Busque no forum:

Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
02/09/2010 16:57

Relembrando os grandes jogos de navinha(shoot'em up ou scrolling shooter )

Páginas:  1  2   3   4   | primeira | anterior | próxima | última

Akkuma

Cadastro: 31/08/2010

Nível 0

Eu já fiz um tópico sobre esse assunto, mas faz mt tempo e também n encontrei.

Quero ajuda de vcs, postem imagens organizadas ou videos organizados sobre esse gênero que marcou mt gente. Vou apenas citar aqui os grandes jogos de navinha que deixaram mt marmanjo de cabelo em pé, vou começar com o Mega Drive pq foi o console que mais joguei nesse gênero, n irei esquecer do Arcade, Atati, Snes, Saturn, PSX, Dreamcast e PS2. Mais tarde irei postar dos outros consoles, aguardem! Lets Go!

Truxton, 1989 - Um clássico dos arcades que ficou popular na versão para Mega Drive, o jogo é altamente viciante pela sua jogabilidade e um desafio bem genial.

Gaiares, 1990 - Um jogo exclusivo para o Mega Drive, sua caracteristica principal era a jogabilidade diferenciada, seu tiros variavam de acordo com os inimigos que vc roubava a energia.

Thunder Force IV, 1992 - As versões anteriores foram inesquecíveis, mas a versão IV turbinou os gráficos e um som rock n roll de primeira.

Phelios, 1990 - Um jogo memorável com belos gráficos e ótima jogabilidade. Um guerreiro monta seu Pégasus para salvar a princesa apenas utilizando sua espada mágica como principal arma.

Magic Girl, 1991 - Com gráficos bem coloridos e animados o jogo oferece bela diversão e boas magias.

Fire Shark, 1990 - Baseado na versão arcade de 1989, o jogo é bastante viciante e desafiador. Gráficos simples e belas batalhas lhe aguardam.

Fire Mustang, 1991 - Outro bom jogo para a sua sessão da tarde.

Greylancer, 1992 - Com gráficos acima da média, boa história com animações, grande variedade de armas e inimigos e ótimo para iniciante pois n é mt dificil de terminar.

Soul Deace, 1993 - Faz bonito no Mega Drive, mas poderia ter sido bem melhor para o Sega CD, que pelo menos conta com uma bela abertura e músicas de cair o queixo. Com certeza vale uma conferida, irá render boas horas de diversão.

Silpheed, 1993 - Silpheed é um clássico do Sega CD, que todo bom gamer deveria jogar, ainda mais se for fã do console ou de shooters. Ele aproveita de forma magistral o poder do Sega CD. Quem dera se todos os games lançados para o Sega CD tivessem a mesma qualidade de Silpheed, com certeza seria um dos consoles mais vendidos na história. Ele peca um pouco na qualidade da trilha sonora, mas acredite, você nem vai perceber quando estiver jogando. O melhor shooter lançado na geração 16 Bits.

Elemental Master, 1990 - JOgabilidade bem original e som por Toshiharu Yamanishi que fez a trilha sonora de Thunder Force, é diversão garantida

Panorama Cotton, 1994 - Com gráficos 3D e bem coloridos e uma bruxinha com balas bem loucas garantem um boa dose de diversão.

Musha Aleste, 1990 - Faz parte da série Aleste, o jogo é bastante popular entre os fãs do gênero e é um do jogos mais caro do Mega Drive. O jogo se caracteriza por ter uma jogabilidade bem particular.

Raiden Trad, 1991 - A versão do Mega Drive ficou bastante semelhante a versão do Arcade, destacando para a velocidade do jogo.

Viewpoint, 1994 - Exclusivo do Genesis, port fenomenal do jogo de Neo Geo, com sua perspectiva isométrica e ótima jogabilidade.

Gynoug, 1991 - Conhecido como Wings of Wor no Ocidente, possui belos gráficos bem coloridos e animados e bom desafio.

Twin Hawk, 1990 - Outro jogaço vindo direto do arcade foi lançado também para PC-Engine. Recomandado para todos amantes de shooters simples e viciante.

