Busque no forum:

Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
23/01/2010 20:27

Fliperamas - Aqui jaz a nossa diversão [+ R.I.P]

Páginas:  1  2   3   4   ...  6   7   8   | primeira | anterior | próxima | última

bruno79

Cadastro: 15/09/2006

Nível 1

Em uma tarde qualquer de 1987, férias no litoral...
Cidade do Guarujá, lembro das palavras de minha tia ao saber que os meus primos estavam me levando a uma das poucas casas de diversões eletrônicas daquela cidade: "Tomem cuidado, esses lugares são cheios de trombadinhas".
Uma emoção unica, as fichas e seus ruídos ao serem inseridas, aquela barulheira, a emoção, as cores e tudo aquilo que eu nunca imaginei ter um dia em minha casa...
E qual o perigo que um lugar daqueles poderia proporcionar a uma criança?
Os jogos, Pole-Position, Ms.Pacman, Arkanoid, Galaga e Afterburner tomavam a cena do lugar, a cada partida, uma emoção.
O lugar era escuro, uma ambientação sinistra, mas mesmo assim o que me importava era a diversão. E assim fui apresentado ao maravilhoso mundo dos fliperamas.
Os anos foram se passando, tudo foi rapidamente ficando cada vez mais bem feito, muitos jogos foram beirando cada vez mais a perfeição.
Surgiram então os jogos que fizeram muitas crianças ficarem paradas estáticas, somente assistindo a tela de apresentação: Tartarugas Ninjas 2, Os Simpsons e Final Fight. Quem podia imaginar tamanha interação? 4 jogadores ao mesmo tempo, cooperando entre sí, em uma tela de 29 polegadas... Aquela mensagem de "INSERT COIN(S)" com a música tema dos Simpsons era um convite para um mundo de diversão.
A coisa foi ficando cada vez mais popular, era possível encontrar máquinas de fliperamas em lugares cada vez mais inusitados; video locadoras, botecos, padarias e, é claro, nas casas de diversões eletrônicas.
Com o lançamento de Street Fighter 2 então a coisa virou uma febre, as casas de fliperamas ficavam cheias, eu mesmo passei praticamente todo o meu primeiro grau enfornado em uma casa de jogos.
A era 16 Bits trouxe a sensação de se ter uma máquina de fliperama ali, no conforto do seu lar, tudo estava ali, Street Fighter, Ghouls´n Ghosts, Strider, Final Fight e nada disso tirava a popularidade dos fliperamas, mesmo economizando o dinheiro das fichas.
Mas nem tudo era um mar de rosas, muitas dessas casas eram consideradas verdadeiros antros de prostituição, tráfico de drogas e bebidas. Em algumas casas a fumacera era insuportável, as máquinas de bar tinham até cinzeiros embutidos e quer saber? a junção de todos esses fatores era o que tornava a coisa legal.
Por mais que os jogos fossem portados para os consoles a diferença era sempre nítida: as versões arcade dos jogos eram sempre superiores.
O tempo foi passando e a geração 32 bits foi alcançando a qualidade gráfica e sonora dos fliperamas, a fórmula de jogos serem lançados em versão arcade para instigar a vontade de ter o jogo em versão console já não existia mais.
Mais alguns anos se passaram e os fliperamas convencionais estavam perdendo a guerra contra as LAN HOUSES e CYBER CAFÉS, o público todo estava voltado a novidade, casas seguras e bonitas, os jogos em rede a um preço acessível.
Tudo isso tornou as poucas casas de fliperamas obsoletas?
Sim, e as que se vê ainda hoje são franquias em shoppings com jogos facilmente encontrados em qualquer console da era PS2 pra cima (Guitar Hero, Mario Kart e pouca coisa diferente) e as fichas? viraram cartões.
É isso ai pessoal, acabaram os tempos de glória dos flipers.
Quer saber de mais, um dia terei a minha aqui, na minha casa?
E vocês, o que acharam do rumo que as coisas tomaram?

Bruno79
(Insert Coin)

Tartarugas Ninja, um dos melhores jogos de sua época. Cowabunga!

