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07/08/2018 18:59

[Debate do museu] Os games estão próximos do limite gráfico?

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Colirio

Mensagens: 1332
Cadastro: 31/07/2010

Nível 2

Galerinha do bem,

Lembro-me quando vi pela primeira vez um PS2 rodando o Winning Eleven 5. Minha reação foi algo tipo: "P Q P!! Incrível!! Nunca vi algo parecido!!! Que realidade!!'

E quando joguei Gran Turismo 3? Emoção indescritível!!

Daí vieram os PS360 da vida, e eu fiquei incrédulo: "Conseguiram atingir um novo patamar de fotorrealidade!!"

Passaram alguns anos, chegamos em 2018 com uma nova geração estabelecida e... Essa ainda não me empolgou.

Se analisarmos bem, o FIFA 18 da versão PS4 tem uns brilhozinhos a mais, umas bandeirinhas tremulando. A torcida pouco mais real, evoluções naturais de um aparelho mais potente... Mas no campo, no "rola bola" não tem aqueeela evolução comparado com o PS3.

Mesma coisa com games de corrida. Não vejo um abismo entre as gerações.

Só pra não dizer que não me surpreendi, o que realmente me chamou atenção foram "Dragon Ball Fighter Z" e "Cuphead".

Mas enfim, onde quero chegar é que não vemos mais uma "revolução" no quesito gráfico.

Lembram da diferença dos 16 para os 32/64 bits? Ou desses para os 128?? Baita diferença, não?

O que acham: chegamos na maturidade gráfica ou ainda há espaço pra nos surpreender?
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COXAA!!!

Subzero X

Mensagens: 2765
Cadastro: 27/05/2011

Nível 3

Mensagem publicada em 07/08/2018 19:59
Realmente não houve uma evolução "gigantesca" entre o ps3/xbox360 para PS4/XBOXX. Concordo com isso. O que melhorou foi a questão de qualidade da modelagem dos personagens, cenários e etc. O que eu espero para a próxima geração é além de um bom salto gráfico, mecânicas e possibilidades no que diz respeito ao gameplay.
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Link das minhas negociações atuais: http://forum.jogos.uol.com.br/negociacoes-e-recomendacoes---user-subzero-x_t_1904065

Link das minhas negociações antigas: http://forum.jogos.uol.com.br/negociacoes---user-subzerox-topico-de-referencia_t_951181

Link da minha coleção: http://forum.jogos.uol.com.br/-topico-das-colecoes-e-ultimas-aquisicoes-poste-a-sua-conheca-as-do-pessoal_t_10084?page=204

(ID: robsubzero)

axel_blazes

Mensagens: 4829
Cadastro: 18/05/2008

Nível 3

Mensagem publicada em 07/08/2018 20:29
Discordo.

Jogos de esporte depois da geração 32bits não é muito patamar gráfico. Pegue por exemplo GoW ps3 vs GoW ps4 / Uncharted 3 vs Uncharted 4 / TLoUs vs TLoUs2 / Infamous ps3 vs Infamous ps4 / Open World ps360 vs Horizon ZD

A diferença chega a ser absurda em alguns casos.

Mas acho os detalhes como a animação (transição entre uma e outra), física, interatividade e arte/design mais importantes que gráfico puro em si, algo que não dá pra ver muito em screenshots. E digo mais, acho a música tão ou mais importante que o gráfico, algo raro de se ver hoje com músicas que ficam na cabeça por anos, diferente da geração 16bits.

Subzero X

Mensagens: 2765
Cadastro: 27/05/2011

Nível 3

Mensagem publicada em 07/08/2018 21:41
axel_blazes
Discordo.

Jogos de esporte depois da geração 32bits não é muito patamar gráfico. Pegue por exemplo GoW ps3 vs GoW ps4 / Uncharted 3 vs Uncharted 4 / TLoUs vs TLoUs2 / Infamous ps3 vs Infamous ps4 / Open World ps360 vs Horizon ZD

A diferença chega a ser absurda em alguns casos.

Mas acho os detalhes como a animação (transição entre uma e outra), física, interatividade e arte/design mais importantes que gráfico puro em si, algo que não dá pra ver muito em screenshots. E digo mais, acho a música tão ou mais importante que o gráfico, algo raro de se ver hoje com músicas que ficam na cabeça por anos, diferente da geração 16bits.

Concordo amigo. Tem games do Snes que tenho na segunda mente a musica gravada.
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(ID: robsubzero)

Game retro

Mensagens: 276
Cadastro: 08/11/2017

Nível 1

Mensagem publicada em 08/08/2018 00:12
Compre uma tv 4k coloque no YouTube e veja os vídeos em 4k de gameplay e verá que está longe comparar a geração passada com a geração atual, ainda é possível melhorar mais colocando os jogos em 8k de resolução em 60fps, fora quando baratear realidade virtual onde o céu é o limite. Tem muita coisa ainda a evoluir. Destino final é a matrix hehehe

Hurley.