Verytex, 1991 - Jamais poderia esquecer desse shooter que me fez quebrar a cabeça a tarde do domingo inteira para entregar a fita na segunda. Os gráficos são simples mas o desafio dele é chapante!

Ikagura, 2002 - Um jogaço da Treasure, com gráficos luxúrios e uma jogabilidade surpreendente e original, Ikagura é um verdadeiro desafio para qualquer fera do shooter.

Giga Wing, 1999 - Lançado no mesmo ano da versão Arcade, GW recebeu também uma continuação, Giga Wing 2. O jogo segue o esquema dos clássicos shooters verticais, mas com um detalhe, é tanta bala que você ficará de cabelo em pé procurando o espaço mínimo para fugir delas e isso tudo em ritmo acelerado. Recomendado para aquele que são feras em shooters difíceis ao extremo.

Gunbird 2, 2000 - Também originário do arcade e lançado pouco depois para o Dreamcast, este shooter segue o esquema de Parodius, principalmente nos designs dos chefes e das fases. O jogo possui belos gráficos e bom desafio.

Mars Matrix: Hyper Solid Shooting, 2000 - Segue o mesmo esquema de Giga Wing, lançado para Arcade e logo depois para o Dreamcast.

Under Defeat, 2006 - O Dreamcast é o morto-vivo mais longínquo da história dos videogames e a prova é esse jogo, mesmo não sendo fabricado o rapaz ainda consegue receber bons jogos de produtoras terceirizadas e Under Defeat é um shooter de primeira linha, com efeitos visuais de tirar o fôlego e altamente recomendado para os amantes de shooters.

Thunder Force V, 1997 - Pra mim o melhor shooter que já joguei na minha vida, gráficos lindos, efeitos visuais incríveis, som pauleira! adrenalina pura e um desafio na medida certa. Pena que é curto, mas está na lista dos tops de shooters que já existiu na história dos videogames.

Radiant Silvergun, 1998 - Considerado por muitos como o melhor shooter de todos os tempos, com visuais bastante sofisticados e um desafio extremo.

Axelay, 1992 - Considerado um dos melhores jogos de shooters já lançado, possui efeitos visuais sofisticados e bonitos, jogão viciante e desafiador!

Sonic Wings, 199X - Pra mim foi o melhor shooter que já joguei no Snes, aquelas aviões representando nacionalidades eram da hora! Magias gigantes e um replay sensacional. Sem contar os efeitos sonoros de babar! 10! Está na minha lista top de shooters!

Gradius 3, 1991 - Ele também não poderia faltar no cardápio de opções do Snes. É o clássico da Konami em ótima performance para o Snes.

UN Squadron, 1991 - Grande shooter do Arcade da Capcom apesar da simplificação, o jogo no Snes ficou bem legal e agradável.

Super Aleste, 1992 - Tem muitas fases exuberantes e variadas. E claro bastantes armas colecionáveis. O jogo tem algumas pequenas diferenças em relação ao life que é vinculada a arma, só jogando pra você entender!

R-Type III, 1993 - Quando se fala referencia de shooters para o Snes, R-Type sempre é lembrado. Com belos cenários, efeitos legais e um bom desafio garantem boa diversão.

Einhander, 1997 - Recebeu boas críticas dos jogdores que elogiaram seus gráficos e a sua jogabilidade. O jogo é bem hi-tech futurista acompanhado por uma música que faz juz aos gráficos 2.5D, ou seja, muito techno de primeira.

Raystorm, 1997 - Originalmente lançado para Arcade em 96, também recebeu uma versão saturniana com outro nome, Layer Section II. Com visão vertical o jogo agrada bastante aos amantes de shooters por ter belas explosões e cenários poligonais bem bonitos.

G-Darius, 1998 - Originalmente lançado para Arcade em 97, recebeu versões para PS1 e PS2. O jogo usa bastante os gráficos 3D poligonal.

Sonic Wings 2, 1995 - Conhecido por aqui como Aero Fighters, o jogo é um shooter vertical com intensa ação frenética, também lançada originalmente no Arcade em 94 sendo um dos shooters mais jogados da época. Foi lançado uma sequencia direta, o SOnic Wings 3 ou Aero Fighters 3.

