Onde estou?  Fórum UOL Jogos > Cinema
  •  
Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
20/06/2012 18:10

Desiludido com a faculdade de cinema, desabafo

• Novo tópico
Páginas:  1  2   3   4   | primeira | anterior | próxima | última

Da.ilusão

Cadastro: 20/06/2012

Nível 0

O certo é que eu sempre sonhei em trabalhar na área, então não faria sentido eu fazer uma outra faculdade que não tem nada a ver com isso. Apesar de eu estar desiludido com o curso, ainda pretendo trabalhar com cinema, vídeo clipe, televisão, publicidade, etc. Tem gente que ganha uma boa grana com isso, muito mais do que em outras áreas. Sem falar que é uma área dinâmica, criativa e tal. Eu gosto.

Acabei o primeiro período, e a faculdade, bem, a faculdade de cinema me deixou um pouco desanimado. As aulas de história do cinema são interessantes, muitas curiosidades, enfim. As de linguagem do cinema, semiotica, ainda não entendi pra que servem: professores tentando decifrar a mente dos cineastas, procurando pelo em ovo, inventando jargões e chamando tudo aquilo de genialidade. Até aí tudo bem. Toda faculdade, todo curso tem lá suas matérias inúteis pra inflar a grade. Até aí ok.

Entretanto o que mais me desanimaram foram as aulas práticas, os alunos, a infraestrutura e a mensalidade. De prática não tem quase nada. Tivemos um ou outro trabalho que o professor passou. E adivinhem, a faculdade deve ter uma ou outra câmera HDV, que só pode ser usada dentro do estúdio, que é minúsculo, e que ainda tem que agendar com bastante antecedência. No final das contas, a maioria dos alunos nem pega emprestado nenhum equipamento da faculdade e acaba fazendo os trabalhos com câmera pessoal -> Canon DSLR: 7D, 5D, T2i. Daí eu fiz o balanço com o que eu já gastei pra estudar um período de cinema. Mensalidade na faixa de 1000 e quebrados, mais alimentação, transporte, moradia e lazer = dava para eu ter comprado uma T2i e ainda sobrava bastante pra eu fazer um curta. Ou ainda dava para eu ter alugado uma câmera digital de alta definição e feito um curta simples com umas 2 ou 3 diárias.

E além de eu ter gasto com um período de cinema, o que eu cheguei a produzir? Nada, nem emprestado os equipamentos da faculdade eu consegui pegar. Arranjei um emprego? Não. Perdi dinheiro? Sim. O dinheiro era meu? Não, era dos meus pais. Se eu falasse isso para os meus país, eles diriam, "mas pelo menos você está fazendo uma faculdade". Se eu pedisse o valor nominal de todo esse dinheiro que eles gastaram comigo, para eu investir na bolsa, em um curta, ou sei lá mais no quê, eles jamais me dariam. Quero fazer cinema, eu disse pra eles, e eles me perguntaram se era isso mesmo que eu queria, eu disse que sim, eles então me mandaram para uma faculdade de cinema. Daí vem os "contatos" que você faz na faculdade. Realmente, pessoas importantes na área estão fazendo faculdade de cinema. Enfim, professores frustrados ou teóricos competentes mas sem prática. Não posso falar muito da importância dos contatos na faculdade de cinema, porque só estudei um período. Mas, sei lá, se eu tivesse gastado todo esse dinheiro que gastei na faculdade em um portfólio, eu acho que contatos importantes brotariam de qualquer lugar, independentemente de eu estar ou não fazendo faculdade.

Escrevi correndo, foi mais um desabafo mesmo. Gostaria que quem faz faculdade cinema e/ou trabalha na área pudesse comentar, criticar, acrescentar e me orientar. E pra quem tem dúvidas em fazer faculdade de cinema, pense 2x e participe do tópico também.

Obrigado.
Assinatura
"O user mais realista do fórum."

