um sistema que permite você desfrutar das verdadeiras variações climáticas que ocorreram em Yokosuka em 1986/1987 ao invés das geradas aleatoriamente.

Versões Lançadas e Extras:

As duas versões de Shenmue acompanham um disco extra chamado "Passport". Ele nada mais é que um disco de aplicações que ajudam a expandir a experiência do jogo. A opção "Theatre" por exemplo, permite que você visualize todas as cutscenes que você desbloqueou até o momento no jogo principal, enquanto "Music" permite que você ouça as músicas das áreas que você já passou.

A melhor opção do disco é a "Information", no qual ajuda novos jogadores a entender as várias mecânicas implementadas no jogo como mini-games, as variações climáticas e as QTE. Nesse modo, personagens do jogo principal te explicarão as coisas enquanto você movimenta livremente a câmera e checar de perto todos os efeitos de iluminação e trabalho poligonal do jogo.

Havia também uma opção de conectividade com a internet chamada "Shenmue World" que dava ao jogador informações detalhadas sobre todos os aspectos do jogo (localização e personagens) e também havia um manual online. Depois foi implementado um "Network Ranking" no qual os jogadores podiam enviar seus recordes nos arcades disponíveis dentro do jogo e comparar com os outros jogadores.

Downloads, como icones de Shenmue para o seu VMU e itens colecionavéis para o jogo (como brinquedos podiam ser obtidos no "Everyone's Space" através de trocas. Também era possivel visualizar suas estatísticas como horas já jogadas, com que frequencia você jogava os mini-games, quantidade de itens comprados, etc. Infelizmente, no dia 01 de Abril de 2002 esses serviços online foram todos desligados devido ao descontinuamento das redes online da Sega que foi logo após o cancelamento do console.


E como começou o desenvolvimento de Shenmue?
O desenvolvimento do jogo começou ainda em 1996, com Yu Suzuki querendo fazer um rpg tradicional com personagens da franquia Virtua Fighter. Ryo era inicialmente Akira. A medida que o desenvolvimento do jogo foi avançando, eles foram mudando os personagens e criando todos eles originais para o jogo.

Inicialmente, o jogo havia sido planejado como um "arrasta quarteirão" para o Sega Saturn. Apesar de ser muito poderoso na sua época, o video-game era bastante complicado de ser programado para fazer tais gráficos, fazendo até com Yu Suzuki falasse muitas vezes que estava com problemas no meio da sua produção. Mas com o declinio da plataforma, o projeto foi colocado na geladeira até o anúncio do Dreamcast.

Durante o seu desenvolvimento, o projeto foi chamado de "Project Berkeley" e várias demos do jogo foram usadas pela Sega para mostrar a potência do console. Shenmue foi um dos primeiros jogos a incorporar técnicas cinematográficas que eram usadas antes apenas nas grandes produções.

A dublagem é um desses pontos: além de ser gravada em duas linguas (Japonês e Inglês), não há um único personagem no jogo que não tenha sido dublado. O áudio em inglês foi tão bem elogiado que em 2000 foi lançado no Japão a versão "Shenmue USA" que nada mais era que o jogo dublado em inglês e com legendas em japonês.

As músicas do jogo também utilizaram uma orquestra cinematográfica que tocaram composições feitas por Takenobu Mitsuyoshi e Yuzo Koshiro. Outra coisa na época foi o "What's Shenmue?", um disco que mostrava um pouco do universo do jogo para aqueles que tinham adquirido o mesmo na sua pré-venda japonesa.


Algumas imagens e videos do jogo:

*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.


http://www.youtube.com/watch?v=fmxvlw7mvNM]M Video do Gameplay no Sega Saturn, antes de ser cancelado.


Nem preciso dizer que Shenmue criou todo um legado depois do seu lançamento. Além de ter sido um grande avanço em jogos open world 3D (gênero que seria popularizado apenas em 2001 com GTA III) ele mostrou a capacidade da Sega em fazer grandes produções e também mostrou quase todo o potência do Dreamcast - e olha que o jogo foi lançado quando o console estava fazendo 1 ano de idade.

