Onde estou?  Fórum UOL Jogos > PC
  •  
Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
05/11/2010 22:08

Jogo Brasileiro // OPINIÕES SOBRE ACTION-RPG

• Novo tópico
Páginas:  1  2   3   4   5   | primeira | anterior | próxima | última

henriqueam

Cadastro: 05/11/2010

Nível 0

Olá Comunidade UOL Jogos,

Estamos começando o desenvolvimento de um jogo, no estilo Action RPG, e gostaria de levantar algumas questões com vocês pois acredito muito que um bom começo seria levantar a opinião de muitos de vocês que tenho certeza conhecem muito de jogos, e jogos neste estilo principalmente.
Sendo assim, gostaria de ouvir de vocês algumas coisas como:

- Quantos gostam do estilo action-rpg (para quem não é familiarizado com ele, basta saber que o jogo Diablo 3 pertence a esse gênero) e por que?!
- Coisas que você ja gostou em jogos assim; Coisas que não gostou; Coisas que você gostaria de ver em jogos assim; Coisas que não gostaria.

Todas essas informações serão de grande auxílio e importância para nossa equipe criar algo atual e voltado para as expectativas dos jogadores de hoje.
Conto com o apoio de todos vocês da comunidade,
Estou aberto para quem tiver dúvidas e comentários.

Muito obrigado,
At.,
Henrique

Mensagem editada pelo usuário henriqueam em 05/11/2010 22:19.

leobtr

Cadastro: 20/10/2002

Nível 2

Mensagem publicada em 05/11/2010 22:14
Vou postar aqui coisas que eu acho importantes em Action-RPGs:

- Itens Aleatórios
- Sistemas secundários de equipamentos (gemas, runas, encantamentos)
- Multiplayer Coop
- Variedade de builds

Eu diria que itens aleatórios é o mais importante. Boa parte do sucesso de Borderlands por exemplo se deve a isso. Sei que é algo muito difícil de implementar, tanto é que muito poucos jogos tem.
Assinatura
Albert Szent-Györgyi

PANELA DUS TIOZINHO DUS GAMES : NÃO SOMOS VELHOS, SOMOS EXPERIENTES

Snow and Lights

Cadastro: 28/09/2009

Nível 3

Mensagem publicada em 05/11/2010 22:19
- Variedade de itens e poder melhora-los
- Skill Tree ampla
- Customização do personagem
- Boa história ( algo que prenda o jogador)
- Boa jogabilidade, Dungeon Siege II é um exemplo
Assinatura
Powernote GT6 - I7 3610QM - 8GB DDR3 1600MHz - GTX 670MX 3GB - Force GT 120GB - 500GB 7200 RPM - 15.6" Full HD

Hardworking, Alpha Male, Jackhammer

henriqueam

Nível 0

Mensagem publicada em 05/11/2010 22:22
leobtr

- Itens Aleatórios
- Multiplayer Coop
- Variedade de builds

Eu diria que itens aleatórios é o mais importante. Boa parte do sucesso de Borderlands por exemplo se deve a isso. Sei que é algo muito difícil de implementar, tanto é que muito poucos jogos tem.

Leobtr,
Obrigado por sua opinião,
Voce poderia me esclarecer o que exatamente quer dizer com itens aleatórios?

E sobre pontos negativos ou que gostaria de ver que ainda nao viu, alguma opinião?

At.,
Henrique

leobtr

Cadastro: 20/10/2002

Nível 2

Mensagem publicada em 05/11/2010 22:33
henriqueam
leobtr

- Itens Aleatórios
- Multiplayer Coop
- Variedade de builds

Leobtr,
Obrigado por sua opinião,
Voce poderia me esclarecer o que exatamente quer dizer com itens aleatórios?

E sobre pontos negativos ou que gostaria de ver que ainda nao viu, alguma opinião?

At.,
Henrique

Por exemplo, jogos como Diablo 2, Borderlands e Torchlight. O jogo gera os itens aleatóriamente quando eles caem no chão, é quase impossível encontar 2 itens iguais, até os únicos e set-itens tem variações. O item vem com X atributos mágicos que são escolhidos aleatoriamente de acordo com o item level. As mecânicas de Diablo 2 vc encontra em vários sites pela internet, e o que Torchlight e Borderlands fizeram foi copiar esse sistema de itens.

Ai vc pensa: "Mas vários RPGs tem itens aleatórios, pq tem os atributos mágicos que vem no item", mas te digo que não chega nem perto do nível de aleatoriedade desses 3 jogos que citei.