No Japão o destino não foi diferente

Mario Kart? Bom, acho que nada mais será como antes

Mensagem editada pelo usuário bruno79 em 23/11/2010 23:18.
Assinatura
#emuroms
IRC Brasnet

Ritinha Ratinha

Cadastro: 10/09/2009

Nível 0

Mensagem publicada em 23/01/2010 20:51
Eu quando era criança nunca fui numa casa de fliperama nem nunca entrei no Bar do Miro (que tinha uma maquina do Street Fighter) mas.... só de passar por algum butecu que tinha uma dessas maquinas de sonhos eu virava minha cabeça em quase 360º. Eram lindas!!

A primeira vez que joguei Tiger Heli no meu Turbo Game (CCE) meu irmão olhou indgnado pra tela e disse: "Que *!! colocaram esse jogo maravilhoso nessa caixinha (o cartucho), eu jogava isso no fliper"
Meu primo me contava todas as aventuras dele em Street Fighter e quais eram os garotos que tomavam rabo de galo no Bar do Miro.
Tive contato com as maquinas de shopping ( que minha irmã me levava) gostava de VER as pessoas jogando.
Mais tarde minha irmã e eu iamos ao shopping só para ASSISTIR partidas de Killer Instint.
Com meu primeiro namorado o programão de fim de semana era ir ao cinema, depois ao mcdonalds e por último colocar 30,00reais no cartão da playland e jogar Daytona USA, Virtua Fighter, Pinball e Capcom vs SNK.
Quando eu virei tia (eu fui tia cedo) levava meus sobrinhos na playland e sem gastar um real passava o cartão nas maquinas de fliper (qualquer uma de luta) e dizia a ele " vai... vai já começou" ... afinal as maquinas ficavam ligadas e parecia que tava jogando...rs... (o pior era quando acabava do nada eu tinha que desviar a atenção dele)

Bons tempos que ?GRAÇAS a DEUS não voltam mais.

Afinal....se fosse hoje em dia euseria alcoolatra , de tando beber no bar do miro, fumante e praticante de sexo de risco!

Ufa ...
Assinatura
jujuba, o cão idealista

pior tópico que vi na vida. Espero que voce morra Ritinha.
sério.

RetroGamesBrasil: http://www.retrogamesbrasil.com/ Onde você pode ser gamer!

Hurley.

Cadastro: 14/09/2004

Nível 4

Mensagem publicada em 23/01/2010 21:03
Ainda bem que vivenciei essa época de poder jogar nas casas de fliperamas da vida.

Todo mundo falava que essas casas era lugar de bandidos, rolava droga e tal mas por sorte eu nunca me envolvi com isso, nem dentro e nem fora das dos fliperamas.

Os fliperamas eram mágicos, os melhores gráficos estavam naquelas máquinas, se vc dominava o jogo então, ficava uma platéia atrás de vc assistindo.

Pena que os fliperamas de hoje são somente de jogos antigos, e qdo vc vê alguém jogando são somente crianças mesmo, adolescentes e adultos é praticamente impossível de se ver jogando.

Enfim, todos jogos que vc citou eu joguei muito mesmo, e sinto bastante saudade. Um dia eu tb quero ter um fliper na minha casa.
Assinatura

Relembre o melhor programa de games do Brasil: STARGAME

bruno79

Nível 1

Mensagem publicada em 23/01/2010 21:46
Ritinha Ratinha
Eu quando era criança nunca fui numa casa de fliperama nem nunca entrei no Bar do Miro (que tinha uma maquina do Street Fighter) mas.... só de passar por algum butecu que tinha uma dessas maquinas de sonhos eu virava minha cabeça em quase 360º. Eram lindas!!

A primeira vez que joguei Tiger Heli no meu Turbo Game (CCE) meu irmão olhou indgnado pra tela e disse: "Que *!! colocaram esse jogo maravilhoso nessa caixinha (o cartucho), eu jogava isso no fliper"
Meu primo me contava todas as aventuras dele em Street Fighter e quais eram os garotos que tomavam rabo de galo no Bar do Miro.
Tive contato com as maquinas de shopping ( que minha irmã me levava) gostava de VER as pessoas jogando.
Mais tarde minha irmã e eu iamos ao shopping só para ASSISTIR partidas de Killer Instint.
Com meu primeiro namorado o programão de fim de semana era ir ao cinema, depois ao mcdonalds e por último colocar 30,00reais no cartão da playland e jogar Daytona USA, Virtua Fighter, Pinball e Capcom vs SNK.
Quando eu virei tia (eu fui tia cedo) levava meus sobrinhos na playland e sem gastar um real passava o cartão nas maquinas de fliper (qualquer uma de luta) e dizia a ele " vai... vai já começou" ... afinal as maquinas ficavam ligadas e parecia que tava jogando...rs... (o pior era quando acabava do nada eu tinha que desviar a atenção dele)

Bons tempos que ?GRAÇAS a DEUS não voltam mais.

