Busque no forum:

Onde estou?  Fórum UOL Jogos > Vale Tudo
Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
12/10/2016 13:05

Curiosidades do Império brasileiro, conforme a Biblioteca Nacional.

Páginas:  1  2   3   | primeira | anterior | próxima | última

Banido no fracasso da Kiss

Cadastro: 02/01/2016

Nível 1

http://monarquista.com.br/1880-o-brasil-era-a-4o-economia-do-mundo-e-o-9o-maior-imperio-da-historia-veja-mais-curiosidades/

(1880) O Brasil era a 4º Economia do Mundo e o 9º Maior Império da História.

(1860-1889) A Média do Crescimento Econômico era de 8,81% ao Ano.

(1880) Eram 14 Impostos, atualmente são 92.

(1850-1889) A Média da Inflação era de 1,08% ao Ano.

(1880) A Moeda Brasileira tinha o mesmo valor do Dólar e da Libra Esterlina.

(1880) O Brasil tinha a Segunda Maior e Melhor Marinha do Mundo. Perdendo apenas para Inglaterra.

(1860-1889) O Brasil foi o primeiro país da América Latina e o segundo no Mundo a ter ensino especial para deficientes auditivos e deficientes visuais.

(1880) O Brasil foi o maior construtor de estradas de Ferro do Mundo, com mais de 26 mil Km.

A imprensa era livre tanto para pregar o ideal republicano quanto para falar mal do nosso Imperador. "Diplomatas europeus e outros observadores estranhavam a liberdade dos jornais brasileiros" conta o historiador José Murilo de Carvalho. "Schreiner, ministro da Áustria, afirmou que o Imperador era atacado pessoalmente na imprensa de modo que causaria ao autor de tais artigos, em toda a Europa, até mesmo na Inglaterra, onde se tolera uma dose bastante forte de liberdade, um processo de alta traição." Mesmo diante desses ataques, D. Pedro II se colocava contra a censura.
"Imprensa se combate com imprensa", dizia.

"Quanto às minhas opiniões políticas, tenho duas, uma impossível, outra realizada. A impossível é a república de Platão. A realizada é o sistema representativo (a Monarquia). É sobretudo como brasileiro que me agrada esta última opinião, e eu peço aos deuses (também creio nos deuses) que afastem do Brasil o sistema republicano, porque esse dia seria o do nascimento da mais insolente aristocracia que o sol jamais alumiou"
MACHADO DE ASSIS
ESCRITOR E FUNDADOR DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

Mais curiosidades:

1. A média nacional do salário dos professores estaduais de Ensino Fundamental em (1880) era de R$ 8.958,00 em valores atualizados.

2. Entre 1850 e 1890, o Rio de Janeiro era conhecido na Europa como "A Cidade Dos Pianos" devido ao enorme número de pianos em quase todos ambientes comerciais e domésticos.

3. O bairro mais caro do Rio de Janeiro, o Leblon, era um quilombo que cultivava camélias, flor símbolo da abolição, sendo sustentado pela Princesa Isabel.

4. O Maestro e Compositor Carlos Gomes, de "O Guarani" foi sustentado por Pedro II até atingir grande sucesso mundial.

5. Pedro II tinha o projeto da construção de um trem que ligasse diretamente a cidade do Rio de Janeiro a cidade de Niterói. O projeto em tramito até hoje nunca saiu do papel.

6. Pedro II mandou acabar com a guarda chamada Dragões da Independência por achar desperdício de dinheiro público. Com a república a guarda voltou a existir.

7. Em 1887, Pedro II recebeu os diplomas honorários de Botânica e Astronomia pela Universidade de Cambridge.

8. Descontruindo boatos, D. Pedro II e o Barão/Visconde de Mauá eram amigos e planejaram juntos o futuro dos escravos pós-abolição. Infelizmente com o golpe militar de 1889 os planos foram interrompidos.

9. Oficialmente, a primeira grande favela na cidade do Rio de Janeiro, data de 1893, 4 anos e meio após a Proclamação da República e cancelamento de ajuda aos ex-cativos.

10. D. Pedro II tinha 1,91m de altura, quando a média dos homens brasileiros era de 1,69m e mulheres 1,61m.

11. Na época do golpe militar de 1889, D. Pedro II tinha 90% de aprovação da população em geral. Por isso o golpe não teve participação popular.

