Busque no forum:

Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
09/07/2018 17:17

Confusão entre gráfico do PS1 e as cenas em CG.

Páginas:  1  2   | primeira | anterior | próxima | última

DoppelGanger

Cadastro: 14/05/2004

Nível 4

Já perceberam que tem leites com pêra que falam que as famosas CGs da era do PS1 eram propaganda enganosa quando comparadas com os gráficos reais dos jogos?

Primeiro que as CGs eram a grande novidade dos videogames com CD (grande capacidade de armazenamento), principalmente no PS1, que alcançaram grande qualidade, em tela cheia e sem precisar de cartões de expansão.

Segundo que não era propaganda enganosa, pois a finalidade não era ludibriar o jogador, mas apenas proporcionar a ele um deleite visual, uma forma de melhor "enxergar" a realidade do jogo.

Eu diria que as CGs do PS1 exerciam o mesmo papel das labels dos jogos de Atari.

Sem falar que ficávamos encantados com a qualidade, imaginando que o PS2 teriam gráficos em tempo real similares às CGs de PS1 e tal... Era fantástico, principalmente as CGs da Squaresoft.

Enfim, coisa de leite com pêra que não viveu a época... e hoje fala que os gráficos de PS1 são intragáveis. Só rindo mesmo.

Mensagem editada pelo usuário DoppelGanger em 09/07/2018 17:18.

LethallKill

Cadastro: 14/10/2006

Nível 1

Mensagem publicada em 10/07/2018 03:42
Lembro que eu via fotos de cg de jogos do 3DO nas revistas e meu amigo falava que aquilo eram os gráficos de verdade do jogo e quando vi fotos de um jogo com atores reais logo pensei, isso deve ser um tipo de filme separado rolando, mas dentro de um jogo.

Nada contra os 32bits colocarem cgs pra maquiar os games, eu adorava isso, mas enganava algumas pessoas sem conhecimento (principalmente as crianças), porém nunca enxerguei isso como tentativa infame de enganar trasmitindo que não é, pode ter passado essa impressão mas não de forma intencional.
Como você disse, era novidade e queriam abusar dela pra deixarem as pessoas impressionadas, era justo mostrar de forma mais detalhada e real como seria aquele universo.

Só ver as capas de jogos antigos, mostravam personagens bem feitos que não condizia com o que você jogava e atrás da caixa nem sempre exibiam imagens do gameplay. Lógico que é algo para ser chamativo, mas de certa forma, tentavam ilustrar e transmitir a forma mais real daqueles pixels, o que era bem bacana.
Assinatura
Intel I5 4690k 3.5Ghz
MB Gigabyte Ga-h97m-d3h
12GB Corsair Vengeance 1600mhz
Gigabyte GTX 1070
Samsumg S23B550

Jogando:
Midnight Club Los Angeles
Horizon Zero Dawn

Psn: FatallKillX
Live: FatallKillX

Keanu_Yves

Cadastro: 04/06/2012

Nível 1

Mensagem publicada em 10/07/2018 10:31
Ixi, eu mesmo fui enganado meu caro. Eu via nas revistas as imagens e ficava louco...

Outra coisa que enganava eram os cenários pré-renderizados de RE, Dino Crisis, etc. Eu acostumado com o N64, quando vi esses jogos pela primeira vez eu fiquei na cabeça: "mas o N64 não é melhor por ter 64 bits e não 32? Como esses jogos tem tanto detalhes perfeitos assim?"

Mensagem editada pelo usuário Keanu_Yves em 10/07/2018 10:32.

axel_blazes

Cadastro: 18/05/2008

Nível 3

Mensagem publicada em 10/07/2018 12:15
Acho que só quem nunca teve um PS1 ou 3DO ou Saturn, que são poucos, que poderiam se sentir enganados. Houve um momento que todo jogo tinha e quando Metal Gear Solid lançou sem CGs foi algo bem diferente.

Perto do lançamento do PS1, quando eu estava com hype para o Saturn e ninguém tinha ouvido falar da Sony pra games, meus primos trouxeram do EUA nas férias de dezembro e não demorei nem 10 min pra ver a diferença do CG da intro do Tekken para o gameplay. No primeiro momento me perguntei do porque não ser assim durante as lutas, mas logo percebí que era um vídeo.

