Busque no forum:

Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
20/06/2015 02:26

Conheça o XRGB Mini Framemeister (retrogames em HD) [+pesado]

Páginas:  1  2   | primeira | anterior | próxima | última

[-Sentinel-]

Cadastro: 22/02/2003

Nível 1

Pessoal, há alguns dias comprei um XRGB Mini e queria mostrar pra vocês um pouco desse maravilhoso equipamento! Vamos lá!

COMO CONHECI

Há algum tempo comecei a pesquisar como eu poderia jogar retrogames com a melhor imagem possível. Antes de achar algumas informações na internet, acreditava que o negócio seria usar televisores de tecnologia CRT, as antigas TVs de tubo. Mas ter uma dessa ocupa espaço demais, além de ser muito difícil achar uma em bom estado e de boa qualidade. Aprofundando minhas pesquisas descobri sobre os monitores PVM/BVM. Esses são chamados monitores "broadcast", que são monitores CRT profissionais (sendo os da Sony os mais famosos). O que mais atrai nesse tipo de monitor é a existência de entrada RGB, que é o tipo de sinal de vídeo mais puro que existe para consoles antigos, algo que significaria uma grande qualidade de imagem (explico um pouquinho mais sobre isso abaixo). O problema é que eles são caros, difíceis de achar e ocupam muito espaço, além de normalmente serem de no máximo 20 polegadas. Até comecei a negociar um, mas logo depois descobri a existência do XRGB Mini. Desisti do monitor e quando comecei a ler mais sobre o XRGB Mini as coisas começaram a ficar interessante!

RGB: O SINAL PERFEITO PARA RETROGAMES + CABOS

Quando descobri sobre o XRGB Mini, comecei a ler sobre ele e um pouco mais sobre a tecnologia de sinal de vídeo. Foi quando encontrei informações sobre o tal sinal RGB. RGB é o acrônimo de red, green e blue (vermelho, verde e azul em inglês). Esse tipo de sinal envia o vídeo por três canais de cores, mantendo a qualidade original do sinal. Não entendo nada do assunto, então se alguém quiser mais informações, sugiro que pesquise. Simplificando, comecei a buscar a forma de conseguir usar o sinal RGB pra ter a melhor imagem possível. Pra isso, além de claro ter que ter uma TV (ou o XRGB Mini) que aceitasse o sinal, precisaria do cabo adequado (e uma TV que aceitasse o cabo, claro). Foi aí que descobri o SCART, o jeito mais comum de transmitir sinal RGB. Esse padrão de conexão era comum na Europa, mas nunca foi nas Américas. E tem a versão japonesa do SCART, conhecido como JP-21 (é visualmente o mesmo cabo/conexão, mas a conexão interna dos fios é diferente). Resumindo, podemos classificar a qualidade de imagem (baseado no tipo de cabo/sinal) da seguinte forma:
- Vídeo composto: o famoso e comum cabo que tem 2 (áudio mono) ou 3 (áudio estéreo) plugs, um amarelo, um vermelho e um branco. Esse tipo de conexão envia toda a informação de vídeo por um único cabo (os outros são de áudio), por isso a imagem não é grande coisa.
- S-Video: é melhor que o vídeo composto, porque envia o vídeo por mais que um único sinal (é um cabo só, mas ele divide a informação em pinos diferentes, por isso a imagem é melhor).
- Vídeo componente: envia o sinal de vídeo por 3 canais (parecido com o RGB), antes do RGB é o melhor sinal que existe. Mas, mesmo assim, ainda perde bastante pro RGB.
- RGB: é nesse tipo de sinal que a maravilha acontece. O cabo mais comum que transmirte RGB é o SCART e o JP-21.
Aqui uma foto dos cabos JP-21 que eu tenho.

Da esquerda pra direita: PSOne e PS2, Neo Geo AES, Super Nintendo e Mega Drive.