12. José do Patrocínio organizou uma guarda especialmente para a proteção da Princesa Isabel, chamada "A Guarda Negra". Devido a abolição e até mesmo antes na Lei do Ventre Livre, a princesa recebia diariamente ameaças contra sua vida e de seus filhos. As ameaças eram financiadas pelos grandes cafeicultores escravocratas.

Outras curiosidades:

1. O Paço Leopoldina localizava-se onde atualmente é o Jardim Zoológico

2. O Terreno onde fica o Estádio do Maracanã pertencia ao Duque de Saxe, esposo da Princesa Leopoldina.

3. Santos Dumont almoçava 3 vezes por semana na casa da Princesa Isabel em Paris.

4. A ideia do Cristo na montanha do corcovado partiu da Princesa Isabel.

5. A família imperial não tinha escravos. Todos os negros eram alforriados e assalariados, em todos imóveis da família.

6. D. Pedro II tentou ao parlamento a abolição da escravatura desde 1848. Uma luta contra os poderosos fazendeiros por 40 anos.

7. D. Pedro II falava 23 idiomas, sendo que 17 era fluente.

8. A primeira tradução do clássico árabe "Mil e uma noites" foi feita por D. Pedro II, do árabe arcaico para o português do Brasil.

9. D. Pedro II doava 50% de sua dotação anual para instituições de caridade e incentivos para educação com ênfase nas ciências e artes.

10. D. Pedro Augusto Saxe-Coburgo era fã assumido de Chiquinha Gonzaga.

11. Princesa Isabel recebia com bastante frequência amigos negros em seu palácio em Laranjeiras para saraus e pequenas festas. Um verdadeiro escândalo para época.

12. Na casa de veraneio em Petrópolis, Princesa Isabel ajudava a esconder escravos fugidos e arrecadava numerários para alforriá-los.

13. Os pequenos filhos da Princesa Isabel possuíam um jornalzinho que circulava em Petrópolis, um jornal totalmente abolicionista.

14. D. Pedro II recebeu 14 mil votos na Filadélfia para a eleição Presidencial, devido sua popularidade, na época os eleitores podiam votar em qualquer pessoa nas eleições.

15. Uma senhora milionária do sul, inconformada com a derrota na guerra civil americana, propôs a Pedro II anexar o sul dos Estados Unidos ao Brasil, ele respondeu literalmente com dois "Never!" bem enfáticos.

16. Pedro II fez um empréstimo pessoal há um banco europeu para comprar a fazenda que abrange hoje o Parque Nacional da Tijuca. Em uma época que ninguém pensava em ecologia ou desmatamento, Pedro II mandou reflorestar toda a grande fazenda de café com mata atlântica nativa.

17. A mídia ridicularizava a figura de Pedro II por usar roupas extremamente simples, e o descaso no cuidado e manutenção dos palácios da Quinta da Boa Vista e Petrópolis. Pedro II não admitia tirar dinheiro do governo para tais futilidades. Alvo de charges quase diárias nos jornais, mantinha a total liberdade de expressão e nenhuma censura.

18. Thomas Edison, Pasteur e Graham Bell fizeram teses em homenagem a Pedro II.

19. Pedro II acreditava em Allan Kardec e Dr. Freud, confiando o tratamento de seu neto Pedro Augusto. Os resultados foram excelentes deixando Pedro Augusto sem nenhum surto por anos.

20. D. Pedro II andava pelas ruas de Paris em seu exilio sempre com um saco de veludo ao bolso com um pouco de areia da praia de Copacabana. Foi enterrado com ele.

Fontes:
Biblioteca Nacional, IMS, Coleção Teresa Cristina, Diário de Pedro II, Correspondências do acervo do Museu Imperial de Petrópolis, Biografias como As Barbas Do Imperador, Imperador Cidadão, Filho de uma Habsburgo, Chico Xavier e D. Pedro II, Cartas da Imperatriz, Teatro de Sombras, Construção da Ordem, D. Pedro II Ser ou Não Ser, Acervo Museu Histórico Nacional entre outros.

Se existe algo que podemos nos orgulhar sem medo como brasileiros, é sem dúvida nenhuma de nossa história imperial. Afinal, onde erramos?

