Onde estou?  Fórum UOL Jogos > Vale Tudo
  •  
Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
07/09/2012 13:08

As constantes universais possuem as medidas perfeitas para possibilitar a existência.

• Novo tópico
Páginas:  1  2   3   4   ...  26   27   28   | primeira | anterior | próxima | última

'Jaccoud

Cadastro: 21/08/2012

Nível 2

Teístas 1 x 0 Ateístas

Stronder
Gespenst
'Jaccoud
Se for o tópico dele da Bíblia, esse tópico não tem nada a ver com Bíblia, é apenas a ideia de Deus, isso independe de religião.

Esses ateus do VT sempre vêm falar de Bíblia, só sabem fazer isso. É aí que a gente vê que são tudo ateu modinha.
Achar contradições num livro até uma criança acha, isso pode no máximo afetar sua crença no cristianismo.

Eu não li o tópico todo porque eu não sou maluco e não sei se é troll. Mas onde isso implica que Deus exista ou não?

Se o universo é perfeito para que a vida exista (fine-tuned universe) por ação divina, por que dos infinitos planetas que existem, nem todos possuem vida? Por que, em comparação com a idade do universo, a vida representa tão pouco tempo (dos 14.6 bilhões de anos do universo, a vida na Terra representa menos de 25% desse tempo e a vida humana, 200 mil anos)? Por que, em qualquer momento, a vida pode ser exterminada (seja por um asteróide, erupção solar ou qualquer outro evento astronômico)?

Se o universo foi adaptado para a vida, porque a sua imensa maioria é inóspito?

Eu vou repetir uma fala que eu costumo usar em toda discussão desse tipo por aqui: a gente nunca vai conseguir afirmar nada disso. Não tem propósito esse tipo de discussão. Eu não posso falar que esse universo é perfeitamente ajustado para a vida se eu não tenho outro universo com características físicas diferentes para comparar (lol). Se tal força fosse 1% diferente, a vida como existe aqui na Terra não existiria. Mas e daí? Por acaso a vida está limitada somente a forma que existe aqui?

Manjou legal.
Sei que você não leu nem metade dos posts do Jaccoud, então vou te perdoar.

A proposição não é "o universo é perfeito para o surgimento de vida", a proposição básica é "os acasos são perfeitos para que o universo exista como conhecemos".

O foco no argumento da sintonia fina não é o aparecimento de vida, e se o locutor usar o aparecimento de vida como foco, então ele desvirtuou o argumento.

Recomendo que você leia os meus posts, que aparecem a partir da página 6.
Nele eu trato de argumentos pró-Deus que são palpáveis, com o argumento cosmológico de Kalam e o da contingência.

MonteCastelo-RR
A probabilidade de existir vida é virtualmente nula

Teístas 2 x 0 Ateístas

'Jaccoud
UnknownRJ
Nesse universo.
E nos outros?

Quem disse que têm outros?
Para acreditar em outros universos você tem fé né.

Teístas 3 x 0 Ateístas

Jaccoud
erva doce
uma versão porca sobre a proposição do "fine-tuned universe"

http://en.wikipedia.org/wiki/Fine-tuned_Universe

a vida foi criada por meio de adaptação ao universo, e não o universo em adaptação à vida

O que você diz faz sentido apenas se a pessoa não sabe que, por exemplo, se a força que mantém o os prótons dentro dos núcleos (strong force) fosse 2% maior, não teria como existir hidrogênio estável, logo, não existiriam estrelas. O mesmo aconteceria se fosse 5% mais fraca.

Teístas 4 x 0 Ateístas

'Jaccoud
1kralgl
É só o Caos agindo.

O cara acredita em Caos com C maiúsculo e se acha o ateu. Só nomeou Deus com outro nome.

Teístas 5 x 0 Ateístas

Jaccoud
Stronder
Gespenst
Sobre essa teoria de multiversos, umas das teorias sobre o que acontecerá quando o universo morrer diz que no final só restarão certas partículas e elas formariam bolhas que passariam bilhões de anos colidindo umas com as outras, com infinitas probabilidades, novos universos poderiam ser formados. E nada garante que isso já não tenha acontecido.

São tantas coisas desconhecidas que discutir isso é absurdo.

Sobre a teoria dos multiversos; eu deixei de me incomodar com ela depois que ouvi o Teorema de Borde-Guth-Vilenkin.

O teorema diz; "mesmo que o universo faça parte de um sistema de multiversos, o multiverso em si precisa de uma causa pra começar a existir".