Algo que seria bem legal mas nunca vi é um Action-RPG que desse liberdade para os jogadores montarem suas missões para que os outros pudessem jogar, tipo o que tem no City of Heroes. Acho que daria uma longevidade muito boa ao jogo, apesar de ser complicado de fazer.
Assinatura
Albert Szent-Györgyi

PANELA DUS TIOZINHO DUS GAMES : NÃO SOMOS VELHOS, SOMOS EXPERIENTES

henriqueam

Nível 0

Mensagem publicada em 05/11/2010 22:57
Muito interessante a questão de você conseguir montar missões, vou analisar esta sugestão com mais atenção e colocar isso para o pessoal do game design.

Gostaria de mencionar também o fato do jogo utilizar visão isométrica, acreditamos ser um estilo interessante e atual (com a chegada de títulos como tomb raider, o próprio Diablo 3, entre outros).

Críticas e sugestões sobre isso também são bem vindas.

Maglotdonn

Cadastro: 24/08/2010

Nível 1

Mensagem publicada em 05/11/2010 23:02
vu viajar muito nessa questão, mas imaginem um jogo com graficos de tomb ou ate d3 e dungeon 3, podia fazer ate um MMo estilo UO
Assinatura
[img]http://i54.tinypic.com/x55oio.jpg[/img]

ASUS P5K QUAD CORE Q6600 2.4 2x2 2048 Giga Byte Corsair 320 Gigas
Placa de Vídeo XFX Radeon HD 6850 1GB 256-bit DDR5 HD-685X-ZNFC PCI Express 2.1 x16 - BOX Fonte Corsair 750W

henriqueam

Nível 0

Mensagem publicada em 05/11/2010 23:09
Maglotdonn
vu viajar muito nessa questão, mas imaginem um jogo com graficos de tomb ou ate d3 e dungeon 3, podia fazer ate um MMo estilo UO

O projeto esta sendo testado com gráficos na linha de Diablo 3, e camera no estilo Isométrica, que seria o mesmo do Diablo 3 e Tomb Raider para citar títulos mais recentes.
Mas quanto ao gênero do jogo, não seria MMO, não temos essa ambição a princípio, por questões de interesse do projeto.

Mas referente ao estilo, você tem opiniões, se gosta de jogos assim ou não, e sugestões tomando como base as perguntas que citei no primeiro post?

Obrigado por sua participação.

Grimspawn

Cadastro: 16/04/2007

Nível 2

Mensagem publicada em 05/11/2010 23:45
Cara, o amigo acima apontou diversos elementos que são quase essenciais em um action-rpg, como itens aleatórios, possibilidade de customizar e uma ampla escolha de builds com skills, etc.

O mais ineressante que ele comentou e é algo que eu gostaria bastante de ver em um jogo seria a possibilidade da comunidade criar "chapters", quests ou alguma coisa que funcionasse como um "universo paralelo" ao universo criado originalmente para o jogo.

Ou seja, vocês criariam a mecânica principal do jogo e a quest principal e deixariam as side quests para a comunidade montar, por exemplo.

O foco de vocês eria mais na jogabilidade em si, criar um action rpg realmente gostoso de se jogar.

São idéias, espero que ajudem e, principalmente, que consigam fazer algo legal.

Abs.
Assinatura
Brazil: serious-business country.

auswdory

Cadastro: 27/07/2010

Nível 1

Mensagem publicada em 06/11/2010 00:19
Vocês não prescisam implementar gráficos na linha de diablo 3, porque são muito caros e difíceis de serem trabalhados e para ficarem bem feitos prescisam de bastante tempo, façam algo com a unreal engine 3 basica mesmo ou inferior o importante eh ficar bem feito

Em um action-rpg estilo diablo 3 seria interessante ver itens diferenciados e legais, ai vai da parte dos designers como fazer armas bem diferentes que não sejam cansativas de serem olhadas ou muito repetitivas, eh masa jogar com armas bem diferentonas tipo com um olho no meio, com um relogio no meio para alterar o tempo, uma corrente que flutua no ar que vc controla, uma espada dupla de 6 laminas, espada d'agua esses itens que deixam um jogo legal

Lembro do MU grandioso sucesso aki no Brasil a um tempo atras, os itens eram muito variados e legais; as cores dos mesmos tambem coisa que se dificilmente se ve na maioria dos mmorpgs genericos por ai

O que vocês têem que fazer eh uma historia espetacular(outro ponto que a maioria dos jogos RPG pecam, eh sempre a mesma historia medieval, ai ficou sobre ameaçava do malvado(a) o mundo da terra dos dragoes encantados)

Tem que ter historia tipo waterworld, o planeta dos macacos, star wars, efeito borboleta, quinto elemento(ai vocês têem que ver se a historia sera no passado, presente ou futuro)