Quer um pedacin VII

Cadastro: 07/09/2016

Nível 2

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:06

Magno e Excelso

Cadastro: 23/09/2015

Nível 2

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:15
Quer um pedacin VII

Assinatura
_Faiô
Eu queria ter um pau grande, mas não com o objetivo de dar prazer pras vagabundinhas, não senhor.
Queria ter um pau grande pra tocar o terror na terra. Massacrar vaginas e obliterar cusinhos.Trazer a dor e o sofrimento, a guerra a fome e a peste.

azeitoninha88

Cadastro: 22/10/2013

Nível 7

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:16
Magno e Excelso
Assinatura
untitiled: http://i.imgur.com/pJYtjnJ.jpg
Agumon: http://i.imgur.com/VEVTZCy.png
Danilo20105: http://i.imgur.com/UElaguX.png?1
Gorod Legau: http://puu.sh/llkxK/ff9d4bfb24.jpg (eu e o autistão)
Scyzor_Scithe: http://i.imgur.com/kGO3heM.jpg
DONARUDO: http://i.imgur.com/iIgtAe9.png
Call Boy 175: http://i.imgur.com/WiwbTxN.png

feito pelo melhor judeu do foro: http://i.imgur.com/TzaLGWZ.jpg?2

meu nick:

untitled: http://i.imgur.com/3csbMte.jpg

Aprendiz do Bunta

Cadastro: 05/02/2015

Nível 1

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:37
*, isso é mesmo verdade?
E a proclamação da república foi golpe?
Contem-me mais, caros manjers, fiquei interessado
Assinatura
Metas 2017:

(x) Sair ouvindo meu walkman
(x) Ajudar os tetas, pois somos todos iguais
(x) Viver à la 80s
(x) Largar Facebook
( ) Comprar um MiniDisc Hi-MD Sony
( ) Construir um robô
( ) Iniciar uma tímida carreira de artista de Synthwave
( ) Poder viver com essa carreira
( ) Ter um quartinho para invenções, tipo o do Doc Brown
( ) Largar Whatsapp
( ) Entrar na Matrix, comer a Trinity, crackear o Neo e vazar

sad/eyes

Cadastro: 18/03/2015

Nível 8

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:37
curioso

namekuseijin

Cadastro: 23/06/2009

Nível 2

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:41
nada como ter um povo escravo e não pretender ser nada além de exportador de café e açúcar
Assinatura

RIP

fav: GoW+Ico+MGS+Zelda:OoT+RE2+FFVI+Super Metroid+Sonic+Kenseiden+R-Type+Uncharted 2+RDR

psn id: fotorama (namekuseijin rip)

Pedrinho Futuro Ditador

Cadastro: 07/10/2016

Nível 0

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:45
Mensagem apagada pelo moderador

O grande intelectual

Cadastro: 07/09/2016

Nível 3

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:46
Era um bom regime mesmo.

Vjaceslavs

Cadastro: 11/08/2015

Nível 5

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:46
republicanos acabou com o país

MORTE E EXTERMÍNIO DE REPÚBLICANOS

só de lê o ínicio já bateu uma revolta master. lixos, bando de lixos.
Assinatura
Concedei-me a perenidade para aceitar as coisas que não posso controlar e alterar, a coragem para mudar o que está no meu campo de controle e a inteligência para reconhecer a dessemelhança.

O meu nome está na minha lápide

Cadastro: 25/08/2016

Nível 4

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:47
Se o Brasil era tão grandioso assim, porque essa grandiosidade não permaneceu depois da Proclamação da República?

Todo essas estatísticas de país de primeiro mundo desapareceram no momento em que a monarquia caiu?

Esse Brasil que vocês, monarquistas, pregam só existe na mente de vocês.
Assinatura
Metas 2018:

( ) Concluir o Curso de Formação de Sargentos em 2018;

( ) Atrair uma mulher minimamente bonita;

( ) Transar com alguém sem ter que pagar;

( ) Tomar banho e escovar dente todos os dias;

( ) Provar que a felicidade existe e que não é só um sonho meu.

"Como vai meu velho camarada? Quanto tempo eu não vejo mais você."