Afinal....se fosse hoje em dia euseria alcoolatra , de tando beber no bar do miro, fumante e praticante de sexo de risco!

Ufa ...

Tú iria com o sobrinho e voltaria sem ele e só ia se ligar depois. Esse bar do Miro devia ser rox!
Emoções como essa você não encontra na Playland...
Muitas casas de fliperamas eram apenas fachadas.
Agora falando em Playland, as vezes eu freqüentava a do Shopping West Plaza há muitos anos atrás quando morava na região. Foi um dos primeiros lugares a ter o jogo Mad Dog MCcree que era um filme rolando, muito louco. E naquela época tinha uma máquina chamada Rad Mobile que era uma um jogo de corrida com uma cabine que inclinava de acordo com o jogo e tinha uma menina que eu acho que ela tinha algum problema que ela ia todos os dias lá e ficava o dia todo e depois de uns 7 anos eu voltei lá e ela tava lá ainda. Tipo ela virou um ícone do fliper. Será que aquele fliperama ainda existe? Aquela menina era psicológicamente dependente daquela máquina...

Mensagem editada pelo usuário bruno79 em 23/01/2010 21:56.
Assinatura
#emuroms
IRC Brasnet

bruno79

Nível 1

Mensagem publicada em 23/01/2010 21:49
*HURLEY*
Ainda bem que vivenciei essa época de poder jogar nas casas de fliperamas da vida.

Todo mundo falava que essas casas era lugar de bandidos, rolava droga e tal mas por sorte eu nunca me envolvi com isso, nem dentro e nem fora das dos fliperamas.

Os fliperamas eram mágicos, os melhores gráficos estavam naquelas máquinas, se vc dominava o jogo então, ficava uma platéia atrás de vc assistindo.

Pena que os fliperamas de hoje são somente de jogos antigos, e qdo vc vê alguém jogando são somente crianças mesmo, adolescentes e adultos é praticamente impossível de se ver jogando.

Enfim, todos jogos que vc citou eu joguei muito mesmo, e sinto bastante saudade. Um dia eu tb quero ter um fliper na minha casa.

Na casa de fliper você encontrava o que você PROCURAVA...
No meu caso eu só procurava diversão...
E veio, lembra do RAD MOBILE quando saiu?
Assinatura
#emuroms
IRC Brasnet

fúria 94

Cadastro: 30/01/2009

Nível 0

Mensagem publicada em 23/01/2010 21:57
as fichas deviam voltar...alias...tem uma loja perto do tatuapé(metro)...que talvez ainda seja...a ultima vez que fui lá ainda era máquina de fichas...tinha até o mugen...8 máquinas (ou +) de daytona USA...
Assinatura
Visitem a Round ONE Games: http://www.round1.com.br/blog/

bruno79

Nível 1

Mensagem publicada em 23/01/2010 22:05
Alguém se lembra desse jogo? Time Traveler?
Era um jogo feito em holograma da SEGA, joguei na década de 90 na Playland...

A velha Sega sempre inovando...

Abaixo dois videos da máquina em funcionamento.

[youtube]ZhOgLD9tDU4[/youtube]

Essa máquina me impressionou muito...

Mensagem editada pelo usuário bruno79 em 23/01/2010 22:09.
Assinatura
#emuroms
IRC Brasnet

Hurley.

Cadastro: 14/09/2004

Nível 4

Mensagem publicada em 24/01/2010 00:59
bruno79
*HURLEY*

Na casa de fliper você encontrava o que você PROCURAVA...
No meu caso eu só procurava diversão...
E veio, lembra do RAD MOBILE quando saiu?