Mensagens: 26595
Cadastro: 14/09/2004

Nível 4

Mensagem publicada em 08/08/2018 00:43
Eu acho que sempre vai ter espaço para mais evolução gráfica.

Essa última geração também achei que não foi um salto gigante em relação a geração anterior, mas mesmo assim possui gráficos muito bons.

O salto gráfico que mais me impressionou até hoje foi com o Dreamcast, a transição dos 32/64 bits para os 128 bits. Quando eu vi Sega Rally 2 e Sonic Adventure rodando no Dreamcast parecia que eu tinha entrado em outra dimensão.
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Relembre o melhor programa de games do Brasil: STARGAME

Catingão_4_EVER

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Cadastro: 13/07/2011

Nível 4

Mensagem publicada em 08/08/2018 00:44
A diferença mesmo é nas animações, frame-rate, iluminação, amplitude dos cenários, aliasing.. e outros detalhes que não influenciam na jogabilidade.

A parte de modelagem já estava bastante evoluida na geração PS360.
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LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN

Keanu_Yves

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Nível 1

Mensagem publicada em 08/08/2018 17:55
Fato que agora não teremos grandes saltos como outrora.

Nessa geração mesmo, desde 2013, eu só fui ter um "espanto" nos gráficos, com Ghost of Tsushima... e nem sabemos se serão os gráficos finais do game.

Mas não está no limite não, a não ser pela questão financeira dos jogos AAA.

Heavy Metal

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Nível 0

Mensagem publicada em 08/08/2018 23:25
O mercado tá muito exigente no que se diz potencia, os consoles sempre estarão defasados e no final haverá um novo crash dos videogames.
Quando o PS5 sair o Xone X estará defasado e o PS5 já vai sair praticamente no limite, pois o mercado já estará entrando no 8k. E assim vai. Na verdade já está acontecendo.
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Gabinete Cougar Archon - The Ultimate Gaming Case
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condor

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Nível 3

Mensagem publicada em 09/08/2018 12:36
tem muito oq evoluir ainda, é só ver aqueles vídeos de comparação de corrida real com project cars, aceito corsa etc, é muita diferença.

fora aquelas tech demo de engine nova, é impressionante.

e não é só gráfico, mas física tb, inteligência artiifcial, etc, faz toda a diferença pra tornar as coisas mais realísticas
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Ryo_Hazuki

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Mensagem publicada em 09/08/2018 20:52
A representação dos olhos e cabelos ainda deve muito, talvez no ps5 consigam dar uma melhorada nisso.
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:Grêmio:

[E]duardo

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Mensagem publicada em 09/08/2018 21:05
O salto do ps1 com todo aquele serrilhado pro ps2 e posteriormente pro ps3 foi absurdo. Do ps3 pro ps4 não teve aquele "uau". Tb senti esse feeling aí quando fui na locadora e vi o WE5 final evolution do ps2. Pra quem tava acostumado com international superstar soccer do snes e WE4 do Psone, o salto gráfico de gen foi evidente. GT3 tb foi **. GTA 3 tb expressou bem esse feeling.

lagartixo

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Nível 2

Mensagem publicada em 10/08/2018 10:07
Acho que a questão, é que muitos focam em texturas, ao querer definir se houve ou não um grande salto gráfico, mas esquecem de outros detalhes.
No PS3 e 360, tivemos uma bela evolução gráfica, e tudo rodando em uma TV de alta definição, mas também tivemos mais conteúdo na tela, seja por mais partículas, mais explosões, mais animações ocorrendo ao mesmo tempo e etc...

Nesta geração, vimos isso em um novo nível. Vou citar o God of War, como exemplo:
Repare que os do PS2 e PS3, tinham lindos gráficos, mas o cenário era centrado na maioria das vezes em uma espécie de corredor, com todo o restante que ficava distante, fora de foco ou até inexistente. Já no PS4, devido ao hardware ter mais potência, o cenário é aberto, com um mundo mais interativo, com conteúdos que se vê de longe e pode interagir com ele. Fora que, os gráficos são bem melhores, com inimigos mais detalhados, mais animações, mais efeitos. Não basta só focar numa textura.

Veja outros exemplos, tal como o Batlefield, olha o cenário aberto, o tanto de explosões, faíscas, aviões passando, tiros traçantes, e tudo isso com uma belíssima definição e velocidade fluída. Isso não tinha na geração anterior.
GTA V é outro exemplo, por ter um mapa aberto, é um jogo que exige muito da máquina. Olha a evolução do mesmo.

Enfim, se focar no que é o cenário, verá que hoje temos jogos com mais liberdade de interação, e não ficamos apenas vendo um horizonte que é apenas um complemento tapa buraco.