E alías, isso fazia parte da potência do console, Saturn nos seus primeiros anos tinha um codec bem ruim que era por software, já PS1 era por hardware e era muito bom pra época. N64 quase não tinha por ser cartucho, além de ter sido lançado 2 anos depois.

E fazia diferença positiva também, basta comparar os finais do MK4 pra PS1 e N64.

condor

Cadastro: 26/11/2009

Nível 3

Mensagem publicada em 10/07/2018 12:33
DoppelGanger
Já perceberam que tem leites com pêra que falam que as famosas CGs da era do PS1 eram propaganda enganosa

só quem é burro e fanboyola do N64 fala uma coisa dessas a sério

CGs sempre estiveram a frente dos gráficos reais, até hoje é assim e sempre vai ser, até os gráficos atingirem fotorrealismo (daqui alguns anos)
Assinatura

Keanu_Yves

Nível 1

Mensagem publicada em 11/07/2018 15:08
condor
DoppelGanger
Já perceberam que tem leites com pêra que falam que as famosas CGs da era do PS1 eram propaganda enganosa

CGs sempre estiveram a frente dos gráficos reais, até hoje é assim e sempre vai ser, até os gráficos atingirem fotorrealismo (daqui alguns anos)

Olhem esse comercial de FFVII por exemplo:

Vocês esquecem que CG não existia na época, ninguém sabia que videogames rodavam "vídeos". E ainda, nós não tínhamos esses comerciais, víamos nas revistas estas fotos. Só quando se jogava que você entendia a diferença entra os gráficos de jogo e "as historinhas", foi quando começamos a aprender isso.

Enganou sim, de fato.

Matari, o guerreiro da monostar

Cadastro: 03/07/2018

Nível 1

Mensagem publicada em 11/07/2018 16:23
condor
DoppelGanger

PS1 se vendia com muito marketing pra cima dos inclusões; N64 se vendia com jogos de verdade, se parar pra pensar o PS4 é igualzinho o PS1: Muito filmezinho e pouco conteúdo.

N64 era o CR7 na época; PS1 era o Neymar; muito marketing pra pouca bola e vivia caído no chão.

axel_blazes

Nível 3

Mensagem publicada em 11/07/2018 16:42
Keanu_Yves
condor
DoppelGanger

Vocês esquecem que CG não existia na época, ninguém sabia que videogames rodavam "vídeos". E ainda, nós não tínhamos esses comerciais, víamos nas revistas estas fotos. Só quando se jogava que você entendia a diferença entra os gráficos de jogo e "as historinhas", foi quando começamos a aprender isso.

Enganou sim, de fato.

Só sendo muito burro e tapado ou morando em uma caverna. FF7 por exemplo é de 97. Ps1 lançou em 95 no JP, são dois anos e centenas de jogos com cgs. Todo mundo já estava acostumado com a enxurrada de cgs nos jogos.

E todas essas cenas estão no jogo. Se estão no jogo, não é enganoso. Além de como dito antes, rodar vídeos faz parte da potência do console.

Enganosas foram as apresentações do Motorstorm, Kinect e outros que mostraram gameplay que não existia.

condor

Nível 3

Mensagem publicada em 11/07/2018 18:53
Keanu_Yves
condor
DoppelGanger

Enganou sim, de fato.

veja bem, se te enganou a culpa foi da sua inocência, não das CGs.
Assinatura

Keanu_Yves

Nível 1

Mensagem publicada em 12/07/2018 18:55
condor
Keanu_Yves
condor
DoppelGanger

Enganou sim, de fato.

Ah tá, se você for assaltado então será a sua inocência né meu caro. Que argumento hein...

Eu não sei a idade de vocês, mas eu era criança/adolescente naquela época, assim como muitos da minha geração (anos 90) e não era nenhum programador de hardware, e passei a vida toda jogando Mega-Drive e SNES.