Pedrinho Futuro Ditador

Cadastro: 07/10/2016

Nível 0

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:47
Mensagem apagada pelo moderador

República Popular da China

Cadastro: 01/09/2016

Nível 3

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:49
Aprendiz do Bunta
*, isso é mesmo verdade?

claro que foi
mas foi culpa do próprio dom pedro mesmo
perdeu todo o apoio que tinha (da igreja, do exército, e da elite cafeeira, inclusive da população que era diretamente influenciada pela igreja)
tem um texto muito bom numa apostila do cursinho, detalhando sobre isso, mas eu tô com preguiça de digitalizar

Mensagem editada pelo usuário República Popular da China em 12/10/2016 13:50.

=R0x

Cadastro: 24/01/2016

Nível 4

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:50
> Dados
> Brasil
> 1860-1889
Assinatura
© 1996-2017 - O melhor conteúdo.

=R0x

Cadastro: 24/01/2016

Nível 4

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:51
8. A primeira tradução do clássico árabe "Mil e uma noites" foi feita por D. Pedro II, do árabe arcaico para o português do Brasil.

Eu ficaria mais surpreso se esse fosse verdadeiro do que todos os outros juntos.
Assinatura
© 1996-2017 - O melhor conteúdo.

Nível 1

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:51
Aprendiz do Bunta
*, isso é mesmo verdade?

claro que foi
perdeu todo o apoio que tinha (da igreja, do exército, e da elite cafeeira, inclusive da população que era diretamente influenciada pela igreja)
tem um texto muito bom numa apostila do cursinho, detalhando sobre isso, mas eu tô com preguiça de digitalizar

"Majestade, me perdoe, eu não sabia que a República era isso." Ruy Barbosa, nomeado primeiro vice-chefe do Governo Provisório.

https://direitasja.com.br/2013/10/07/proclamacao-da-republica-o-maior-golpe-de-estado-da-historia-brasileira-a-historia-que-seu-professor-nao-contou/

Talvez os únicos erros de D. Pedro II foram as desavenças com a Igreja Católica e a falta de resistência ao golpe.

Mas enfim, após a proclamação da República, aconteceram uma série de governos ilegítimos, corruptos, populistas e ditatoriais e aqui estamos hoje, como um país que representa pouco mais que uma piada internacional.

Van Der Graaf Generator

Cadastro: 01/08/2016

Nível 3

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:53
D'us abençoe a família real.
Assinatura
What course is there left but to die?

Conhecido como Bolinha de Sebo

Cadastro: 01/09/2016

Nível 3

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:54
Aprendiz do Bunta
*, isso é mesmo verdade?

claro que foi

"Majestade, me perdoe, eu não sabia que a República era isso." Ruy Barbosa, nomeado primeiro vice-chefe do Governo Provisório.

https://direitasja.com.br/2013/10/07/proclamacao-da-republica-o-maior-golpe-de-estado-da-historia-brasileira-a-historia-que-seu-professor-nao-contou/

Talvez os únicos erros de D. Pedro II foram as desavenças com a Igreja Católica e a falta de resistência ao golpe.

Mas enfim, após a proclamação da República, aconteceram uma série de governos ilegítimos, corruptos, populistas e ditatoriais e aqui estamos hoje, como um país que representa pouco mais que uma piada internacional.

ué, mas não foi rui barbosa que causou a primeira crise econômica no país?
que piada de mau gosto quotar frase dele aqui

Van Der Graaf Generator

Cadastro: 01/08/2016

Nível 3

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:55
O meu nome está na minha lápide
Se o Brasil era tão grandioso assim, porque essa grandiosidade não permaneceu depois da Proclamação da República?

Todo essas estatísticas de país de primeiro mundo desapareceram no momento em que a monarquia caiu?

Esse Brasil que vocês, monarquistas, pregam só existe na mente de vocês.

Há um século e meio praticamente todo país no mundo era um favelão, pra ser potência não precisava muito.
Assinatura
What course is there left but to die?

Conhecido como Bolinha de Sebo

Nível 1

Mensagem publicada em 12/10/2016 13:57
=R0x

Eu ficaria mais surpreso se esse fosse verdadeiro do que todos os outros juntos.

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94197

O Imperador admirava muito a a literatura e a cultura árabe, inclusive, visitou o Líbano, a Síria e a Palestina em 1876.
Páginas:  1  2   3   | primeira | anterior | próxima | última