www.flickchart.com
Surpreendentemente,o Flickchart ainda não virou modinha no Brasil. No USA é quase automático rankear um filme por esse site depois de o assistir no Netflix. Como o serviço ainda engatinha por aqui,talvez esse seja o principal motivo. Mas isso não o torna menos interessante.
O que é essa piçiroca?
No ar desde setembro de 2009, o Site "Flickchart" foi criado pelo programador Jeremy Thompson e pelo Web Designer Nathan chase. O ímpeto por trás da criação do site surgiu após uma discussão acalorada entre os dois sobre as respectivas posições de "Pulp Fiction" e "Empire Strikes Back" no ranking dos 250 melhores filmes da história,segundo o site Imdb. Ambos concluíram que as limitações de julgar um filme por estrelas,números e padronizações de nota,definitivamente,não era a melhor maneira de se chegar a uma lista real dos "melhores filmes de todos os tempos", segundo seus usuários. O Flickchart torna a análise dos filmes mais direta e desafiadora,colocando uma obra contra o outra,ao invés de julgar apenas um por vez. Você é simplesmente obrigado a escolher um filme sobre o outro,independente do gênero ou da temática,mudando completamente a dinâmica. É possível rankear filmes pelo facebook,pelo navegador ou até por um smartphone,facilitando o qualificar logo depois de assistir,com ele "fresquinho na memória."
Tá bom velho,e que eu ganho com isso? Qual é o grande barato do site?
Quais foram os dez melhores filmes que você viu no ano passado? E os cinco melhores Sci-Fi que você já viu na vida? Aliás..quais foram os melhores filmes,entre qualquer gênero,que você já assistiu em todos os tempos? Cinéfilo ou não,são perguntas que o sistema de Ranking responde com total exatidão. Ele acaba trazendo uma série de recomendações também,devidamente filtradas pelo site, que tem tudo a ver com os filmes mais bem avaliados na sua lista. Por falar em filtros,o serviço é absurdamente detalhado,o que não faltam são sub-gêneros e divisões por época,estilo,prêmios que a obra conquistou,cineastas com traços comuns,enfim..é virtualmente infinita a quantidade de variações que você pode procurar. Isso torna o site uma biblioteca interessantíssima. Alem do quê,e divertido demais fazer uma lista. É absurdamente viciante. Qual foi o melhor filme Noir com zumbis no espaço dos últimos vinte anos? Dá pra chegar nesse ponto.
Preciso ter algum vínculo com o Netflix pra usar o site? Meu deus,eu tenho que pagar essa possilga?
De jeito nenhum. O serviço é 100% gratuito e a conta no site não precisa ter relação com o Netflix. Você assiste o filme previamente como quiser pra depois rankear,sem qualquer tipo de "registro" oficial.
É tipo um Last.FM de filmes,então?
Talvez seja a melhor definição possível. É bem por aí.
Mensagem editada pelo
usuário SHOWT!ME
em 27/06/2012 04:20.
Assinatura
PANELA DUS TIOZINHO DUS GAMES : NÃO SOMOS VELHOS, SOMOS EXPERIENTES
PSNID: ( x ) ShowtimeThis
Steam: ( x ) ShowtimeBR