Keanu_Yves

Nível 1

Mensagem publicada em 12/07/2018 19:04
axel_blazes

Só sendo muito burro e tapado ou morando em uma caverna. FF7 por exemplo é de 97. Ps1 lançou em 95 no JP, são dois anos e centenas de jogos com cgs. Todo mundo já estava acostumado com a enxurrada de cgs nos jogos.

E todas essas cenas estão no jogo. Se estão no jogo, não é enganoso. Além de como dito antes, rodar vídeos faz parte da potência do console.

Enganosas foram as apresentações do Motorstorm, Kinect e outros que mostraram gameplay que não existia.

Primeiro que em 95 nós brasileiros só jogávamos a geração passada. Se você teve PS1 em 95 e acompanhou a geração, meus parabéns, você foi muito bem privilegiado com a vida.

Agora me respondam essa: Se em plena geração PS3 vocês foram enganados com Killzone, vai me dizer que o mesmo não aconteceu com o PS1 muitos anos atrás com a novidade que era o CGi?

Mensagem editada pelo usuário Keanu_Yves em 12/07/2018 19:19.

condor

Nível 3

Mensagem publicada em 12/07/2018 19:27
Keanu_Yves
condor
Keanu_Yves
condor
DoppelGanger

Enganou sim, de fato.

Ah tá, se você for assaltado então será a sua inocência né meu caro. Que argumento hein...

Eu não sei a idade de vocês, mas eu era criança/adolescente naquela época, assim como muitos da minha geração (anos 90) e não era nenhum programador de hardware, e passei a vida toda jogando Mega-Drive e SNES.

cara, ENGANAR é uma palavra que não se aplica aqui. repito: quem se enganou foi você.

seria enganação se tivesse um asterisco no canto das imagens nas revistas falando assim "imagem real do jogo", ISSO sim seria enganação, mas não, nunca falaram em momento algum que aquilo era o jogo em si, a imaginação fértil das pessoas que levaram a crer que aquilo era o jogo, pq? por causa da inocência em relação a uma tecnologia "nova", ou seja, CGs
Assinatura

condor

Nível 3

Mensagem publicada em 12/07/2018 19:34
vou te dar um exemplo do que é enganação de verdade:

Mensagem editada pelo usuário condor em 12/07/2018 19:34.
Assinatura

axel_blazes

Nível 3

Mensagem publicada em 12/07/2018 20:31
Keanu_Yves
axel_blazes

Primeiro que em 95 nós brasileiros só jogávamos a geração passada. Se você teve PS1 em 95 e acompanhou a geração, meus parabéns, você foi muito bem privilegiado com a vida.

Agora me respondam essa: Se em plena geração PS3 vocês foram enganados com Killzone, vai me dizer que o mesmo não aconteceu com o PS1 muitos anos atrás com a novidade que era o CGi?

Ah, então você vem com propaganda americana e vem falar de brasileiros? Não lembro de nenhuma propaganda em tv do FFVII aqui. Então seu argumento já caiu por terra. Os 2 anos de diferenças e os centenas de jogos com CGs antes não faz ninguém ser enganado se não estiver em uma caverna ao ver essa propaganda.

Sim, tive um no ano do lançamento, mas nunca fui privilegiado. As locadoras daqui já tinham muitos jogos até. Eu, um garoto na época ví a diferença no meu primeiro jogo que era Tekken 1 em 10 min.

E nas revistas já explicavam isso também. Pega qualquer uma da época e vai ver o termo CG à rodo. E como estão no jogo todas essas cenas, e faz parte da experiência, nunca foi enganação. E foi até um dos principais motivos pra Square fazer o jogo pra PS1.

Enganação realmente foi com a CG de killzone, motorstorm, jogos do Kinect, o próprio Kinect no Xbox One, o próprio Xbox One que foi uma propaganda enganosa também, o poder de 3x consoles da núvem, a propaganda do poder do directx12 no One, etc.

