Pois bem, estou acabando de ler Karate Shoukoushi Kohinata Minoru (algo como Kohinata Minoru: o pequeno príncipe do Karate). Já é difícil achar mangás e animes sobre artes marciais e quando encontro, me deparo com uma obra totalmente clichê, cag@da e sem noção...
Até que no começo promete, mas se for analisar bem, já começa meio estranho
na verdade Kohinata Minoru é praticante de ginastica olímpica de uma universidade de esportes do Japão. Mas daí ele é rejeitado pelos colegas praticantes e um dia sua namoradinha é quase estuprada. Aí ele tenta defender e apanha. Mas Mutou Ryuuji, um tipo de Takamura (Hajime no Ippo) do Karatê, ajuda ele e o arrasta para o mundo do Karatê...
A própria personalidade do Kohinata, herói da história é parecida com o do Ippo. Tímido, fraco, não faz sucesso com mulheres, mas tem grande potencial, garra, resistência e aquelas coisas...
A história começa com Kohinata treinando no clube de Karatê da universidade e compra briga com o irmão do seu "melhor amigo" (que conheceu em questão de horas) pq o irmão queria arrastar o outro a força pro clube de Kendo e esse queria ficar no Karate . Esse irmão do melhor amigo dele faz Kendo e é MESTRE!!! Daí o moleque treina 2 semanas pro duelo e vai lá e vence o cara (o Kohinata é faixa branca héin!!!)
Ok, força de vontade, coragem e tal. Mas o motivo da luta já é sem noção. Pq diabos alguém gasta 2 semanas da vida pra socar uma tábua 10.000 vezes (no mangá é isso mesmo!) até esfolar as mãos, apanhar feito mala velha nos treinos por causa de um cara que acabou de conhecer??????
E o pior vc´s não sabem
Tem o arco do estuprador da universidade. Sim, mas estuprador de homens!!! Ele aproveitava suas habilidades de Jiu Jitsu pra imobilizar estudantes homens e violá-los analmente. E vc´s não sabem da maior. O suspeito era um estudante brasileiro da universidade! Daí o tal do Mutou Ryuuji quebrou o cara. Mas o mais bizarro é que o chefe do clube de Karatê (um cara meio excêntrico, de boa lábia e meio malandro) convenceu o Mutou a parar a luta e persuadiu o brasileiro-gay-lutador-de-jiu-jitsu a entrar no clube de Karate. Como ele queria encontrar um "pessoa" no Japão o brasileiro aceitou!
Po, não tem leis no Japão? O cara estuprou um monte de gente na universidade, sai ileso, todo mundo da universidade sabe sobre ele, e a história continua de boa com ele treinando no clube de Karate como se nada tivesse acontecido????
Bem que o criador de Hajime no Ippo poderia criar um mangá sobre artes-marcias (todos os tipos), sei lá, no estilo de Grappler Baki. O cara pelo menos vai saber o que fazer e sem essas bizarrices.
Grappler Baki até que é legal, mas falta muita coisa. Algumas lutas boas, algumas ruins...enfim...tá pra nascer ainda um mangá/anime de lutas e COM QUALIDADE pra me surpreender depois de Hajime no Ippo.
Desculpem os spoilers, mas não recomendo Karate Shoukoushi Kohinata Minoru. Se recomendarem um bom anime de artes-marciais estou a ouvidos, de preferencia sobre
Aikido, minha arte, mas aceito qualquer uma, até sumô.
Abraços