Lembro, mas joguei bem pouco esse.

Oque eu mais jogava era Simpsons, Street Fighter, Captain Commando, Sega Rally, Daytona USA, Cruisin USA, Tekken, Fighting Vipers, Virtua Cop, entre outros.

Só de falar o nome desses jogos me dá vontade de jogar, eehh.
Assinatura

Relembre o melhor programa de games do Brasil: STARGAME

Supersonicpr

Cadastro: 07/01/2009

Nível 1

Mensagem publicada em 24/01/2010 02:31
se nao fosse os fliperamas nunca teria entrado no mundo dos games

With The Lights Out

Cadastro: 21/06/2009

Nível 0

Mensagem publicada em 24/01/2010 02:37
SEGA rainha dos Arcades !

MODEL 1, MODEL 2, MODEL 3 ETERNAS !!!
Assinatura
NIRVANA eterno !

SEGA sempre !
SONY agora !

Mega Drive, o melhor console de todos os tempos !

Obrigado Deus por essa felicidade.

bruno79

Nível 1

Mensagem publicada em 24/01/2010 02:43
With The Lights Out
SEGA rainha dos Arcades !

MODEL 1, MODEL 2, MODEL 3 ETERNAS !!!

Isso é indiscutivel, está ai um campo em que a Sega dominou com louvor.
Afterburner, Daytona, Rad Mobile, Sega Rally, G-Loc e tantos outros...
Assinatura
#emuroms
IRC Brasnet

bruno79

Nível 1

Mensagem publicada em 24/01/2010 02:45
Supersonicpr
se nao fosse os fliperamas nunca teria entrado no mundo dos games

Ignorar a importância dos fliperamas para a nosso desenvolvimento é como não reconhecer a nossa mãe!
Assinatura
#emuroms
IRC Brasnet

With The Lights Out

Nível 0

Mensagem publicada em 24/01/2010 02:52
Graças a Deus pude viver os Arcades, pois tenho 31 anos e peguei muito dos Arcades, mas é nessas horas que queria ter morado em São Paulo, pois aqui em Goiânia não chegava tantos assim.
Ainda sim pude jogar aqui maravilhas da SEGA como Virtua Racing, Daytona USA, Sega Rally Championship, Indy 500, Sega Super GT, Virtua Fighter 1 e 3(aqui não chegou o VF2, VF4, nem o VF5).
Agora Mortal Kombat e Street Fighter tinha em qualquer canto, até em padaria.
Assinatura
NIRVANA eterno !

SEGA sempre !
SONY agora !

bruno79

Nível 1

Mensagem publicada em 24/01/2010 03:25
With The Lights Out
Graças a Deus pude viver os Arcades, pois tenho 31 anos e peguei muito dos Arcades, mas é nessas horas que queria ter morado em São Paulo, pois aqui em Goiânia não chegava tantos assim.
Ainda sim pude jogar aqui maravilhas da SEGA como Virtua Racing, Daytona USA, Sega Rally Championship, Indy 500, Sega Super GT, Virtua Fighter 1 e 3(aqui não chegou o VF2, VF4, nem o VF5).
Agora Mortal Kombat e Street Fighter tinha em qualquer canto, até em padaria.

O mais importante foi ter jogado as "mães" Street Fighter 2 e Final Fight. O resto é jogo pra impressionar com gráficos.
Jogar Street 2 bem apelão em uma maquina de bar era só para quem era fodão. Dar "uns pilão" com o "Zanguifa", soltar "uns adugi" com com Ryu e uns "poupou" com o E. Honda é coisa de quem viveu intensamente a cena Arcade no início da década de 90.

Mensagem editada pelo usuário bruno79 em 24/01/2010 03:28.
Assinatura
#emuroms
IRC Brasnet

- Møndragørn!®

Cadastro: 09/12/2009

Nível 2

Mensagem publicada em 24/01/2010 21:34
bons tempos

Tetaobom

Cadastro: 25/03/2002

Nível 3

Mensagem publicada em 24/01/2010 21:52
Bons e velhos fliperamas, se tivesse espaço tava com um aqui, heheheheh...