BAB DRUMMER

Cadastro: 22/08/2011

Nível 3

Mensagem publicada em 13/07/2018 02:57
Não era propaganda enganosa simplesmente pelo fato de que eles não colocavam o que acontecia na CG como ponto máximo do jogo, e quem já estava no mundo dos games já estava acostumado a ver rótulos ou capas de jogos que não tinham nada haver ou pouco lembravam o jogo e acho que por isso ninguém enchia o saco dizendo que as CGS eram propaganda enganosa, hoje em dia já não acontece isso pois a galera é vidrada em gráficos e se no jogo não tiver aquilo o que prometeram ou mostraram anteriormente o pessoal cobra e o jogo pode até vender pouco por causa disso.

Exemplos do atari:

Jogos modernos:

Heavy Metal

Cadastro: 28/07/2004

Nível 0

Mensagem publicada em 13/07/2018 06:20
LethallKill
Lembro que eu via fotos de cg de jogos do 3DO nas revistas e meu amigo falava que aquilo eram os gráficos de verdade do jogo e quando vi fotos de um jogo com atores reais logo pensei, isso deve ser um tipo de filme separado rolando, mas dentro de um jogo.

Nada contra os 32bits colocarem cgs pra maquiar os games, eu adorava isso, mas enganava algumas pessoas sem conhecimento (principalmente as crianças), porém nunca enxerguei isso como tentativa infame de enganar trasmitindo que não é, pode ter passado essa impressão mas não de forma intencional.
Como você disse, era novidade e queriam abusar dela pra deixarem as pessoas impressionadas, era justo mostrar de forma mais detalhada e real como seria aquele universo.

Só ver as capas de jogos antigos, mostravam personagens bem feitos que não condizia com o que você jogava e atrás da caixa nem sempre exibiam imagens do gameplay. Lógico que é algo para ser chamativo, mas de certa forma, tentavam ilustrar e transmitir a forma mais real daqueles pixels, o que era bem bacana.

Usar CG pra maquiar? Todos na época amavam as CGs. Todo jogo bom na época tinha que ter CGs.
As capas dos jogos do Atari sim, essas enganavam.

Mensagem editada pelo usuário Heavy Metal em 13/07/2018 06:22.
Assinatura

Gabinete Cougar Archon - The Ultimate Gaming Case
16GB DDR3 1600MHz Kingston HyperX Fury
AMD FX-8320E Octa Core - 3.2GHz (Turbo 4.0GHz) cache 16MB
AMD Radeon R9 270X 2GB DDR5 256bits
HD 1TB SATA 3 - 6Gb/s - 7200RPM - 64MB Cache - WD Caviar Blue
Fonte Cooler Master GX II 550W
Placa Mãe Gigabyte GA-78LMT-USB3 (AM3+ - DDR3 1600) DVI/VGA/HDMI - USB 3.0 TDP 125W

Heavy Metal

Cadastro: 28/07/2004

Nível 0

Mensagem publicada em 13/07/2018 06:24
BAB DRUMMER
Não era propaganda enganosa simplesmente pelo fato de que eles não colocavam o que acontecia na CG como ponto máximo do jogo, e quem já estava no mundo dos games já estava acostumado a ver rótulos ou capas de jogos que não tinham nada haver ou pouco lembravam o jogo e acho que por isso ninguém enchia o saco dizendo que as CGS eram propaganda enganosa, hoje em dia já não acontece isso pois a galera é vidrada em gráficos e se no jogo não tiver aquilo o que prometeram ou mostraram anteriormente o pessoal cobra e o jogo pode até vender pouco por causa disso.

Exemplos do atari:

Jogos modernos:

Falou tudo. Muitos aqui nem viveram na época. E que época!
Assinatura

Gabinete Cougar Archon - The Ultimate Gaming Case
16GB DDR3 1600MHz Kingston HyperX Fury
AMD FX-8320E Octa Core - 3.2GHz (Turbo 4.0GHz) cache 16MB
AMD Radeon R9 270X 2GB DDR5 256bits
HD 1TB SATA 3 - 6Gb/s - 7200RPM - 64MB Cache - WD Caviar Blue
Fonte Cooler Master GX II 550W
Placa Mãe Gigabyte GA-78LMT-USB3 (AM3+ - DDR3 1600) DVI/VGA/HDMI - USB 3.0 TDP 125W

Keanu_Yves

Nível 1

Mensagem publicada em 16/07/2018 14:05
Deus do céu, o problema aqui é só semântica...