O XRGB MINI

OK, mas afinal o que é o XRGB Mini? Esse aparelhinho, fabricado pela empresa japonesa Micomsoft, é um upscaler. O que ele faz é receber um sinal SD (standard definition, ou seja, sinal de baixa definição), processa esse sinal e o aumenta para alta definição. A grande maioria das TVs de alta definição já fazem isso hoje em dia (quando você conecta seu Super Nintendo em sua TV de alta definição, por exemplo), só que com uma péssima qualidade. O XRGB Mini é considerado o melhor upscaler pra sinais 240p que existe. E praticamente todos os vídeo games antigos, até a geração Dreamcast, usam essa resolução. O XRGB também faz um excelente trabalho com sinais 480i (PlayStation 2 e Dreamcast), mas não brilha tanto quando falamos de sinal 480p (alguns jogos de PS2). Outra coisa que torna o XRGB Mini tão especial é que ele aceita sinal RGB e tem saída HDMI! Então temos um aparelho que aceita um puro sinal de imagem e ainda converte essa imagem de baixa definição para alta definição. E ele ainda gera scanlines, aquelas linhas que são características das TVs de tubo!
Segue abaixo uma foto da caixa dele (esqueci de tirar foto dele aberto e deu preguiça, se alguém quiser eu posto depois mas tem várias pela internet):

COMO USAR O XRGB MINI

Pra usar o XRGB Mini da melhor forma possível você precisa:
- o XRGB Mini, claro
- um vídeo game que envie sinal RGB (muitos consoles enviam sinal RGB de forma nativa, mas alguns precisam de modificações pra isso)
- um cabo SCART ou JP-21 para o vídeo game que você quiser usar
- uma TV de alta definição

A conexão básica é o seguinte: conecte o cabo SCART/JP-21 no seu vídeo game, conecte ele no XRGB Mini e conecte o seu XRGB Mini na sua TV por cabo HDMI. Pra conectar o cabo SCART/JP-21 no seu XRGB você vai precisar de um adaptador, já que o aparelho não tem entrada SCART/JP-21. Ele já vem com esse adaptador para o padrão JP-21, mas se o seu cabo for SCART, você vai precisar comprar um conversor SCART->JP-21. Espero não ter complicado, mas é bem simples. Você vai precisar comprar o cabo pra cada vídeo game antigo seu, então sugiro comprar o JP-21 de uma vez, porque se você comprar o SCART vai precisar comprar mais um adaptador. Abaixo o meu JP-21 de Super Nintendo (lado direito) conectado no adaptador que vem junto com o XRGB (precisa dele porque o XRGB não tem entrada SCART/JP-21 e sim uma entrada 8 pin):

SNES

O SNES é um dos consoles que já envia sinal RGB nativamente, desde que seja o modelo tijolão. O SNES Baby precisa ser modificado pra isso, mas quando feito é o modelo que envia a melhor qualidade de sinal dentre todos os modelos.
Modifiquei o meu SNES Baby e abaixo seguem algumas fotos (se atentem às legendas):

Secret of Mana (720p com scanlines)

Donkey Kong Country 2 (720p com scanlines)

Donkey Kong Country 2 (720p com scanlines)

Mega Man X 2 (720p com scanlines)

Mega Man X 2 (720p sem scanlines)

Mega Man X 2 (1080p sem scanlines)

Mega Man X 2 (1080p com scanlines)

Chrono Trigger (720p com scanlines)

Mega Man X 2 (ligado direto na TV pelo cabo de vídeo composto, pra efeitos de comparação)

Mega Man X 2 (ligado direto na TV pelo cabo de vídeo composto, pra efeitos de comparação)

NEO GEO AES

O Neo Geo AES já envia sinal de RGB automaticamente. Tem como melhorar a qualidade da imagem, mas ainda não fiz a modificação. Depois que fizer que eu posto mais fotos.

SNK Vs. Capcom Chaos (720p com scanlines)

Real Bout Fatal Fury Special (720p com scanlines)

The King of Fighters 2002 (720p com scanlines)

As fotos não mostram 100% como fica a imagem. Mesmo usando o modo manual da câmera, entre uma foto e outra existem diferenças (mesmo quando tirei fotos comparativas). Mas acho que dá pra ter uma ideia de como essa belezura funciona! No YouTube tem vários vídeos também.
Depois tiro fotos do Mega Drive e algumas do PSOne. Tem algumas fotos já no tópico http://forum.jogos.uol.com.br/conversor-fazendo-milagres-no-ps2-xrgb-mini_t_lastpost_3406838_44#lastPost

Se alguém ver que eu escrevi algo errado, fique a vontade pra fazer a correção. Não sou nenhum expert.
E para quem possa se interessar, posso passar o site que comprei o XRGB e os cabos. Mas já aviso: é salgado.