O teorema foi aceito como verdadeiro na cosmologia e nessas ciências da horas por aí.
Então a existência de um multiverso de forma nenhuma contrapõe-se a figura de um criador, apenas adia o momento em que o criador irá manifestar sua criação. (do universo para o multiverso)

Teístas 6 x 0 Ateístas

Jaccoud
Stronder
KiraBR

Se por um lado tem a ciência que tenta explicar a origem do universo, tem a outra que prega algo cujo eu até hoje não vi fatos ou qualquer motivo RACIONAL(algo que eu sei que fé não é) para acreditar.

Fé deve ser racional, ou se não é fideísmo, e não fé.

Procure fideísmo no wikipedia e veja o seu engano. Você está confundindo os termos.
E depois, há vários argumentos para acreditar na existência de um deus;

1. Argumento cosmológico de Kalam
2. Argumento da contingência
3. Argumento do Universo Bem-Afinado (usado pelos teístas nesse tópico)

E além dos argumentos para acreditar em um deus monoteísta qualquer, há argumentos para acreditar no Deus cristão em específico, como o Argumento da Ressurreição de Jesus, um excelente argumento indutivo por abdução.

Teístas 7 x 0 Ateístas

Jaccoud
Stronder
"If there were a creator who "fine tuned" the universe for our existence, who "fine tuned" the universe in order for said creator to exist? The argument of a creator is infinitely paradoxical. "

Sério que o Bertrand Russel falou isso?
Deu até vergonha alheia aqui.

Ele basicamente falou "ah, se deus criou todas as coisas, o que criou deus? "
Vou respondê-lo basicamente.

Existem alguns tipos de proposição em lógica;
1. Necessariamente verdadeiras ---> 2 + 2 = 4
2. Necessariamente falsas ----> 2 + 2 = 5
3. Podem ser falsas ou verdadeiras ----> 2 + 2 = x (depende do x)

O item 3 são as proposições contingentes. Tudo que é contingente precisa de uma causa para sua existência, sendo dessa forma todas as coisas no plano físico. Uma bola deve ter sido criada em uma fábrica usando plástico, e o plástico por sua vez criado usando borracha, e assim por diante.

Isso incide na necessidade de uma causa primeira e incausada, não contingente (Deus).
Se essa causa é não-contingente, porque ela precisaria de uma causa? =)
Ela não precisa, pois tem uma explicação para sua existência na própria natureza, ao contrário de uma bola.

Teístas 8 x 0 Ateístas

Mensagem editada pelo usuário 'Jaccoud em 09/09/2012 00:48.
Assinatura
Toma um café, que o mundo já acabou faz tempo.

ask.fm - Tumblr - Last.fm

Kill 2.0

Cadastro: 10/07/2012

Nível 5

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:09
emsm e
Assinatura
the zoera never ends

last

Floodando de novo

Cadastro: 31/12/2011

Nível 2

qualquer numero dividido por 0 da infinito por isso nao e possivel dividir volta pro seu curso de humanas maconheiro
Assinatura
Ricci*

Kato¹
jamais misturaria meu sangue com asiáticos

Liquidificador

Cadastro: 19/06/2012

Nível 3

Assinatura
Assinatura é muito mainstream.

Xapulin

Cadastro: 26/12/2005

Nível 7

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:10
transar q é bom nada né
Assinatura
Josesims
Espero que a vida lhe puna esse lado arrogante com coisas como desemprego, doença,
problemas financeiros.
Nao que eu te deseje o mal, mas apenas pra vc aprender a tratar as outras pessoas

StarCraft II: Heart of the Swarm

Bolão do Suicídio VT

Facebook

UnknownRJ

Cadastro: 18/07/2010

Nível 4

Nesse universo.
E nos outros?
Assinatura
~Panela KPOP ~ Se segura na Hallyu~
' ~ Panela SNSD ' Cause aegyo is all "

SunShiner

"Simplifique. Onde uma explicação terráquea se aplica, por que procurar por uma no espaço afora?"

Calma cara... Isso aqui é só a internet.

MonteCastelo-RR

Cadastro: 26/12/2006

Nível 5

A probabilidade de existir vida é virtualmente nula

Teístas 2 x 0 Ateístas
Assinatura
..Nunca deixe que lhe digam que não valhe a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém....
Tem gente que machuca os outros, tem gente que não amar... Mas eu sei que um dia a gente aprende... Se você quer alguém em quem confiar, confie em si mesmo.

Fabio Pancheri
Aproveitem bem esta.
Não briquem, pratiquem sempre o bem e dêem o máximo de si.
Fica aí o recado.