Strikers 1945 Plus, 1994 - Um dos shooter do Neo Geo mais jogados por se tratar de um remix das versões do arcade de Strikers 1945 e Strikers 1945 II. Gráficos em puro sprites 2D de bela qualidade. Foi relançado em 1999 para o PSX.

Alpha Mission II, 1991 - Alpha Mission I foi lançado em 1985 para Arcade e posteriormente para o NEs em 1986. Sua sequencia saiu para o Arcade e o Neo Geo. É um cartucho muito raro de encontrar e logicamente caro para comprar.

Ghosts Pilots, 1991 - Excelente shooter vertical, lindos gráficos e boa trilha sonora. Recomendado para os amantes de shooters.

Blazing Star, 1998 - Um dos ultimos jogos para o finado Neo Geo, utilizando técnicas do Pseudo-3D, muito consideram o melhor shooter do Neo Geo na categoria visual.

Gradius V, 2004 - O shooter mais completo do PS2, gráficos maravilhosos, boa música, excelente desafio e jogabilidade de primeira. Ritmo frenético nas batalhas entre os chefes e os inimigos.

Thunder Force VI, 2008 - O jogo seria lançado para o Dreamcast no ano de 2000, mas infelizmente a produtora cancelou o jogo e depois de 8 anos a SEGA decidiu aproveitar o projeto e lançar para o PS2. O jogo segue a mesma linha da franquia, principalmente a versão V. O jogo tem visuais impressionantes, batalhas com chefes incriveis ao som de rock metal e a velha e boa jogabilidade de Thunder Force mantida. Apesar das melhorias, ainda continua curto e não ouve novidades, como disse antes ele copia Thunder Force V, não necessariamente seja ruim, mas deveriam ter melhorado em vários aspectos. Outro detalhe é a música das fases, não são ruins de fato mas não chegam nem perto daquelas apresentadas na versão V e até as músicas dos chefes não chegam no nível da versão V. Apesar desses percalços, Thunder Force VI continua sendo viciante e atraente, merece estar na lista!

Silpheed: The Lost Planet, 2001 - A continuação do clássico do Sega-CD, Silpheed para PS2 impressionou pelo visual arrasador, mesmo sendo um dos primeiros jogos da primeira geração PS2. Apesar de sofrer forte influencia de Thunder Force V, principalmente na parte dos avisos de batalhas, o jogo tem suas particularidades, como os efeitos visuais e o jogo de câmeras dos cenários 3D bem bacana. Infelizmente o jogo n tem um desafio dos clássicos shooters, focando mais em batalhas entre sub-chefes e chefes. Ficando limitado demais as batalhas com os inimigos normais. Se não fosse por esse mero detalhe, Silpheed The Lost Planet seria o melhor shooter do PS2.

pra lembrar depois Asteroids,, Galaga, Parodius, Giga Wing 1 e 2, Gunbird, Mars Matrix: Hyper Solid Shooting, Macross, Zero Gunner 2...

Mensagem editada pelo usuário Akkuma em 04/09/2010 07:53.

Doctor Scorpion

Cadastro: 17/06/2010

Nível 1

Mensagem publicada em 02/09/2010 17:07

1942, o clássico

Assinatura
PSN: DR_Scorpion_BR

COD BO2
Uncharted 2 & 3
MK9
GTA 5 & 4
PES 2013 & 2011
GOW 3
RE 5 & 6
SSF4
Batman Arkham City
RDR Complete Edition
Last of Us
NFS Shift 2

H. R. Giger

Cadastro: 27/08/2010

Nível 1

Mensagem publicada em 02/09/2010 17:42
Mega Drive é o melhor nesse estilo disparado pra mim !!

TRUXTON, Thunder Force III e IV, Gaiares ETERNOS !!!

E o bom é que mesmo tendo jogado MUITOS games do Mega Drive no estilo ainda to descobrindo outros, Mega é lotado de excelentes games de navinha !
Assinatura
Sim o gênio da arte bizarra, pari e criei o ALIEN.

