O Juízo Final (The Rapture) - 1991, de Michael Tolkin
Uma das visões mais aterrorizantes do apocalipse, pelos olhos de uma "convertida".
A primeira parte mostra a história de uma operadora de telemarketing em Los Angeles. Logo no início já sabemos que vamos acompanhar alguém com a vida definhando. Ela e o parceiro bebem e se drogam, frequentam casas de swing com frequência. São dois perdidos que procuram desesperadamente preencher uma lacuna nas suas vidas.
Até que, por influência de colegas, ela conhece a Bíblia. Além de se tornar uma cristã fervorosa, ela também passa a acreditar na proximidade do juízo final. Consegue converter o parceiro, com que acaba se casando e tendo uma filha.
Tudo muito bonito e "cristão". Até acontecerem algumas coisas, que eu não vou contar, que a fazem acreditar na iminência do juízo final. A crença se torna obsessão e a realidade se mostra cada vez mais insignificante em face à "ruptura".
Um dos maiores feitos do filme é tocar em assuntos delicados como fé, destino, salvação e moral sem ser raso. Tudo é feito com o propósito de engrandecer a personagem principal. Ao acompanhar essa fábula sobre redenção, conseguimos compreender as ações da mulher, por mais grotescas que pareçam.
Não vou contar como o filme termina, mas posso dizer que o clímax primoroso. Todos os caminhos apontados pelo filme se encontram no fim...uma mistura rara de surpresa com inevitabilidade.
Mensagem editada pelo
usuário Roadkill Skunk
em 11/06/2012 14:12.
sou da época do xinelo, não preciso de suas recomendações padocas.
Assinatura
Byakuran
perder virgindade com * é que nem zerar um jogo no very easy, ou assistir pelo youtube e dizer que zerou
Momotaros Cinéfilo de verdade só assiste no idioma original sem legenda. Gente que é contra dublagem, mas vê legendado soa até hipócrita. Se a pessoa gosta de cinema japonês que vá aprender o idioma original da obra. Ou então assiste sem legenda mesmo e procura entender a história por outras formas (pesquisa na internet e etc).
- they annoy me those who employ me, they could destroy me, they should enjoy me
we eat chinese off our knees and look for each other in the tv screen..