Tem muita evolução ainda por vir, precisam oferecer mais conteúdo, mais efeitos ao mesmo tempo, maiores cenários interativo, mais personagens na mesma tela e a chance de usar isso tudo com criatividade.

Lembrando que, ainda temos os óculos de realidade virtual, e esse ainda fará uma diferença gritante no futuro, creio eu.

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lagartixo

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Nível 2

Mensagem publicada em 10/08/2018 10:10
condor
tem muito oq evoluir ainda, é só ver aqueles vídeos de comparação de corrida real com project cars, aceito corsa etc, é muita diferença.

fora aquelas tech demo de engine nova, é impressionante.

e não é só gráfico, mas física tb, inteligência artiifcial, etc, faz toda a diferença pra tornar as coisas mais realísticas

Fato! Mas muitos só focam na textura da pele, esquecem de todo o resto. Se o jogo não tem uma textura épica, já dizem que todo o resto é uma bela porcaria.
Ainda está muito longe do limite.
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Game retro

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Nível 1

Mensagem publicada em 10/08/2018 10:48
lagartixo
condor
tem muito oq evoluir ainda, é só ver aqueles vídeos de comparação de corrida real com project cars, aceito corsa etc, é muita diferença.

fora aquelas tech demo de engine nova, é impressionante.

e não é só gráfico, mas física tb, inteligência artiifcial, etc, faz toda a diferença pra tornar as coisas mais realísticas

Fato! Mas muitos só focam na textura da pele, esquecem de todo o resto. Se o jogo não tem uma textura épica, já dizem que todo o resto é uma bela porcaria.
Ainda está muito longe do limite.


Exatamente , gta é a maior prova de como os jogos tem a evoluir a diferença do gta 5 para gta 3 foi absurda , fora que a cada novo jogo a evolução é enorme , e outros jogos não acompanham sequer a física e gráficos do gta 5, um jogo da geração passada

futepol

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Mensagem publicada em 14/08/2018 21:41
o ceu é o limite e com os oculos com realidade aumentada não tera fim..
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Monkey D. Luffy

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Mensagem publicada em 22/08/2018 09:39
Sempre vai parecer que chegamos ao limite, mas ainda não, tem muito que evoluir.
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MasHein?

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Mensagem publicada em 22/08/2018 13:37
A geração atual alcançou a perfeição gráfica nos modelos estilizados. Gráficos de desenho estão igual a desenho mesmo, e gráficos de animação Pixar estão igual aos filmes Pixar. Jogos de corrida eu também não vejo como melhorar muito.

Fora disso ainda tem muito que melhorar.

Outra, se nessa geração o salto gráfico não foi significativo, é porque a prioridade foi a usabilidade, a capacidade do console capturar vídeos enquanto o jogo roda, a transição suave para a dashboard e seus menus com o jogo rodando e a diminuição de loading screen. Achei a decisão muito boa, aliás.

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Nível 2

Mensagem publicada em 23/08/2018 00:37
Engraçado que desde 2013 que ouço falar de resolucao 8K!! Ja testei TVs 4K de tamanhos bem grandes em lojas (65,75 polegadas) e mesmo sendo grandonas e vc sentando bem perto,é dificil perceber os pixels na tela,mas é justamente isso que me leva a questionar a utilidade prática do 8K...vai servir pra que? Pra se ver detalhes a nivel celular? Pra ver a textura das patas da formiga andando no chao? Me pergunto se ja nao é um pouco de exagero,afinal de contas vamos ter que ter uma tela de 200 polegadas ou sentar colado (literalmente) numa monstra de no mínimo 85 polegadas pra notar a diferença? Posso estar enganado,mas acho que a resoluçao 4K ja podia ser a definitiva,pois já é absurdamente realista!! (principalmente naquelas telas OLED e QLED)

Quanto ao topico,acho que ainda se pode melhorar algumas coisas em jogos,mas realmente essa geraçao atual nao trouxe um grande salto mesmo nao. Acho que até o PS3 e Xbox 360,pode-se dizer que vimos bons saltos entre as geraçoes,mas nessa atual tambem achei pequena a diferença

Abraços

Mensagem editada pelo usuário 2D PLAYER em 23/08/2018 01:28.
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Viva o 2D - Pong,Atari,NES,SNES e Mega Drive, por que depois disso os games viraram 3D e um pouco do brilho se foi!!!










Enfio Poemas em tua Boca

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Nível 2

Mensagem publicada em 23/08/2018 23:47
a maior revolução dos games desde o salto dos 2D para o os 3D nos anos 90 se chama VR

e digo isso como alguém que acompanhou todas as gerações desde o atari até hoje. É indescritível, caras. Só estando dentro do jogo pra entender

e a resolução da geração vr inicial fica bem distante de toda essa gritaria sobre um punhado de pixels a mais na velha janela plana de sempre
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enfio, mesmo
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