PSN ID: Tetaobom .-. GAMERTAG: Tetaobom .-. WII Address Book: 4754 8508 3210 5011
Assinatura

PSN: Demetriusmendes Live: Demetriusmendes Steam: Demetriusmendes

Dactar Master 2x SegaCD 2x 2x 2x 2x WiiU Xbox One
MD Play 2x 2x

MÍDIA
Sony HX855 46" e Samsung P2370 23" + CMaster K350 / Corsair TX750 / Asus P8B75M-LX / Intel I5 3330 / Corsair 2x4GB DDR3 1600 / Sapphire HD7870 EOC
.

Vann Whinchester

Cadastro: 15/09/2009

Nível 1

Mensagem publicada em 25/01/2010 01:27
hehe apesar de eu nao ser muito velho (tenho 17 anos) vivi um poko da época dos arcades,atrasado,mas vivi XD
me lembro q quando eu era criança e morava em SP eu "fugia " de casa quase todo dia pra ir num bar la perto para jogar Fatal Fury *.*
quando eu tinha uns 7 anos aconteceu uma coisa linda,meus pais montaram um restauraurante e colocaram um arcade de street fighter alpha la...Meu Deus nunca joguei tanto ..Claro q uns 4 meses depois eles tiraram o arcade de lá..eu tava dando prejuizo XD

Uns meses atraz eu fui pra SP,mais precisamente pra Penha e depois de muito procurar..achei um arcade!
mas o q eu vi foi meio triste...o arcade até q possuia bastante maquinas mas tava quase q vazio meio q tinha um clima de "falencia" no ar T.T

e hj quando estava voltando de viagem (estava em Natal) parei para jantar numa cidade vizinha a minha e vi um arcade original de kof 98 ,kra meus olhos brilharam *.*
pena q quando fui jogar veio a "decepçao" os botoes estavam "duros" provavelmente de tanta sujeira e um dos botoes de soco nem mesmo funcionava! Entao tomei uma decisao,vou tentar comprar esse arcade e reformar ele! axo q o kra nem vai pedir muita grana nele,pra falar a verdade parecia q a muito tempo ninguem nem mesmo jogava la T.T
Assinatura
Meus consoles:

users q recomendo:

showman
Equipe_Genius
Vofusik
megamar_x5
seifervll
saulocerejo
PreacherOfHell
Axl Rose
9mmSaoPauloFan
classicgaming
bruno79 (2X)
Crileo
Arntor

TATU BRANCO

Cadastro: 08/12/2009

Nível 1

Mensagem publicada em 25/01/2010 03:33
Bela iniciativa do autor do tópico e belo texto.

Entretanto não me contive aqui em expressar um pouco da minha maior paixão que são os fliperamas ou arcades vivenciada juntamente e em paralelo aos consoles.

Tenho 32 anos (esse ano faço 33) e tenho respaudo total para contribuir com o meu testemunho.

É Janeiro, apartamento da vovó, Niterói-RJ, época onde meus pais costumam anualmente a passarem as férias pois somos de Volta-Redonda-RJ.

Esse dia não fomos à praia, meu pai me segura pela mão e apenas atravessa a movimentada rua do Centro de Niterói e logo entramos num lugar muito bacana , barulhento e bonito. Eu observei móveis coloridos e muito altos para eu ver alguma coisa, eis que meu pai me pega e me suspende com seus braços e observo pela primeira vez uma tela com um jogo eletrônico tratava-se do

GALÁXIAN !!!

Eu não dava altura para jogar, mas tinha um banco daqueles bem alto e ficou ótimo para eu realizar o que seria a minha primeira jogada de fliperama, meu pai me deu uma ficha e me lembro de eu tentar e não conseguir encaixar e pedir ajuda a ele, e ele virou a ficha ao contrário fazendo a da ficha encaixar-se com perfeição à ranhura da máquina, ouvi aquele som característico dela descendo para o interior da máquina como que engolindo-a e fornecendo enfim um crédito.

Logo percebi que apenas precisava apertar o botão de START para entrar naquele universo tão colorido e divertido. Lembro-me de meu pai querer ir embora e eu querer jogar mais e mais e mais... e joguei mais inúmeras vezes e queria e pedia para ele me levar todos os dias...

