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30/12/2017 16:37

Já pararam para pensar como as empresas lidavam com bugs em jogos antigamente?

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Cícero Feitosa

Mensagens: 340
Cadastro: 28/02/2012

Nível 1

Porquê hoje se o jogo tem algum bug é só baixar um patch

Mas e antigamente que era cartucho?

Devia ser complicado para as empresas descobrir que determinado jogo travava em alguma parte depois de ele ja ter sido lançado no mercado...

Acho que o departamento de testes era muito mais eficiente naquela época por causa disso, não que hoje não seja, mas só o fato de saber que eles não podiam errar já devia fazer uma baita diferença no processo de testes antes de mandar os jogos para a linha de produção na fábrica





Catingão_4_EVER

Mensagens: 8230
Cadastro: 13/07/2011

Nível 4

Mensagem publicada em 30/12/2017 16:45
Até recentemente tinha um bug no Metroid Other M feito pela Tecmo para Wii.


https://kotaku.com/5648679/nintendo-taking-care-of-metroid-other-m-bug

A solução dada pela Nintendo era enviar o cartão de memoria para eles ou o console Wii com a memoria interna.
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LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN

[E]duardo

Mensagens: 2012
Cadastro: 27/01/2014

Nível 3

Mensagem publicada em 30/12/2017 18:26
Beta Testers.

Hj em dia o jogo vai pra fornalha em alpha/beta, quando põe no console ele já baixa alguns gigas de dados de correção. Jogo hj em dia não atrasa, se corrige parte dele em futuras atualizações.

Keanu_Yves

Mensagens: 696
Cadastro: 04/06/2012

Nível 1

Mensagem publicada em 31/12/2017 10:14
Na época, os jogos eram mais básicos, na era 8bits tudo era feito por duas ou quatro pessoas. Tem-se notícia que jogos como Resident Evil e GoldenEye foram feitos completamente por uma dúzia de pessoas apenas.

Então, além do cuidado que com certeza era muito maior, o nível técnico do jogo ajudava também.

Fico imaginando se os jogos de mundo aberto de hoje em dia ainda fossem lançados em cartuchos ou CD's sem patchs de atualização. De duas coisas uma, ou todos os jogos de hoje seriam bem mais bugados, ou o tempo de desenvolvimento aumentaria em muito para dar conta de entregar um produto mais acabado, o que seria péssimo pra essa indústria, já que 5 anos atuais já é muita coisa.

Ou também, se ainda não houvesse os patchs, a indústria não iria produzir tantos jogos AAA e de mundo aberto... às vezes os patchs de atualização foram a possibilidade de criar esse tipo de game.

Mas, é evidente a ausência de cuidado das empresas com os jogos atuais.

Blade Runner

Mensagens: 3687
Cadastro: 12/06/2009

Nível 1

Mensagem publicada em 31/12/2017 10:58
Mesmo naquela época, existiam diversas versões para um único jogo. Esta informação não era informada em lugar algum, mas depois que os jogos começaram a ser emulados, foi possível identificar cada versão.

No plenetemu.net eles disponibilizam as roms por versão, como aqui por exemplo:

http://www.planetemu.net/roms/nintendo-super-nes?page=S
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More human than human

PSN ID: BladeRunner-RS

Hurley.

Mensagens: 26404
Cadastro: 14/09/2004

Nível 4

Mensagem publicada em 31/12/2017 13:09
Antes de lançar um jogo no mercado antigamente os testes feitos com os jogos deveriam ser mais duradouros. Certamente eles deveriam fazer tudo oque era possível no jogo e zerar algumas vezes antes de dar o veredito final para o lançamento.

Hoje em dia é muito mais simples corrigir algum bug através de atualização.

Poderíamos chamar de programador de games raiz x nutella.
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Relembre o melhor programa de games do Brasil: STARGAME

lagartixo

Mensagens: 1049
Cadastro: 16/10/2004

Nível 1

Mensagem publicada em 31/12/2017 17:11
Existiam versões do mesmo jogo,mas isso não era citado ao consumidor. Nos Arcade ocorria muito disso. Os jogos mais famosos por ter inúmeras atualizações,são o Mortal Kombat e o Street Fighter 2,com destaque pro Street 2 que recebeu a versão Champion Edition,depois a Hyper Fighting e depois a Super. Já o Mk, vinha no menu do jogo,a versão atual dele,o jogo recebeu várias versões nos Arcade.