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida, é só perguntar!

Mensagem editada pelo usuário [-Sentinel-] em 20/06/2015 02:50.
Assinatura
----- Recomendados -----
Vendedores: rlara83, ChuqNorris, andersonxbmc.
Compradores: joaoluigi, TadeuDias02, R3v0LT, Fox_HouNd, Duduneto, epicsuport.
Trocas: playtimegames, felix_50.

Samsung PL50C7000 & Panasonic P65VT60B + PlayStation 3 + Xbox 360 + Wii + PlayStation 4 + Wii U + XRGB Mini = :O
PlayStation Network ID: rodolfocm
Live: rodolfocm
3DS FC: 1375-7284-4033

[E]duardo

Cadastro: 27/01/2014

Nível 3

Mensagem publicada em 20/06/2015 03:17
Se eu ñ fosse fã e adepto das crts ( tenho 3 ) investiria fácil nesse xrgbmini. Bom resultado e boa solução pra quem curte jogar retrogamer em tv tela fina. O que fode msm eh o preço + dólar nas alturas + ser taxado + taxa de 12 reais dos correios.

Ótimo tpc.

Mario Goty

Cadastro: 11/07/2014

Nível 1

Mensagem publicada em 20/06/2015 03:46
Megaman X e Fatal Fury Special ficaram bonitos de qualquer forma.

[E]duardo

Cadastro: 27/01/2014

Nível 3

Mensagem publicada em 20/06/2015 17:00
Ó a diferença que a scanlines faz na tela fina quando é gerada pelo conversor. Sem scanlines o resultado fica sem vida. Leva mal não, tubão é vida. Posta depois uma do king 2002 sem scanlines pra efeito de comparação. Poderia fazer assim: com scanline e sem scanline pra cada jogo.

[-Sentinel-]

Nível 1

Mensagem publicada em 20/06/2015 21:53
[E]duardo
Ó a diferença que a scanlines faz na tela fina quando é gerada pelo conversor. Sem scanlines o resultado fica sem vida. Leva mal não, tubão é vida. Posta depois uma do king 2002 sem scanlines pra efeito de comparação. Poderia fazer assim: com scanline e sem scanline pra cada jogo.
A única vantagem do CRT, do meu ponto de vista, é o fato de a imagem lembrar mais o que era no passado. Cores, geometria, resolução, tudo é inferior quando comparado ao que o XRGB pode proporcionar. Mas isso é minha opinião. Cada um gosta de uma coisa. O mesmo acontece com os scanlines em emuladores e no XRGB. Eu, particularmente, gosto bastante. Parece que os games antigos foram feitos pra ter scanlines.
Depois posto mais fotos comparando.
Assinatura
----- Recomendados -----

Samsung PL50C7000 & Panasonic P65VT60B + PlayStation 3 + Xbox 360 + Wii + PlayStation 4 + Wii U + XRGB Mini = :O

maito

Cadastro: 03/02/2005

Nível 5

Mensagem publicada em 21/06/2015 01:13
e o delay?
Assinatura
Me recomendam: http://beta.forum.jogos.uol.com.br/mensagens/?query=8557629
Me recomendam: http://beta.forum.jogos.uol.com.br/mensagens/?query=3921994

Heavy Metal

Cadastro: 28/07/2004

Nível 0

Mensagem publicada em 21/06/2015 09:43
Muito Bom!

Tenho essa TV novinha aqui em casa! Que inclusive estou ligando aqui pra dar uma esquentada, pois faz uns 3 meses que não era ligada.

Não sou eu no reflexo da tela.