O jogo é tão grande que ele vinha em 3 GDs (Giga Disc, um "CD" de 1 giga criado pela Sega especificamente para o console) + o GD extra do Passport. Tantos discos foram requeridos para caber todo conteúdo do jogo (vozes, mini-games, variações climáticas) porém não havia uma única CG nele, a história era toda contada em cutscenescom gráficos reais do jogo - o que dava um traço ainda mais realistico ao jogo.

Infelizmente nem todo o investimento e trabalho da Sega foi recompensado nas vendas do jogo, que sofreu várias concorrências por onde foi lançado. Ele ainda chegou a passar de 1 milhão de cópias vendidas e está entre os jogos mais vendidos do Dreamcast, mas o jogo não se pagou e esse foi o primeiro passo para o fundo do poço que a Sega deu.



Retirado do meu blog: http://olhamaemeublogdevideogames.blogspot.com/2012/03/shenmue.html
Assinatura


Meu Blog Retro Gamer: http://nostallgiabrasil.blogspot.com/

The Poweron-

Mensagens: 52
Cadastro: 15/06/2012

Nível 0

Mensagem publicada em 15/06/2012 00:30
Mensagem apagada pelo moderador

Usopp

Mensagens: 1535
Cadastro: 02/02/2006

Nível 1

Mensagem publicada em 15/06/2012 00:38
Mensagem apagada pelo moderador
Assinatura


Meu Blog Retro Gamer: http://nostallgiabrasil.blogspot.com/

Escorpião Ninja

Mensagens: 798
Cadastro: 27/08/2009

Nível 1

Mensagem publicada em 15/06/2012 01:03
Assinatura
Psn ID: Nitsuruji
Steam ID: minatohuatsu





Lemos778

Mensagens: 970
Cadastro: 07/09/2011

Nível 1

Mensagem publicada em 15/06/2012 02:50
Pirei

Nunca joguei esse jogo, preciso jogar ele um dia.
Assinatura
PSN: Lemos778
WiiU: Lemos778

maxzinezi

Mensagens: 408
Cadastro: 12/08/2010

Nível 1

Mensagem publicada em 15/06/2012 04:54
Marcando pra ler depois!

Esse jogo foi simplesmente um dos melhores da minha vida, me sentia lá em Yokosuka, dentro do jogo, andando pelas ruas, entrando em cada cômodo e vislumbrando tudo. Colecionando bolinhas pra ganhar surpresinha tb hahaha!!
Assinatura
PSN ID: maxzinezi

Recomendações: http://forum.jogos.uol.com.br/recomendacoes-user-maxzinezi_t_1170620

Pessoal com quem já negociei e recomendo: Kung Fu Boy *KFWS4ever*, Mirukage, RAFAPAVA, claudiofsaymon, Lolo Ralf, joaotjf, Diego-Xbox, Marcello leite.

Mangaba

Mensagens: 5143
Cadastro: 29/12/2009

Nível 4

Mensagem publicada em 15/06/2012 08:07
tópico nenem


uma dúvida: quantas horas leva pra acabar esse game mais ou menos?
Assinatura
Um jeito neném de levar a vida....

chinellatto

Mensagens: 1846
Cadastro: 18/07/2011

Nível 2

Mensagem publicada em 15/06/2012 09:06
maior frustração da minha "vida gamer", não ter visto o final da sério, pra mim top 3 melhores jogos de todos os tempos!
Assinatura

Mr.Games

Mensagens: 9432
Cadastro: 16/12/2003

Nível 3

Mensagem publicada em 15/06/2012 09:11
é um jogo a frente de seu tempo.
Assinatura
PSN id: Eros-Br
WiiU: Eros-Br
LIVE: Eros Reis
3DS friend code 0189 8416 7901

Cada console tem o seu mérito e merece respeito

alguns dos meus consoles
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1425769_781728065186043_1309018899_n.jpg

http://img99.imageshack.us/img99/3508/dsc07129.jpg

https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/18911_573602552665263_786950106_n.jpg

http://alvanista.com/eros

#Força_Gandalf

Entertain Us

Mensagens: 5544
Cadastro: 23/04/2010

Nível 3

Mensagem publicada em 15/06/2012 09:35
Obra-prima é pouco para esta maravilha do gênio Yu Suzuki, ESSE SIM GÊNIO !!!