Excatmaníaco

Cadastro: 05/04/2007

Nível 5

Mensagem publicada em 20/06/2012 18:50
Sabe essas aulas de semiótica, história, teoria, linguagem, deleuse e etc, que você não tá curtindo? Pois então, foca nelas. A única coisa que vai diferenciar você de qualquer outro cara que fez isso que você pretendia (comprar uma câmera e ficar filmando, na raça), é esse conhecimento. É pra isso que serve a faculdade de Cinema.

Quando você entrar no mercado de trabalho (audiovisual, eu não trabalho com cinema ); você vai sacar que a única coisa que vai te diferenciar do peão que fez um curso no Senac de operação de câmera, é seu conhecimento. E isso é que vai diferenciar os respectivos produtos que vocês criarem.

Na boa, vídeo "pra Vimeo" qualquer um com um mínimo de manha com edição e DSLR faz. Curta-metragem é outra coisa.
Assinatura
"O seu castigo é ser você mesmo e ter que conviver com isso."

Galo Preto

Cadastro: 04/09/2010

Nível 5

Mensagem publicada em 20/06/2012 19:52
Eu decidi no final do ano passado fazer cinema e audiovisual. O ideal realmente seria fazer filmes, mas acho que ficaria satisfeito trabalhando na área de publicidade e televisão. Meu pai acha que eu devo fazer o que eu gosto mesmo, mas a minha mãe tem o pé atrás e tenta, de vez em quando, me convencer a fazer outra coisa.
Obviamente eu não tenho experiência, mas eu acho que, como o Excat falou, conhecimento é fundamental, não importa a área.
Assinatura
O retrato de um campeão.

Stranger In Moscow
É bem assim mesmo, parece que as minas sentem o cheiro da virgindade no cara...

stranger!
Um autógrafo para o Galo Preto, que, infelizmente, foi achado morto em uma macumba nessa manhã de sexta feira.

Richard Miller
Você é doente, cara. Na moralzinha.

frigorifks
Você é doente, cara. Na moralzinha.

Will Lockhart

Cadastro: 12/09/2011

Nível 2

Mensagem publicada em 20/06/2012 20:09
Pensei seriamente em fazer cinema quando prestei vestibular (há 4 anos), mas acabei percebendo que gostava mesmo de assistir aos filmes, participar da experiência; também não sei se eu teria capacidade de ser um cineasta, fazer um filme exige MUITO mais do que aparenta. Acabei arriscando fazer Direito e, por incrível que pareça, acho que acertei.

Por mais amor que você tenha ao cinema, você não precisa necessariamente trabalhar na área.
Assinatura
Ela atua, e terrivelmente, digo-o por experiência própria, mas não de maneira a elevar a alma. Ela não eleva nem rebaixa a alma, ela a excita. Como dizer-lhe? A música obriga-me a esquecer de mim mesmo, da minha verdadeira condição, ela me transporta a uma outra, que não é a minha: sob o influxo da música, tenho a impressão de sentir o que, na realidade, não sinto, de compreender o que, a bem dizer, não compreendo, de poder o que, de fato, não posso. - Tolstoi

8Bits16Hearts

Cadastro: 10/11/2006

Nível 4

Mensagem publicada em 20/06/2012 23:25
Excatmaníaco
Sabe essas aulas de semiótica, história, teoria, linguagem, deleuse e etc, que você não tá curtindo? Pois então, foca nelas. A única coisa que vai diferenciar você de qualquer outro cara que fez isso que você pretendia (comprar uma câmera e ficar filmando, na raça), é esse conhecimento. É pra isso que serve a faculdade de Cinema.

Quando você entrar no mercado de trabalho (audiovisual, eu não trabalho com cinema ); você vai sacar que a única coisa que vai te diferenciar do peão que fez um curso no Senac de operação de câmera, é seu conhecimento. E isso é que vai diferenciar os respectivos produtos que vocês criarem.