H. R. Giger

Nível 1

Mensagem publicada em 02/09/2010 17:44
Tem muiots ae que vc pode colocar do Mega Drive ainda Akkuma como o Gynoug, a fase final desse game é obra-prima !
Assinatura

Iscurrega

Cadastro: 21/04/2005

Nível 4

Mensagem publicada em 02/09/2010 17:45
q eu me lembre agora

R-Type do Master System

Astro-Warrior tb do Master

O asteroids, não sei de qual sistema

H. R. Giger
Mega Drive é o melhor nesse estilo disparado pra mim !!

TRUXTON, Thunder Force III e IV, Gaiares ETERNOS !!!

E o bom é que mesmo tendo jogado MUITOS games do Mega Drive no estilo ainda to descobrindo outros, Mega é lotado de excelentes games de navinha !

Esse Gaiares tem alguma coisa a ver com aquele sagaia/Darius? Lembrei desse jogo qdo vc citou esse ae, talvez por causa do nome, sei la

Mensagem editada pelo usuário Iscurrega em 02/09/2010 17:47.
Assinatura
Salve o XV de Novembro!
Glorioso Esquadrão!

H. R. Giger

Nível 1

Mensagem publicada em 02/09/2010 17:50
Não iscurrega, Gaiares não tem nada a ver com Darius.
Assinatura

Iscurrega

Cadastro: 21/04/2005

Nível 4

Mensagem publicada em 02/09/2010 18:08
H. R. Giger
Não iscurrega, Gaiares não tem nada a ver com Darius.

hahah blz
Assinatura
Salve o XV de Novembro!
Glorioso Esquadrão!

corisco

Cadastro: 10/01/2004

Nível 1

Mensagem publicada em 02/09/2010 18:12
Sol-Deace é a versão do Sol-Feace de Mega/Sega CD, que não houve mudanças no jogo em si, mas sim no som e outros detalhes. A versão em cartucho só saiu no ocidente.

Das gerações de cartucho, o Mega Drive e o PC-Engine reinaram, inúmeros ports de arcade, toneladas de jogos exclusivos, são tantos jogos que daria para os mais leigos passarem muito, muito tempo se surpreendendo.
Nessa época, os hit boxes das naves (ponto vulnerável) era praticamente do tamanho da nave, aumentando assim a dificuldade, e não deixando nada a dever para os danmaku shooters (bullet hell) que vieram a partir da geração 32bits, com o port de arcade para PSX e Saturn, Donpachi.

Vou acrescentar alguns na lista de Mega:

Slap Fight MD, vertical shooter com trilha sonora do mestre Yuzo Koshiro

Uchuu Senkan Gomora - horizontal shooter, jogabilidade única dois jogadores na mesma nave, um controlando a nave e a metralhadora e outro os canhões.

Viewpoint - Exclusivo do Genesis, port fenomenal do jogo de Neo Geo, com sua perspectiva isométrica e ótima jogabilidade.

Undeadline - Vertical shooter, você controla um guerreiro por hordas de monstros e bichos peçonhentos. Dificuldade acima da média, mas muito divertido.

Mega Swiv - Exclusivo europeu, port do PC muito bem feito. Vertical shooter.

V-V (V-Five) - Vertical shooter dos melhores, comecido nos arcades como Storm Grinder, definitivamente não é pra iniciantes. Jogabilidade perfeita.

Battle Mania 1/Battle Mania 2 - O primeiro saiu nos ocidente como Trouble Shooter, são horizontal shooters com clima de anime, ótimos gráficos, sons e jogabilidade ímpar que fez dessa dupla de jogos ter uma grande reputação entre os shmupers.

Outros jogos como Curse, Crying, Arrow Flash, Aero Blasters, Same!Same!Same! entre tantos outros fizeram e ainda fazem a festa de muitos shooter maníacos como eu, só pra citar os de Mega.

Poderia citar mais e de outros consoles como o PSX, PS2, Saturn, PC-Engine, Famicom, e mesmo o Super Famicom/SNES que teve poucos representantes desse gênero, mas seria algo perto do infinito

H. R. Giger

Nível 1

Mensagem publicada em 02/09/2010 18:50
O Grind Storm é muito difícil.