Só quem tinha o Dreamcast e jogou essa obra-prima sabe do tanto que esse game foi a frente de seu tempo !!!

Com gráficos absolutamente inacreditáveis para a época, que dispensavam CGs(e dispensava não por conta de limitação de mídia, não era cartucho) mas para deixar o game ainda mais impressionante, com qualidade de algumas cenas comparáveis com algumas CGs da época e realmente com a qualidade que tem, não precisava mesmo de CGs !!!

Influencia CLARA também de Virtua Fighter nas lutas, já que é um game do criador de Virtua Fighter, o vilão maior com o mesmo visual e estilo de luta de Lau Chan.
Assinatura
Virtua Fighter a pioneira, revolucionária e mais respeitada franquia de luta 3D, o mundo para a cada lançamento de um novo Virtua Fighter !

Serio que teve um console de cartuchão por ae que ficou SEM STREET FIGHTER, SEM TOMB RAIDER e sem a abóbora do espaço ? console sofrível !

___GOIÁS ESPORTE CLUBE___
Time do meu Estado, MEU ÚNICO TIME !

PS4



Hurley.

Mensagens: 26595
Cadastro: 14/09/2004

Nível 4

Mensagem publicada em 15/06/2012 09:43
Lemos778
Pirei

Nunca joguei esse jogo, preciso jogar ele um dia.

Você não sabe oque está perdendo.

Não deixe de jogar Shenmue I e II. Ambos são excelentes jogos e te prendem do começo ao fim da história.
Assinatura


Relembre o melhor programa de games do Brasil: STARGAME

gmila84

Mensagens: 9195
Cadastro: 13/11/2009

Nível 0

Mensagem publicada em 15/06/2012 10:01
Jogo que tive a felicidade de jogar e zerar na época.

Lendário! Épico!

P.s.: Eu piro nessa versão de Saturn!

Mensagem editada pelo usuário gmila84 em 15/06/2012 10:02.
Assinatura
email: gmila84@gmail.com

Minhas negociações e recomendações:
Antigo link: http://forum.jogos.uol.com.br/minhas-negociacoes-ps3ndsps2gcpc_t_1011293

Novo: http://beta.forum.jogos.uol.com.br/mensagens/?query=3599573

Negociações com mais de 100 users diferentes, Lista VIP (26/11/2013)!

8Bits16Hearts

Mensagens: 16001
Cadastro: 10/11/2006

Nível 5

Mensagem publicada em 15/06/2012 10:15
Realmente a frente do seu tempo...
Assinatura
8Bits16Hearts

TIMÃO CAMPEÃO DE TUDO 2012/2013

1990 * 1998 * 1999 * 2005 * 2011 * 2015 * 2017

IN PIXEL WE TRUST

Enishi17;

Mensagens: 11444
Cadastro: 21/09/2004

Nível 0

Mensagem publicada em 15/06/2012 10:49
Espero que a versao em HD pra Live e PSN saia mesmo como alguns rumores apontam...
Assinatura
FêFahh_Pardal
Minha piriguétchi safada. Você é demais. Sabe que te adoro muito muito, não sabe?. NÃO SABE? ORDINÁRIA!!!! AGORA VC SABE. Bjão, lindo!!!.

Rámon Salazar
Você é bom demais Enishi

Cinderella!
Esse Marcelo é fogo.