Mensagem editada pelo usuário Heavy Metal em 21/06/2015 09:48.
Assinatura

Gabinete Cougar Archon - The Ultimate Gaming Case
16GB DDR3 1600MHz Kingston HyperX Fury
AMD FX-8320E Octa Core - 3.2GHz (Turbo 4.0GHz) cache 16MB
AMD Radeon R9 270X 2GB DDR5 256bits
HD 1TB SATA 3 - 6Gb/s - 7200RPM - 64MB Cache - WD Caviar Blue
Fonte Cooler Master GX II 550W
Placa Mãe Gigabyte GA-78LMT-USB3 (AM3+ - DDR3 1600) DVI/VGA/HDMI - USB 3.0 TDP 125W

[-Sentinel-]

Nível 1

Mensagem publicada em 21/06/2015 11:26
maito
e o delay?
Zero. Na verdade deve ter algo mínimo, mas não sei como medir. O XRGB também é muito bem falado por não gerar nada de lag.

Heavy Metal
Muito Bom!

Tenho essa TV novinha aqui em casa! Que inclusive estou ligando aqui pra dar uma esquentada, pois faz uns 3 meses que não era ligada.

Não sou eu no reflexo da tela.
Posta umas fotos dela funcionando.

Assinatura
----- Recomendados -----

SilverRock®

Cadastro: 19/03/2003

Nível 3

Mensagem publicada em 21/06/2015 22:27
Muito bom, copia seu texto ou faz um novo post aqui na OS eu fiz um tópico dedicado a upscalers lá inclusive tem alguns videos com dicas de settings para o Mini

http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/t%C3%B3pico-oficial-upscalers-conversores-p-tvs-tela-fina.420744/
Assinatura
NihonGames a Loja do Retrogamer

ASRock Z97 Extreme 4 / Core i7 4790k + Corsair 80i / Nvidia GTX 1080Ti Galax OC / 16Gb G.Skill / 840 EVO 256Gb + 4Tb / Corsair AX860 / Cooler Master CM690 II

LG 4k OLED TV 55B6P - 4k60p/HDR

Xbox One X + PS4 PRO + PSVR + Nintendo Switch

+ Retro Consoles = Powered by Sony PVM 29 Full RGB / Sony SV925AV Speakers

gmpaschoal

Cadastro: 05/02/2010

Nível 0

Mensagem publicada em 22/06/2015 00:08
Excelente tópico!

Vc disse que o XRGB Mini Framemeister é o melhor deles. Já ouviu falar desse aqui?

http://auctions.c.yimg.jp/images.auctions.yahoo.co.jp/image/ra124/users/4/0/3/4/bicmap2003-img600x450-1431486002whwcak20502.jpg

http://auctions.c.yimg.jp/images.auctions.yahoo.co.jp/image/ra124/users/4/0/3/4/bicmap2003-img600x450-1431486014xgsigo20502.jpg

Se sim, qual deles vc acha que é melhor? Esse que postei a imagem não precisa de adaptador pois ele possui entrada SCART/JP-21. Então fiquei na dúvida se por esse motivo os resultados não possam ser ainda melhores.

Outra dúvida. Sabe se esse cabo abaixo se trata de um cabo SCART ou de um JP-21?

http://i.ebayimg.com/00/s/OTk1WDEyODA=/z/xVkAAOSweW5VaEjX/$_57.JPG

Desde já agradeço!

gmpaschoal

Nível 0

Mensagem publicada em 22/06/2015 01:23
Dei uma pesquisada por cima e acho que consegui sanar essas minhas dúvidas.

Acredito que o XRGB Mini Framemeister seja melhor mesmo, pois possui a conexão HDMI. O modelo da foto que postei é mais antigo e talvez só ganhe no quesito de possuir a entrada JP-21.

Em relação ao cabo que postei, ele é um JP-21 que, como vc explicou no seu post, nada mais é do que um SCART japonês.

Já comprei o cabo, amanhã vou pesquisar pelo XRGB.

Uma dúvida agora. Os cabos video composto de SNES/N64/GC são idênticos. Será que o mesmo se aplica ao cabo JP-21?

[-Sentinel-]

Nível 1

Mensagem publicada em 22/06/2015 01:58
SilverRock®
Muito bom, copia seu texto ou faz um novo post aqui na OS eu fiz um tópico dedicado a upscalers lá inclusive
Obrigado! Já postei lá!

gmpaschoal

Acredito que o XRGB Mini Framemeister seja melhor mesmo, pois possui a conexão HDMI. O modelo da foto que postei é mais antigo e talvez só ganhe no quesito de possuir a entrada JP-21.