Outro que descobri e achei ótimo é o Eliminate Down, só não gostei de ter que mudar a velocidade da nave com o game pausado.

Mensagem editada pelo usuário H. R. Giger em 02/09/2010 18:51.
Assinatura

corisco

Nível 1

Mensagem publicada em 02/09/2010 19:14
H. R. Giger

Outro que descobri e achei ótimo é o Eliminate Down, só não gostei de ter que mudar a velocidade da nave com o game pausado.

Eliminate Down é um jogaço, ótima menção. Tenho ele e de vez em quando dou uma treinada. Aquele mini game que vem é inútil, mas o jogo em si é ótimo, sem dizer na trilha sonora, que é um dos pontos fortes do jogo.
O lance da velocidade é meio estraho mesmo, depois de um tempo você já sabe qual velocidade usar em cada estágio.

Colt.45

Cadastro: 03/02/2008

Nível 5

Mensagem publicada em 02/09/2010 19:40
Doctor Scorpion

Tenho o cartucho. Eu zerei recentemente, foram 3 horas pra poder zerar um jogo que sem morrer voce zera em 30 minutos.

Eu tentei jogar os jogos do Mega, mas achei meio que frenéticos, muito rapidos e faltou suavidade. R-Type III é meio lerdo, mas em alguns momentos muito rapido, como o quarto chefe. E tem fases muito bem construidas. Não tem um jogo do Mega que chega, na minha opinião, no nivel do R-Type 3.

A versão do psx, R-Type Delta, tambem é muito boa.
Assinatura
"Presa no objeto que toma para objeto, ela descobre qualquer coisa do objeto, mas que não é verdadeiramente objetivado pois se trata dos próprios príncipios do objeto."

"Se há uma verdade é que a verdade está em jogo nas lutas."

"Existir é diferir."

"O jogo cria a illusio, o investimento no jogo, que habituado ao jogo, pois que é feito pelo jogo, joga o jogo e, por esse meio, o faz existir." Pierre Bourdieu

H. R. Giger

Nível 1

Mensagem publicada em 02/09/2010 19:57
corisco
H. R. Giger

Eliminate Down é um jogaço, ótima menção. Tenho ele e de vez em quando dou uma treinada. Aquele mini game que vem é inútil, mas o jogo em si é ótimo, sem dizer na trilha sonora, que é um dos pontos fortes do jogo.
O lance da velocidade é meio estraho mesmo, depois de um tempo você já sabe qual velocidade usar em cada estágio.

E os gráficos são ótimos, ainda não joguei o mini game, mas depois experimento.

E nada a ver isso que o Colt.45 falou, que falta suavidade nos games de navinha do Mega como se quisesse defender o hardware mais lento e com slowdow do snes.
Dentro da gama de games de Shoot'n Up do Mega Drive tem os mais frenéticos e tem também os mais suaves como diz o Colt.45, exemplo de frenético Thunder Force III e IV, exemplos que não tem nada de frenético, mas não chega a ser lento é TRUXTON, e tem vários outros exemplos de jogos de navinha no Mega que não são frenético, Darius 2 é um deles.

Esse comentário pra mim não colou do Colt.45

Mensagem editada pelo usuário H. R. Giger em 02/09/2010 20:07.
Assinatura

fúria 94

Cadastro: 30/01/2009

Nível 0

Mensagem publicada em 02/09/2010 20:00
eu sou fascinado pelo Fire Mustang...muito legal mesmo...
Assinatura
Visitem a Round ONE Games: http://www.round1.com.br/blog/

H. R. Giger

Nível 1

Mensagem publicada em 02/09/2010 20:03
fúria 94

Saiu esse pra quais sistemas ?

Assinatura

fúria 94

Cadastro: 30/01/2009

Nível 0

Mensagem publicada em 02/09/2010 20:07
H. R. Giger
fúria 94

só conheço pro Mega Drive...se tem pra outros eu não sei...