Na boa, vídeo "pra Vimeo" qualquer um com um mínimo de manha com edição e DSLR faz. Curta-metragem é outra coisa.

Perfect!
Ia postar mais ou menos isso.
Assinatura
8Bits16Hearts

TIMÃO CAMPEÃO DO MUNDO 2012

Colore a minha vida com o caos do problema

-- ALL IN ONE --

Action Set completasso com 217 jogos originais com caixa e manual.

"Não interessa o que diz o ditado, não interessa o que o estado diz: Nós falamos outra lingua, moramos em outro pais..."

Yukio yu

Cadastro: 08/10/2004

Nível 2

Mensagem publicada em 21/06/2012 03:34
Qual faculdade?
Assinatura
psn: RafaelaUY

3ds: 4167-4505-0149

3ds japones: 2890-7800-1372

wii: 6717-9637-1441-2278

4lex

Cadastro: 15/01/2007

Nível 4

Mensagem publicada em 21/06/2012 08:02
O negócio é cinema na FAAP.
Assinatura
ManiacKiller: http://youtu.be/IGRlZAmIJyg
ManiacKiller: vc não socava não?
ManiacKiller: tipo PAH PAH PAH
ManiacKiller: SINTA ESSA TORA * AGUENTA A PRESSÃO
ManiacKiller: PAH PAH PAAHHH
ManiacKiller: OBSERVE ESSA ARVORE ENTRANDO EM VC
ManiacKiller: PAH PAH PAHAP
ManiacKiller: o legal é meter nelas e deixar a cabeça delas batendo na parede
ManiacKiller: ai enquanto vc ta no timing do swing, ela vai aveitando a parede
ManiacKiller: PAH PAH PAH

Will Lockhart

Cadastro: 12/09/2011

Nível 2

Mensagem publicada em 21/06/2012 09:05
4lex

É uma baita faculdade, mas mais importante é o aluni. Nosso colega Slaxx, por exemplo, se formou lá e não aprendeu nada.
Assinatura
Ela atua, e terrivelmente, digo-o por experiência própria, mas não de maneira a elevar a alma. Ela não eleva nem rebaixa a alma, ela a excita. Como dizer-lhe? A música obriga-me a esquecer de mim mesmo, da minha verdadeira condição, ela me transporta a uma outra, que não é a minha: sob o influxo da música, tenho a impressão de sentir o que, na realidade, não sinto, de compreender o que, a bem dizer, não compreendo, de poder o que, de fato, não posso. - Tolstoi

Nope!

Cadastro: 05/01/2012

Nível 1

Mensagem publicada em 21/06/2012 10:34
Sinto em te falar mas TODA FACULDADE É ASSIM

Eu tbm to fazendo faculdade de Sistemas de Informação e to muito decepcionado, to indo pro 5º periodo e só decepção. O que me ajudou entender foi "Estude por conta propria". A Faculdade serve pra separar os pobres e ignorantes dos ricos e melhor informados e só.

Mas é aquela coisa, como entrar na area sem ter formação? Infelizmente é dificil e um diploma vai te servir pra mostrar "olha eu tenho o minimo de condição possivel" e depois é por si e pelo seu esforço.

Se fosse vc procuraria uma faculdade mais barata só pra sair diplomado e depois ir metendo as caras. Com o tempo ninguém vai ligar qual lugar vc se formou, só se vc é bom ou não.

4lex

Cadastro: 15/01/2007

Nível 4

Mensagem publicada em 21/06/2012 10:42
Will Lockhart
4lex

É uma baita faculdade, mas mais importante é o aluni. Nosso colega Slaxx, por exemplo, se formou lá e não aprendeu nada.