'Jaccoud

Nível 2

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:12
UnknownRJ
Nesse universo.
E nos outros?

Quem disse que têm outros?
Para acreditar em outros universos você tem fé né.

Teístas 3 x 0 Ateístas

Mensagem editada pelo usuário 'Jaccoud em 07/09/2012 13:13.
Assinatura

UnknownRJ

Nível 4

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:13
Assinatura

SunShiner

"Simplifique. Onde uma explicação terráquea se aplica, por que procurar por uma no espaço afora?"

miau!!

Cadastro: 11/08/2012

Nível 4

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:16
alguem posta aqueles argumentos lá do tópico do genspent
Assinatura
Miau é isso aí!

erva doce

Cadastro: 03/11/2009

Nível 4

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:16

a vida foi criada por meio de adaptação ao universo, e não o universo em adaptação à vida
Assinatura
Allora benvenuti a Radio Super Energia, adesso di ragazzi e di ragazze, presentiamo la producente sensazione la nuova banda svedese di house: Refused con la fortissima canzone "Refused Party Program" hardcore techno megamix!

Gramorath

Cadastro: 26/06/2012

Nível 3

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:18
Liquidificador

Assinatura

UnknownRJ

Nível 4

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:18
Assinatura

SunShiner

NickFodaum

Cadastro: 23/03/2012

Nível 2

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:21
erva doce

Esses "debates" viraram disputa de quem pesquisa mais rápido no google.

Nunca tiveram graça, mas agora você tem argumentos e contra argumentos prontos, nem pensar mais é preciso.

Minha mãe vende avon

Cadastro: 25/06/2012

Nível 1

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:21
O que você acha que aconteceria em um universo desordenado? Qual o conceito de ordem? O que isso tem haver com as coisas que existem? Se as coisas fossem incompatíveis, se houvesse contradições elas não existiriam.

Não existe algo como um universo desordenado, todo nosso conceito de ''ordem'' - vem de observarmos a realidade - e a realidade tem que ser ordenada, pois é o padrão do que existe.
- As contradições não podem existir.
Assinatura
-Todas as associações entre indivíduos, bem como todas as transações econômicas que sejam voluntárias e pacíficas, devem ser totalmente permitidas. O consentimento é a base de toda ordem social e econômica.

MonteCastelo-RR

Cadastro: 26/12/2006

Nível 5

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:22
Minha mãe vende avon
O que você acha que aconteceria em um universo desordenado? Qual o conceito de ordem? O que isso tem haver com as coisas que existem? Se as coisas fossem incompatíveis, se houvesse contradições elas não existiriam.

Não existe algo como um universo desordenado, todo nosso conceito de ''ordem'' - vem de observarmos a realidade - e a realidade tem que ser ordenada, pois é o padrão do que existe.

Assinatura
..Nunca deixe que lhe digam que não valhe a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém....
Tem gente que machuca os outros, tem gente que não amar... Mas eu sei que um dia a gente aprende... Se você quer alguém em quem confiar, confie em si mesmo.

Fabio Pancheri
Aproveitem bem esta.
Não briquem, pratiquem sempre o bem e dêem o máximo de si.
Fica aí o recado.

Minha mãe vende avon

Cadastro: 25/06/2012

Nível 1

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:23
MonteCastelo-RR
Minha mãe vende avon

Eu sei que você me ama
Assinatura
-Todas as associações entre indivíduos, bem como todas as transações econômicas que sejam voluntárias e pacíficas, devem ser totalmente permitidas. O consentimento é a base de toda ordem social e econômica.

'Jaccoud

Nível 2

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:24
erva doce

O que você diz faz sentido apenas se a pessoa não sabe que, por exemplo, se a força que mantém o os prótons dentro dos núcleos (strong force) fosse 2% maior, não teria como existir hidrogênio estável, logo, não existiriam estrelas. O mesmo aconteceria se fosse 5% mais fraca.

Teístas 4 x 0 Ateístas

Mensagem editada pelo usuário 'Jaccoud em 07/09/2012 13:25.
Assinatura

1kralgl

Cadastro: 27/12/2011

Nível 3

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:26
É só o Caos agindo.
Assinatura
vo t passa a lambida em

Zezima

Cadastro: 05/07/2005

Nível 5

Mensagem publicada em 07/09/2012 13:26
Alguém posta aquele experimento do Michio Kaku
Assinatura
UP THE IRONS!

last.fm
  • Novo tópico
Páginas:  1  2   3   4   ...  26   27   28   | primeira | anterior | próxima | última