Fora a jogabilidade tem que ser realmente boa com mtas opçoes de combinaçoes de skills, akeles bixinhos que ficam ajudando o personagem principal tipo fadinha, morceguinho sempre funcionou nesses jogos, quem sabe vocês inovem colocando tipo uma skill com grande quantidade por exemplo de morceguinhos(+ todos atacando sincronicamente nda dessas coisas feitas de qualquer jeito)

Então eh isso espero ter ajudado

Earthin

Cadastro: 29/09/2010

Nível 1

Mensagem publicada em 06/11/2010 00:21
Diablo II é perfeito, se inspirem nele.
Assinatura
"A sua vida cairá em ruínas, caso derrube muitas pilastras"

Twist r0x

Cadastro: 06/06/2007

Nível 2

Mensagem publicada em 06/11/2010 00:25
é só não * nas quests.... se for para fazer quest, mate 40 bixos e traga o couro deles, é melhor deixar o jogo sem quest, aí o cara explora livremente...

faz tempo que não jogo action rpg....
Assinatura
>> Steam: twistr0x

:rimbuk2:

Cadastro: 16/05/2009

Nível 2

Mensagem publicada em 06/11/2010 00:45
Prefiro jogos com Quest mais definidas.
Por exemplo o Fallout 3 você vai pegando várias Quest e se perde com tanta Quest.
Uma ou duas por vez, está bom. E como o auswdory disse não precisa investir num gráfico a peso de Diablo 3, Torchlight foi um exelente Action RPG e os gráficos não são o do Diablo 3 ou seja gráfico não é tudo, tendo uma boa arte e gráficos caracteristico é possivel fazer um bom jogo com bons gráficos.
Assinatura
Recomendo os usúarios : Rollei; Kill4Fun

Pensamento das empresas de consoles :

Lokinhow
If you press a button and nothing awesome happens, then it's outdated.

henriqueam

Nível 0

Mensagem publicada em 06/11/2010 00:47
JA ADIANTO QUE O POST É GRANDE MAS TENTO COMENTAR TODOS OS PONTOS MENCIONADOS E AINDA FACO ALGUNS QUESTIONAMENTOS E OBSERVAÇÕES. ENTÃO NÃO DESANIME, LEIA ATÉ O FINAL!! ;)

Sim, quanto a estes itens essenciais, eles ja estão sendo trabalhados por nossa equipe, em relação a este funcionalidade de criar chapters, eu achei interessante mas tera que ser melhor trabalhada, vou colocar isso na pauta de nossa proxima reunião que acontecera na segunda feira.

Caso voces ou alguem consiga elaborar melhor esta idéia, e encorajo a faze-lo, sou todo ouvidos, digo uma maneira bem funcional de colocar isso em prática, porque ao mesmo tempo que a complexidade é grande nisso, é uma questao delicada para ser implementada, mas qualquer melhora nessa idéia, não deixe de compartilhar, estou curioso para saber se surgirão novas idéias como essa, e melhoramentos das mesmas.

E também creio em uma jogabilidade gostosa e NAO cansativa, como Torchlight por exemplo, um jogo muito gostoso de jogar mas extremamente cansativo.

No momento estamos trabalhando em 4 classes, embora para o Demo queremos implementar 2, todas com a opção de sexo masc. e fem. embora outros detalhes ainda nao possa compartilhar.

Queremos tornar nossos itens e acessórios interessantes e atrativos aos olhos dos jogadores sim, estamos tomando muito cuidado com isso, mas estamos ABERTOS para sugestoes artisitcas, conceitos e coisas do genero, pois como disse queremos algo PARA a comunidade; e quanto a questão gráfica estamos fazendo uma aposta em um gráfico com certo nível de requinte, pois a exigencia dos jogadores hoje é maior, principalmente em estilos de jogo como esse.

E adianto que a nossa história não é medieval, ela se passa em um tempo no futuro para ser um pouco mais preciso.

Em nosso ultimo encontro tivemos uma conversa rapida sobre PETs, e a possibilidade de ser acompanhado de um bot. Vocês acham mais interessante a criacao de um PET particular seja comprando, por classe ou skills, ou então algo como bot's que voce pode "contratar" para te acompanhar por um certo tempo e te ajudar em boss, a xp, etc? (como existe no Diablo 2)

Não queremos nos inspirar NO Diablo 2 mas sim em qualquer jogo que tenha boas qualidades, e nos inspirar nestas qualidades, pois não queremos que nosso jogo seja uma copia de algo que ja exista.