Assinatura
ManiacKiller: http://youtu.be/IGRlZAmIJyg
ManiacKiller: vc não socava não?
ManiacKiller: tipo PAH PAH PAH
ManiacKiller: SINTA ESSA TORA * AGUENTA A PRESSÃO
ManiacKiller: PAH PAH PAAHHH
ManiacKiller: OBSERVE ESSA ARVORE ENTRANDO EM VC
ManiacKiller: PAH PAH PAHAP
ManiacKiller: o legal é meter nelas e deixar a cabeça delas batendo na parede
ManiacKiller: ai enquanto vc ta no timing do swing, ela vai aveitando a parede
ManiacKiller: PAH PAH PAH

Flapi_

Cadastro: 03/02/2011

Nível 2

Mensagem publicada em 21/06/2012 13:16
sei que nao tem muito a ver com a sua frustração... mas faculdade só vai te dar o caminho, te apresentar a profissão que vc provavelmente escolheu.

não pense que quando vc terminar vc vai sair já atuando efetivamente na ares pretendida. vc vai ter que caçar na raça o melhor ambiente de trabalho para vc se dar bem

Sou formado em Redes de Computadores, se eu soubesse como era o curso, teria feito um meia boca qualquer ai e a distancia

quando minha esposa terminar a 2ª graduação dela, pretender fazer cinema ou algo relacionado também... mais por gostar e ser muito curioso em como tudo funciona, o processo e etc.

se eu fosse você, terminaria este curso e metia as caras para fora do pais, não acredito que cinema seja tão valorizado por aqui em questões profissionais...

posso ter bostejado, mas fodanse.
Assinatura
Wii/PS3/PC

songyuu
dareumduo
a expressão vem de "pilar o beck" ou seja depois de bolado tu pega um palitinho e "empurra" o "fumo" das extremidades para dentro fazendo assim um mais "durinho", dai tambem parte a expressão "beck de malandro n toma pau na bunda" ou seja pilar coco é enfiar o dedo no anus.

vai ti fude

KingDooM
porr de carro escroto parece uma barata com aids

GUILSBEN

Cadastro: 04/11/2002

Nível 4

Mensagem publicada em 21/06/2012 15:45
E fod.e ae gordão
Assinatura
George A. Romero deus dos zumbis!!

Um dos maiores veteranos do forum!!!

Psn Id: guilsben

Recomendo: Seiferevil, SuperRecruta, Gamer.Executer, Diego.B, Ps2_BlackHe@rt, El_Cumbanchero, Lady_Kazinha, Radamanthys de Wyvern, XCeifer, bau dos jogos, cmian, Knightness, CloudP4, JpaSantos. JGnochi, T.Thomaz, Felipe PSN, Ericmotinha e outros usuarios.

K Rockman Zero

Cadastro: 10/05/2002

Nível 4

Mensagem publicada em 21/06/2012 23:02
4lex

Realmente, a estrutura deles é excelente.
Fiz um curso de 3 meses lá e gostei bastante.

Abração
Assinatura
Tenho problema na tireoide

slaxx

Cadastro: 23/02/2004

Nível 5

Mensagem publicada em 22/06/2012 13:54
Só existe uma facvldade de cinema na América Latina, a FAAP. Se você fez em qualquer outro lugar, jogou dinheiro no lixo.

Espero ter ajudado. Abraços,
Assinatura
feeling listening

Flicerium

Cadastro: 12/02/2011

Nível 2

Mensagem publicada em 22/06/2012 16:50
Excatmaníaco

Curtas para análise.

Wizard of Uol

Cadastro: 15/01/2012

Nível 3

Mensagem publicada em 22/06/2012 18:15
Excatmaníaco

Bom post, put@ que pariu

É bem isso mesmo, nego acha que vai entrar em curso de Cinema/Audiovisual e vai ser só as mil maravilhas. Nada, tem muita matéria insuportável mesmo. Esse semestre tive Comunicação e Expressão, foi um saco, mas sei que é de fato importante.
Assinatura
Beware, beware the Daltonborn comes

As 500+ da Kiss FM 2012 - Depois de uma Light My Fire sempre vem outra Light My Fire