"Enganar" não necessariamente é um ato intencional, mas um "erro", no caso, de quem observa. Vocês parecem advogados da Sony.

As pessoas "se enganam", não precisa de um "malfeitor" pra isso não... o próprio autor do tópico coloca a "confusão" das CGi, o que de fato houve na época.

Mensagem editada pelo usuário Keanu_Yves em 16/07/2018 14:07.

condor

Nível 3

Mensagem publicada em 16/07/2018 19:20
Keanu_Yves
Deus do céu, o problema aqui é só semântica...

"Enganar" não necessariamente é um ato intencional, mas um "erro", no caso, de quem observa. Vocês parecem advogados da Sony.

As pessoas "se enganam", não precisa de um "malfeitor" pra isso não... o próprio autor do tópico coloca a "confusão" das CGi, o que de fato houve na época.

ou seja você se enganou mas não por causa de propaganda enganosa
Assinatura

Andinho SG

Cadastro: 05/09/2012

Nível 2

Mensagem publicada em 17/07/2018 09:25
Vendo cada gente falar asneira aqui, que putz...

Pra quem veio da geração Atari, como eu, CG NUNCA FOI ENGANAÇÂO !! Como já disseram aqui, era um meio de você enriquecer o conteúdo, o universo, e história do jogo, uma maneira de você mostrar e contar história, e ao contrário do que muitos pensam, o primeiro a usar CG's, foi o Mega Drive na época, COM O SEGA CD (Não conto o computador !!)). "Ah, mas ninguém tinha SEGA CD no BRASIL"....mas quem tinha revista de jogos, jogava arcades ou ia na locadora ver os outros jogando, sabia o que era CG há muito tempo, muito antes de nascer o PSONE !!!

Só as criancinhas mesmos, inocentes, ou desinformados que não jogavam videogame ou fliperama se deixavam enganar....

Desabafo:

Essa geração leite com pera não sabe que quem "inaugurou", ou melhor, começou com os jogos com histórias cinematográficas, mais sérias, com grandes enredos foi o PSONE, com Resident Evil (exclusivo que depois virou multi), Final Fantasy 7, Metal Gear Solid, e tantos outros jogos que vieram antes desse. Os jogos do PSONE "abriram" e popularizaram o videogame, porque esses jogos mudaram a forma como a história de um jogo é contada...As CG's ajudavam no sentido de mostrar que o que você esta jogando, não é coisa de criança não !! Tem história, tem profundidade, tem enredo, etc. e ajudavam a contar a história do jogo...

Pra mim as Cg's foram a melhor coisa que aconteceu na epoca dos 32 bits, porque eu sempre ficava * quando zerava um jogo do Nintendinho, Master, Mega Drive ou Super Nintendo e aparecia só uma tela com uma ou outra coisa escrita em texto....quando tinha figurinhas, com texto embaixo, eu adorava, mas queria me matar é quando você zerava um jogo super dificil , longo, com história bacaninha e no final só aparecia o GAME OVER, ou THANKS FOR PLAYING.

A Nintendo tem mérito por tudo que fez pela indústria, mas se não fosse pelo Playstation ainda estaríamos usando cartuchos e não haveriam jogos com temática mais sérias e adultas. FATO !!!

Curiosidade, pra quem não jogou. O primeiro filme interativo no PSONE: FOX HUNT !!!! Odiei esse jogo, porque achava ridículo, mas adorei Heavy rain, e quero jogar Detroit Become Human...

https://www.youtube.com/watch?v=Ffo_aADreQs

Mensagem editada pelo usuário Andinho SG em 17/07/2018 09:31.
Assinatura
TV 50W705A Sony
PS4 Slim + Uncharted 4
Head. Gold Wireless Sony
God of War
Uncharted TLL
Resident Evil 7
TLOU Remastered
Uncharted TND Collection
Drive Club
Horizon Zero Dawn
Rise of the Tomb Raider