Claro que ainda nessas férias meu pai me levou à outro fliperama a 3 ruas mais adiante na Amaral Peixoto onde observo outras máquinas como a Donkey Kong, Asteroids e o coloridíssimo Pacman.

De Volta à minha cidade (Volta Redonda-RJ) percebo que os fliperamas chegaram também por aqui, e logo percebo inúmeras outras máquinas como Jail Break, Jungle Hunt, Galaga, Exerion.. posteriormente Circus Charlie, Mat Mania, Zip Race, Karatê Champ, Green Beret, Pole Position, Moon Patrol, Xevious, 1942, 1943, Elevator Action, Teddy Boy Blues, Express Raider, Arkanoid, Shinobi, Bublle Bublle,Robocop, Ju Ju, Operation Thunderbolt, POW,enfim... tantos clássicos... tantas saudades...

Época iniciada no final da década de 1970 e terminada ao fim da década de 1990 com os intermináveis jogos de duelo e claro a perda nítida de criatividade e também a perda da eterna superioridade dos arcades aos consoles. No fim, os próprios consoles mataram os arcades.

Eu como todos nós gamers, sempre tive o grande sonho de ter um arcade em casa.

A dois anos tenho me empenhado em fazer o projeto iniciado pelo user Chuck Norriz que é construir o seu próprio arcade multijogos.

http://forum.jogos.uol.com.br/OFICIAL--Super-Tutorial---Montando-um-Arcade-com-Pc-Dentro_t_2932
Tenho os jogos, tenhos os emuladores, as snapshots e vídeos.
Tenho os controles de arcade que encomendei de São Paulo.
Só me falta finalizar realizando o móvel de madeira com fórmica bem lisinha e configurar o tão lindo porém tão complexo front end chamado Hyper Spin.

Enfim, parece piada mas estou a um passo de conseguir o sonho que todos nós sempre tivemos ao vivenciarmos uma época única que estará certamente guardada na lembrança de todos nós gamers mas principalmente, estará eternamente vivo em meu coração.

Eu amo os arcades!!! (e os video games também )

Arcades... eternos...

Vídeo que representa um pouquinho do que representava as casas de fliperamas de verdade:

Mensagem editada pelo usuário TATU BRANCO em 25/01/2010 03:42.
Assinatura
Sou o antigo TATUBOLA, TATUCANASTRA E TATUZÃO
Amigos do fórum: Sonhista, Rover, Desmios, BORAT, Psycho Powered Idol, Mr Carisma, Causador, Chuck Norris, BocaFox, brunosjm, Vizzinho, Pacote, Fenix_1971, X_LIVE, pretinhow, Gutem, TnT-360, ::Segatti::, Occy_ , john logan, Niinty, Gabriel Diniz, e outros que irei acrescentando...
Cry Engine 3... a melhor !!!
Crysis 2: you play what you see !!!

THE SABREWULF

Cadastro: 15/10/2009

Nível 1

Mensagem publicada em 26/01/2010 20:19
Fala Galera!

Faz tempo que não posto aqui,mas não pude deixar de expressar minha opinião sobre os fliperamas.

Cresci jogando muito fliperama,era muito bom,nossa jogar MK1,MK2,STREET FIGHTER 2,FINAL FIGHT,SUNSET RIDERS,SUPER SIDECKIKS 2 E 3,STREET FIGHTER ZERO 1 E 2,KILLER INSTINCT 1,CRUIS'N USA...entre tantos outros.

Ainda bem que existem os emuladores para poder matar a saudade destas incriveis maquinas de diversão e seus grande jogos!

QUE SAUDADE DOS FLIPERAMAS!!!!

FALÔ PESSOAL!!!!!
Assinatura
A diferença entre um bom e um ótimo jogador é que só o ótimo sobrevive!

FURACÃOOOO..EOOOO...ATLÉTICOOOOOOO.....
CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE

With The Lights Out

Nível 0

Mensagem publicada em 26/01/2010 21:12
O maior baque que levei ao ver um jogo de ARCADE foi com Daytona USA, não tava acreditando no que tava vendo.
Nunca vou me esquecer desse momento lindo da minha vida.
Assinatura
NIRVANA eterno !

SEGA sempre !
SONY agora !

Páginas:  1  2   3   4   ...  6   7   8   | primeira | anterior | próxima | última