Mensagem editada pelo usuário fúria 94 em 02/09/2010 20:08.
Assinatura
Visitem a Round ONE Games: http://www.round1.com.br/blog/

corisco

Nível 1

Mensagem publicada em 02/09/2010 20:09
H. R. Giger
fúria 94

Mega Drive (só no Japão) e para Arcade. Joguem a versão de arcade emulado no pc ou no Xbox, é fenomenal.
Jogo fenomenal.

H. R. Giger

Nível 1

Mensagem publicada em 02/09/2010 20:13
A produtora de Truxton é a mesma de Fire Shark ??

E que vejo muita semelhança entre os dois games, apesar de preferir muito mais o Truxton em tudo gráficos, trilha sonora, tudo.
Assinatura

Colt.45

Cadastro: 03/02/2008

Nível 5

Mensagem publicada em 02/09/2010 20:16
H. R. Giger
corisco
H. R. Giger

E os gráficos são ótimos, ainda não joguei o mini game, mas depois experimento.

E nada a ver isso que o Colt.45 falou, que falta suavidade nos games de navinha do Mega como se quisesse defender o hardware mais lento e com slowdow do snes.
Dentro da gama de games de Shoot'n Up do Mega Drive tem os mais frenéticos e tem também os mais suaves como diz o Colt.45, exemplo de frenético Thunder Force III e IV, exemplos que não tem nada de frenético, mas não chega a ser lento é TRUXTON, e tem vários outros exemplos de jogos de navinha no Mega que não são frenético, Darius 2 é um deles.

Esse comentário pra mim não colou do Colt.45

Não joguei esse Truxton, então vou testar.
Assinatura
"Presa no objeto que toma para objeto, ela descobre qualquer coisa do objeto, mas que não é verdadeiramente objetivado pois se trata dos próprios príncipios do objeto."

"Se há uma verdade é que a verdade está em jogo nas lutas."

"Existir é diferir."

"O jogo cria a illusio, o investimento no jogo, que habituado ao jogo, pois que é feito pelo jogo, joga o jogo e, por esse meio, o faz existir." Pierre Bourdieu

PhillipFLU

Cadastro: 08/01/2009

Nível 1

Mensagem publicada em 02/09/2010 20:22
O que eu mais joguei foi o R-type do Master, muito bom

Aero Fighters 2 e 3 no Neo Geo Cd tb são bons, joguei aqui

Assinatura
FLUMINENSE FOOTBALL CLUB

SEGA SNK

Gamertag: PhillipFLU

PSN ID: PhillipFFC

corisco

Nível 1

Mensagem publicada em 02/09/2010 20:40
Colt.45
Doctor Scorpion

Tenho o cartucho. Eu zerei recentemente, foram 3 horas pra poder zerar um jogo que sem morrer voce zera em 30 minutos.

Eu tentei jogar os jogos do Mega, mas achei meio que frenéticos, muito rapidos e faltou suavidade. R-Type III é meio lerdo, mas em alguns momentos muito rapido, como o quarto chefe. E tem fases muito bem construidas. Não tem um jogo do Mega que chega, na minha opinião, no nivel do R-Type 3.

A versão do psx, R-Type Delta, tambem é muito boa.

Sinto cara, mas acho que ou você não conhece o gênero suficiente ou está pendendo para o console que possa vir a preferir.

Super R-Type de SNES foi um jogo mal programado e até a própria Irem admitiu, lançando depois o seu melhor shooter no console e um dos melhores da série.
No Super R-Type há slowdowns há todo momento e chegam a tirar a concentração até dos gamers mais sérios, coisa praticamente inexistente no R-Type III.
Suavidade é o que mais há nos shooters de Mega. Compare o Raiden Trad do Mega e o Raiden Densetsu de Super Famicom e veja por si a diferença que faz um processador mais rápido. Obviamente sem desmerecer os shooters do Super Nes/Super Famicom (mesmo que bem poucos), dos quais coleciono e os jogo sempre que posso, especialmente o Area 88, Darius Force e Super Aleste.

Quanto às versões da série para PSX, concordo 100%, são jogaços, tanto o Delta, como o R-Types. O ápice da série está no Final, pra PS2, que beira a perfeição.
Páginas:  1  2   3   4   | primeira | anterior | próxima | última