Predador IV

ENISHI 17 NAO PRECISA DE AVALIACAO
VC É BOM MAN, USER DAS ANTIGAS, MERECE BONS CARROS E BOAS PUT@S BARATAS PARA DETONAR.

Mica+

Mensagens: 2201
Cadastro: 06/06/2012

Nível 3

Mensagem publicada em 15/06/2012 11:49
lembro qd li um review dele em uma revista de games, único momento em que desejei fortemente ter um dreamcast

Kratos-GoW

Mensagens: 18584
Cadastro: 01/01/2012

Nível 5

Mensagem publicada em 15/06/2012 12:54
nunca consegui completar a tela dos itens desse jogo, nem faço ideia de como conseguir isso, o máximo que fiz foi masterizar todos os golpes.

pra mim o melhor jogo estilo oriental que já joguei na vida.
Assinatura
LIVE ID: pitifulkyosuke
PSN ID: PitifulKyosuke
(Atari2600) - PC

redstar

Mensagens: 74
Cadastro: 15/02/2009

Nível 0

Mensagem publicada em 15/06/2012 13:08
Garanto que esse jogo é umas das cartar na manga que a SEGA tem,infelizmente não consigo enchergar um jogo tão criativo nessa geração,por que se voçe para pra pensar,o resto é copia.
Assinatura
GAMERTAG XBOX. REDSTAR BR
ID PSN. R3DS74R_Br
ID Nintendo REDSTAR Br

mrs69

Mensagens: 53
Cadastro: 18/12/2011

Nível 0

Mensagem publicada em 15/06/2012 13:25
Alguém ai já jogou no PC com emulado? sera que e 100% jogável?
Assinatura
Shin Missoka


Chrono Cross é o lixo mais falho, que só agrada a geraçãozinha playstation visto que só jogam esse tipo de jogo em seus consoles imundos e que o mais próximo que já chegaram de um RPG de verdade foi a porcaria afeminada do final fantasy, e que nem chega a ser um RPG, e sim uma tentativa abstrata de copiar os antigos Ultimas



- Castor Troy -

Mensagens: 4
Cadastro: 11/06/2012

Nível 0

Mensagem publicada em 15/06/2012 13:31

TCaires

Mensagens: 641
Cadastro: 03/05/2011

Nível 1

Mensagem publicada em 15/06/2012 13:42
mrs69
Alguém ai já jogou no PC com emulado? sera que e 100% jogável?

Bem, o primeiro eu nunca tentei, mas existe o conhecido problema que deixa o Ryo transparente.
O segundo pra mim rodou lisinho, sem problemas nenhum, até eu tentar um golpe super secreto lá e não sair de jeito nenhum... mas já vi que tem gente que conseguiu passar disso sem problemas.
Outra coisa que acho não ser possível é jogar os jogos do Arcade.


Quanto ao jogo, só uma palavra: INESQUECÍVEL!

Mensagem editada pelo usuário TCaires em 15/06/2012 13:43.
Assinatura
PSN ID: TheCaires
Gamertag: KlMDRACULA

Proudly owns: Vita 3 U
_____________________
Negociações bem sucedidas com:

HillBilly, t18fm (2x), TruckyGarcia, Lord_Ganon, Brukuns, Sugizo, GrUnGe :), marskman, agente_deckard(2x), Henipoir, Lescano, psco, DIGITAL CODES, Loud Striffer, Bastardo do Capeta, Davet Games, jessesidnei, joyzão, J4P0N315, alex.avonts, FFFortesSP, Juniko, -Glaydson-Morais-, Prado_2008.
Páginas:  1  2   3   4   5   | primeira | anterior | próxima | última
Quem está online
0 usuários cadastrados e 1 visitantes.

Busque no forum:

Média geral    4.5 (18 votos)

15 votos (83.33%)

Excelente

0 votos (0.0%)

Ótimo

0 votos (0.0%)

Bom

0 votos (0.0%)

Regular

3 votos (16.66%)

Ruim