Em relação ao cabo que postei, ele é um JP-21 que, como vc explicou no seu post, nada mais é do que um SCART japonês.

Uma dúvida agora. Os cabos video composto de SNES/N64/GC são idênticos. Será que o mesmo se aplica ao cabo JP-21?
O Mini foi lançado bem depois do 3, é como se fosse uma evolução. Pelo que li todos os lugares dizem que o Mini é o melhor. Sobre a foto, creio que seja o JP-21 mesmo (por ser japonês), mas ele e o SCART são idênticos por fora.
Sobre o JP-21 ser para os três consoles, eu não sei...mas acredito que funcione sim. Vou mandar e-mail pro cara que me vendeu os cabos pra perguntar. Se for comprar o XRGB Mini, sugiro o site Solaris Japan, que foi onde comprei o meu. Entrega rápida, invoice amigável (dá pra colocar o valor que você quer que eles declarem).

Mensagem editada pelo usuário [-Sentinel-] em 22/06/2015 02:00.
Assinatura
----- Recomendados -----

--VALKAN--

Cadastro: 16/06/2009

Nível 3

Mensagem publicada em 22/06/2015 10:37
sensacional, era algo do tipo q eu estava procurando pra ligar meu Ps2 tijolão..... mas o preço realmente dificulta

Assinatura
Usuários com quem já negociei e recomendo:

Edu Montovani; camusaquarium; knOx_DF; jr.poker; saintkyo; XBR Oliveira; RicardoPS3; Cezal_SP; Tramon; Izzy Imports; quid; lowrywalkmer; River Raid, bau de jogos; Xypra; Marken (2x); Wagner Costa; Anjo_Vingador_; Rafael_RJ_Rock_2.0; Diz pra mim

[img]http://www.mypst.com.br/media/card/a/LChimp.png[/img]

[-Sentinel-]

Nível 1

Mensagem publicada em 22/06/2015 12:16
--VALKAN--
sensacional, era algo do tipo q eu estava procurando pra ligar meu Ps2 tijolão..... mas o preço realmente dificulta

Se for só pra jogos de PS2, não vale muito a pena, porque a maioria dos jogos é em 480i e muitos são 480p. Melhor investir num cabo componente de boa qualidade. O XRGB brilha mesmo com conteúdo 240p.
Assinatura
----- Recomendados -----

Sum41

Cadastro: 10/01/2012

Nível 1

Mensagem publicada em 22/06/2015 12:18
--VALKAN--

Realmente eu também ainda não criei coragem pra fazer esse investimento carioquíssimo, apesar de saber que o resultado é bom. E no caso se fosse pra pra usar um outro upscaler mais simples, apesar da praticidade, preferiria ir atrás de uma tv de tubo. Como não tenho espaço vou deixando do jeito que está.

SilverRock®

Cadastro: 19/03/2003

Nível 3

Mensagem publicada em 22/06/2015 13:54
gmpaschoal

XRGB-3 é o modelo anterior ao Mini, o Mini na verdade é como um "spin-off" na linha de produtos, tanto que provavelmente o próximo se chame XRGB-4, o fato do 3 ter a conexão 21 pin não influencia em nada na imagem a unica diferença ai é o plug, ambos são RGB, mini utiliza via 8 pin apenas para deixa-lo mais compacto o que de fato o 3 é melhor seria no numero de conexões sendo que possui VGA também que o Mini não tem, o 3 não tem HDMI mas tem DVI que um simples conversor DVI > HDMI resolve
Ambos são praticamente a mesma coisa em termos de qualidade o Mini levemente superior mas não justifica o pagar mais caro porém o que ele brilha é em sua interface ao usuário onde é mais amigável que o 3 e isso faz valer a pena, além de uma scene mais forte na net onde se consegue informações a respeito facilmente

Sobre os cabos 21 pin para Snes funciona apenas para Snes e Super Famicom, N64 não tem RGB nativo porém se fizer o mod ai sim o cabo funciona o mesmo vale para o Famicom, ja o Cube sem chance pois apenas a versão PAL do cube tem RGB todos os outros NTSC não tem RGB, e com o cube PAL usa o cabo PAL (isso vale para o Wii também)