Pandaren Brewmaster

Cadastro: 27/07/2006

Nível 2

Mensagem publicada em 22/06/2012 21:13
Estou indo para o 4º ano em cinema na FAAP, a estrutura é boa sim, mas não é tão acessível, muitas burocracias impedem de você usufruir completamente e mesmo com essa estrutura o preço da mensalidade ainda não é justificado.
Assinatura
What does a scanner see? Into the head? Down into the heart? Does it see into me, into us? Clearly or darkly? I hope it sees clearly, because I can't any longer see into myself. I see only murk. I hope for everyone's sake the scanners do better. Because if the scanner sees only darkly, the way I do, then I'm cursed and cursed again. I'll only wind up dead this way, knowing very little, and getting that little fragment, wrong too.

Pandaren Brewmaster

Nível 2

Mensagem publicada em 22/06/2012 21:14
E concordo plenamente com o Excat, na verdade o que mais me dá tesão na FAAP são justamente os professores de "comunicação" que não estão necessariamente ligados ao cinema.
Assinatura
What does a scanner see? Into the head? Down into the heart? Does it see into me, into us? Clearly or darkly? I hope it sees clearly, because I can't any longer see into myself. I see only murk. I hope for everyone's sake the scanners do better. Because if the scanner sees only darkly, the way I do, then I'm cursed and cursed again. I'll only wind up dead this way, knowing very little, and getting that little fragment, wrong too.

Pandaren Brewmaster

Nível 2

Mensagem publicada em 22/06/2012 21:31
Sem contar que me fodi pesado por entrar em um período de transição. As principais câmeras da FAAP, pelo menos que o pessoal inclusive eu têm preferência são a Arri SR3 em 16mm (com um belo e completo conjunto de lentes) e em 35mm a Arri BL4 - são excelentes câmeras, o duro é que ano que vem a FAAP terá ou uma Red Epic ou uma Arri Alexa e eu já terei me formado.
Assinatura

Da.ilusão

Cadastro: 20/06/2012

Nível 0

Mensagem publicada em 23/06/2012 00:37
Excat, você tem razão nessa parte, tanto que os trabalhos feitos nesse primeiro período pelos alunos donos de câmeras canon eram ruins demais. O que me motivou e ao mesmo tempo me desmotivou!!! Fizeram uma mostra pra gente também de trabalhos de alunos que já se formaram. Eu achei uma *, porque a história nos curtas não tinha fluxo nenhum: o fim não tinha nada a ver com o meio, que não tinha nada a ver com o começo, não dando pra entender nada do que eu tava assistindo. E não tem nada a ver com narrativa não linear não, era sem fluxo, sem nexo, sem noção mesmo!!!

Mas eu não abomino a matéria de semiotica não, como eu sempre gostei de ler, sempre achei uma tarefa prazerosa, quando pego a xerox do conteúdo de aula eu leio na boa. Eu só acho que deveria ter mais prática, não sei se no próximo período teremos como prometido, mas o que vi de prática até agora no primeiro período foi só promessa. Tava vendo a grade não só da minha faculdade, mas também de outras faculdade de cinema, e tive a impressão que ao longo dos períodos a grade vai ficando menor e as matérias vão ficando mais específicas/práticas, o que me pareceu legal.

Agora, sempre me preocupei um pouco com o mercado de trabalho, o que é natural, porque no Brasil pouca gente vive de cinema. Isso eu já sabia antes de entrar no curso mas depois de ter entrado tive certeza que cinema não vai dar pra mim, to sendo realista mesmo. Vejo muito entre os colegas de faculdade o imenso desejo de trabalhar com televisão, especificamente com o setor de dramaturgia que é o que paga melhor. Ouço salários bastante atraentes para técnicos que trabalham no Projac e no Rec 9.
Assinatura
"O user mais realista do fórum."
  • Novo tópico
Páginas:  1  2   3   4   | primeira | anterior | próxima | última