Azeon
Cadastro: 13/03/2004
Nível 3
E venho aqui ao final da trilogia da Naughty Dog para o PS3.
Primeiramente com uma nota :
Eu sou totalmente a favor da tradução e dublagem dos jogos para nosso idioma, mas que trabalho horrível fizeram na dublagem hein?! Da até asco jogar em português do Brasil, vergonhoso, não sei se foi culpa do estúdio que traduziu ou da NG que não deu o material adequado, talento temos de sobra (Guilherme Briggs,Wendel Bezerra, entre outros), mas deu a impressão que os tradutores fizeram o trabalho sem ver o jogo, parece que leram o texto e só.
Agora para a análise :
Como muitos sabem a minha maior crítica a este jogo não é ao jogo em si, mas a atmosfera criada pelos reviews e pelas pessoas que colocam esse jogo em um pedestal.
Novamente comparando a grande trilogia do cinema Indiana Jones, Uncharted segue a fórmula "Sessão da Tarde" de ser, com altas aventuras mundo afora, antes que alguém critique, não falo isso para desmerecer o jogo, afinal grandes clássicos como Goonies e a própria trilogia do Indiana passavam na Globo.
A fórmula é simples e é a mesma desde o primeiro : um mistério, algum lugar desconhecido e entre uma piada e outra do protagonista, tiros.
Neste jogo o combate corpo-a-corpo foi melhorado com algumas novas opções e alguns novos movimentos, achei legal o fato de você usar partes do cenário como arma, porém na minha opinião não foi muito bem implementado, pois no jogo todo você usa isso umas 6 ou 7 vezes no máximo.
É bem claro que a engine é a mesma, logo todos os defeitos presentes no 1 e no 2 se repetem aqui, alguns tiros na cabeça que não matam, algumas metralhadoras que causam menos dano que deveriam, mas aqui não era surpresa, já tinha passado por essa situação no 1 e no 2, não esperava diferente no 3 (não que seja um ponto positivo).
A Jogabilidade é a mesma, cover, shoot & run, a AI é menos burra dessa vez e lembra um pouco a do primeiro jogo, onde ficar parado = morte (mas em alguns pontos os inimigos ficam fixos), mas ainda sim algumas coisas bizonhas continuam acontecendo (não ser visto se estiver do lado do inimigo, mas ser visto uns 30M de distância no meio de uma tempestade de areia, por estar na "frente" do inimigo).
A história é aquela de sempre : o Drake seguindo pistas e seus inimigos sempre um passo a frente dele, mas dependendo dele para desvendar aquele pedaço faltante do quebra-cabeça, assim como no 2, ele "sofre", sempre tem algo despedaçando, ou quebrando para dificultar a vida dele...
Agora minha maior frustração com o jogo :
Na parte do deserto (não é spoiler, a capa do jogo é um avião destruído no deserto), o jogo constrói um clima tenso, de desespero e sobrevivência onde o Drake fica perdido no deserto, desidratado, fraco, engatinhando nas areias... achei isso muito legal, colocou um clima tenso no jogo, mas aí, aparece um inimigo e ele já age como se nada tivesse acontecido, como se a água já não fizesse mais falta, isso quebra o clima total do jogo, achei bem decepcionante, poderiam ter colocado um oásis antes só para ele beber uma água e "justificar" ele ficar normal do nada.
Os gráficos são aquela maravilha de sempre, neste o que mais me impressionou foi o lenço que o Drake usa no deserto, mas dessa vez não da para ver se os gráficos estão tão magníficos quanto no 2 por causa do deserto, é tudo amarelo e sujo, mas isso é óbvio.
Nota: Só eu que achei ou o rosto da Elena ta diferente no 3 ?
Enfim :
Uncharted 3 - acredito eu - fecha os jogos da série e coloca um ponto final.
Conta com os mesmos defeitos dos jogos anteriores, assim como as mesmas qualidades.
Uncharted 1,2 e 3 são virtualmente idênticos, com uma variação mínima no gameplay e na história, quem gostou do 1, gostará dos outros, quem não gostou, não gostará.
Para mim, Uncharted continua sendo um jogo bem mediano, que se não fossem pelos gráficos espetaculares seria apenas mais um jogo na vitrine, Naughty Dog já fez melhor (obrigado por Jak & Daxter).
Recomendo para ser alugado em um final de semana, tempo suficiente para terminar o jogo (acredito que 6 ou 8 horas).
Nota: 7/10
Coming up Next : Red Dead Redemption
Mensagem editada pelo
usuário Azeon
em 10/07/2012 09:53.
Assinatura

PSN ID : Azeon_Beorb
Persona 4 Gold, Rayman Origins
Minhas Recomendações
Uncharted : A trilogia mais Overrated dessa geração.
Sou Gamer : Aquele que aprecia um bom jogo independente da plataforma e não defende empresa alguma, afinal sou eu quem pago pelos meus jogos.