Mensagem editada pelo usuário SilverRock® em 22/06/2015 13:58.
Assinatura
NihonGames a Loja do Retrogamer

ASRock Z97 Extreme 4 / Core i7 4790k + Corsair 80i / Nvidia GTX 1080Ti Galax OC / 16Gb G.Skill / 840 EVO 256Gb + 4Tb / Corsair AX860 / Cooler Master CM690 II

LG 4k OLED TV 55B6P - 4k60p/HDR

Xbox One X + PS4 PRO + PSVR + Nintendo Switch

+ Retro Consoles = Powered by Sony PVM 29 Full RGB / Sony SV925AV Speakers

[-Sentinel-]

Nível 1

Mensagem publicada em 22/06/2015 19:41
SilverRock®
gmpaschoal

XRGB-3 é o modelo anterior ao Mini, o Mini na verdade é como um "spin-off" na linha de produtos, tanto que provavelmente o próximo se chame XRGB-4, o fato do 3 ter a conexão 21 pin não influencia em nada na imagem a unica diferença ai é o plug, ambos são RGB, mini utiliza via 8 pin apenas para deixa-lo mais compacto o que de fato o 3 é melhor seria no numero de conexões sendo que possui VGA também que o Mini não tem, o 3 não tem HDMI mas tem DVI que um simples conversor DVI > HDMI resolve
Ambos são praticamente a mesma coisa em termos de qualidade o Mini levemente superior mas não justifica o pagar mais caro porém o que ele brilha é em sua interface ao usuário onde é mais amigável que o 3 e isso faz valer a pena, além de uma scene mais forte na net onde se consegue informações a respeito facilmente

Sobre os cabos 21 pin para Snes funciona apenas para Snes e Super Famicom, N64 não tem RGB nativo porém se fizer o mod ai sim o cabo funciona o mesmo vale para o Famicom, ja o Cube sem chance pois apenas a versão PAL do cube tem RGB todos os outros NTSC não tem RGB, e com o cube PAL usa o cabo PAL (isso vale para o Wii também)
Boa explicação!

Seguem algumas fotos que tirei hoje do Mega Drive (ainda não ajustei a imagem, está com a configuração que vem de fábrica). Nas fotos as imagens saíram mais escuras do que realmente são:
Assinatura
----- Recomendados -----

JJ_Fla12

Cadastro: 16/07/2011

Nível 5

Mensagem publicada em 22/06/2015 20:03
Bom tópico!
Assinatura
Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras.
Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes.
Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos.
Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores.
Mantenha seus valores positivos, porque seus valores ...
Tornam-se seu destino."

mahatma gandhi

gmpaschoal

Nível 0

Mensagem publicada em 22/06/2015 22:03
[-Sentinel-]
O Mini foi lançado bem depois do 3, é como se fosse uma evolução. Pelo que li todos os lugares dizem que o Mini é o melhor. Sobre a foto, creio que seja o JP-21 mesmo (por ser japonês), mas ele e o SCART são idênticos por fora.
Sobre o JP-21 ser para os três consoles, eu não sei...mas acredito que funcione sim. Vou mandar e-mail pro cara que me vendeu os cabos pra perguntar. Se for comprar o XRGB Mini, sugiro o site Solaris Japan, que foi onde comprei o meu. Entrega rápida, invoice amigável (dá pra colocar o valor que você quer que eles declarem).

Obrigado pela resposta!

Qual método de envio vc escolheu? Qual a primeira letra do código de rastreio da sua encomenda? Vc teve que pagar imposto?

Mais uma vez obrigado!

gmpaschoal

Nível 0

Mensagem publicada em 22/06/2015 22:11
SilverRock®

Obrigado pelos esclarecimentos!

Putz, que pena essa do GameCube. Eu possuo o cabo video-componente e os resultados numa TV LCD LED ficam muito aquém daqueles numa TV CRT. Provavelmente vai ser difícil aposentar a CRT no caso do Cube.

N64 então nem se fala, já que nem vídeo-componente ele possui. Existe algum cabo oficialmente lançado pela Nintendo que não seja nem o vídeo-composto nem o adaptador RF?
Páginas:  1  2   | primeira | anterior | próxima | última