Em consoles,os jogos passavam por inúmeros testes,eram mais simples de serem produzidos,sendo assim,dificilmente tinham bugs,mas muitos vinham com alguma falha. Lembrando,que normalmente, a primeira versão de um jogo,costumava ser lançada no Japão,e quando algum consumidor achava algum bug e isso se popularizava,a versão americana e européia vinha com o bug corrigido; isso foi visto,por exemplo,nos jogos do Mario.

Atualmente,os jogos são mais complexos,demoram mais pra serem produzidos,sendo assim,a pressão pra serem entregues dentro do prazo,faz com que algumas empresas,lancem o jogo inacabado.

Curiosamente,muitos jogos complexos,porém,exclusivos,saem completos,com poucos bugs,bem ao contrários dos jogos de empresas de terceiros,que sejam multiplataforma. Acredito eu,que os exclusivos levam mais tempo em fase de testes e correções,visto que por serem exclusivos,precisam passar uma boa imagem,pra convencer o consumidor a comprar a plataforma que rodará aquele jogo. Só ver isso em jogos como Halo,Last of Us, Gear of Wars, God of War, e etc..
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Gordão à milanesa

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Nível 1

Mensagem publicada em 02/01/2018 08:34
O que me impressiona hoje em dia é que você compra o jogo logo quando lança, põe no console e já tem atualização para baixar
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k4br4k41

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Mensagem publicada em 02/01/2018 23:20
Tem muitos jogos de luta que nunca foram corrigidos. Principalmente da SNK, e a galera se aproveita temos vários bugs nos KOFs. Por exemplo, o do Iori na 98 em que vc lança a magia e faz um agarrão. Este movimento desabilita a defesa e o player defensor toma a magia. Esse é um dos bugs. A 2002 então nem comento.
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Rhyel

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Mensagem publicada em 02/01/2018 23:45
Vocês falando de jogos muito antigos, mas este tópico me lembrou um bug chato, imperdoável da Capcom.

Super Street Fighter 2 Turbo para o GBA.

Ao vencer todas as lutas sem perder round, ao invés de Bison, você deveria enfrentar o Akuma, mas o jogo congelava.

Mesmo que o jogo possa receber atualização, mas elas deveriam vir para ajustes, agora problemas como este os beta testes tem que ter equipe e tempo para achar.


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Nível 2

Mensagem publicada em 03/01/2018 00:45
Rhyel
Vocês falando de jogos muito antigos, mas este tópico me lembrou um bug chato, imperdoável da Capcom.

Super Street Fighter 2 Turbo para o GBA.

Ao vencer todas as lutas sem perder round, ao invés de Bison, você deveria enfrentar o Akuma, mas o jogo congelava.

Mesmo que o jogo possa receber atualização, mas elas deveriam vir para ajustes, agora problemas como este os beta testes tem que ter equipe e tempo para achar.




Verdade, eu tenho um cartucho desse bugado.

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Bons tempos que não voltam mais!

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Aulef

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Mensagem publicada em 03/01/2018 08:07
Vários motivos foram citados. Sempre é mais de um
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Amém





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lagartixo

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Mensagem publicada em 03/01/2018 12:50
Gordão à milanesa
O que me impressiona hoje em dia é que você compra o jogo logo quando lança, põe no console e já tem atualização para baixar

Verdade,isso é ridículo. Compro o jogo,mando instalar,o jogo instala e já diz que tem uma atualização disponível..rss
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lagartixo

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Mensagem publicada em 03/01/2018 12:51
k4br4k41
Tem muitos jogos de luta que nunca foram corrigidos. Principalmente da SNK, e a galera se aproveita temos vários bugs nos KOFs. Por exemplo, o do Iori na 98 em que vc lança a magia e faz um agarrão. Este movimento desabilita a defesa e o player defensor toma a magia. Esse é um dos bugs. A 2002 então nem comento.

Da 2002 em diante,tinha um jogo no Bug. Da 2003 em diante é um Mugen com nome diferente.
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Censuraram o nick

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Mensagem publicada em 11/01/2018 21:25
Hoje em dia os beta testers são as pessoas que compram o jogo no lançamento
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Cícero Feitosa

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Nível 1

Mensagem publicada em 11/01/2018 21:48
Censuraram o nick
Hoje em dia os beta testers são as pessoas que compram o jogo no lançamento

Concordo parcialmente com essa afirmação
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