Em relação as quests, obrigado pelo conselho, mas não queremos fazer nada POR FAZER, queremos criar um ambiente onde o jogador faça parte da história, entre no contexto. Mas estamos buscando mais do que um sistema de quests bem feito, queremos ouvir de vocês qualidades ja vistas que voces gostaram muito em outros jogos, erros e coisas que voces sempre quiseram em um jogo mas nunca viram, para que possamos avaliar e consolidar tudo em um jogo feito na comunidade brasileira.
E com o passar do tempo é claro, irei compartilhar com vocês as novidades.

Obrigado pela participação de todos voces até aqui, realmente tem sido muito legal ver esse feedback, acredito que assim conseguiremos chegar em um resultado que todos iremos poder usufruir la na frente. Nossa comunidade (brasileira) é taxada como uma comunidade dificil de se lidar, mas gosto de acreditar que não, e vocês tem provado meu ponto.
At.,
Henrique

Solid Kim

Cadastro: 27/06/2003

Nível 1

Mensagem publicada em 06/11/2010 00:48
Earthin

Assinatura
"War. War never changes"

henriqueam

Nível 0

Mensagem publicada em 06/11/2010 00:51

Por exemplo o Fallout 3 você vai pegando várias Quest e se perde com tanta Quest.
Uma ou duas por vez, está bom. E como o auswdory disse não precisa investir num gráfico a peso de Diablo 3, Torchlight foi um exelente Action RPG e os gráficos não são o do Diablo 3 ou seja gráfico não é tudo, tendo uma boa arte e gráficos caracteristico é possivel fazer um bom jogo com bons gráficos.

Em relação aos gráficos, acredito sim que se você tiver um estilo agradável pode adotar uma linha de arte ou outra, mas para o nosso jogo, estamos pendendo para uma linha mais realista não IGUAL ao Diablo 3, mas para termos de comparação esta mais para Diablo 3 do que Torchlight.
Você acha desagradável essa linha?

At.,
Henrique

henriqueam

Nível 0

Mensagem publicada em 06/11/2010 00:53
Solid Kim
Earthin

Solid Kim,
Voce poderia citar mais especificamente qualidades do jogo e mecanica que lhe agradaram tanto?

E existe algo que voce gostaria de ver de diferente, ou algo a mais que nao tem no Diablo 2 ou outro jogo?

At.,
Henrique

bboytx

Cadastro: 27/09/2007

Nível 1

Mensagem publicada em 06/11/2010 01:03
acho interessante a questão de como adquirir o pet usando uma side quest
algo como se tivesse uma mini historia do pet, que cria um certo laço do jogador com ele por ter passado algo com ele
nem que seja algo pequeno tipo no fallout 3 que tem um cachorro que está sendo atacado e se você o salvar ele te segue
ou igual o new vegas que tem o boone que você ajuda ele a descobrir quem vendeu a mulher dele
porque aew você sabe com quem anda, não um bixo que você comprou num buteco qualquer e agora ele te segue
Assinatura
Panela Guitarristas do VT - Somos cowboys laçando o rock'n'roll com 6 cordas.

Ultimate Fighting Championship #126 VT - PORQUE O STEVEN SEAGAL ENSINOU O FATALITY PRO SILVA.

:rimbuk2:

Cadastro: 16/05/2009

Nível 2

Mensagem publicada em 06/11/2010 01:09
henriqueam

Em relação aos gráficos, acredito sim que se você tiver um estilo agradável pode adotar uma linha de arte ou outra, mas para o nosso jogo, estamos pendendo para uma linha mais realista não IGUAL ao Diablo 3, mas para termos de comparação esta mais para Diablo 3 do que Torchlight.
Você acha desagradável essa linha?

At.,
Henrique

Não sendo genérico está bom.
Só dei o TorchLight de exemplo, agora entendi o quer dizer com o gráficos usando Diablo 3 como base.
Assinatura
Recomendo os usúarios : Rollei; Kill4Fun

Pensamento das empresas de consoles :

Lokinhow
If you press a button and nothing awesome happens, then it's outdated.

Passarinho de Relógio

Cadastro: 07/01/2010

Nível 1

Mensagem publicada em 06/11/2010 01:17
Mensagem apagada pelo moderador
Assinatura

Desde 1730 assobiando nas badaladas.

Só quero o seu bem.
Sheldon Eterno
We play hard dude!
Meu avatar tá doidão sahuashuahau

: PC : Intel i5 750 : ATi Radeon HD 5870 : 4 GB DDR3 : Samsung 24" : Microsoft SideWinder : Razer ExactMat X

: Playstation 3 Slim 160 GB : LG 55" 240 HZ LH50YD : Gran Turismo 5
PSN: Cucobr
  • Novo tópico
Páginas:  1  2   3   4   5   | primeira | anterior | próxima | última