Busque no forum:

Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
24/04/2018 00:19

Afirmação estranha sobre polígonos PSX e Saturn

Páginas:  1  2   | primeira | anterior | próxima | última

l3m35

Cadastro: 20/11/2013

Nível 1

Relendo o Service Games: Rise and Fall of Sega, eis que encontro uma afirmação estranha:

"De acordo com algumas publicações da indústria, as VDPs usadas pela Sega para seu hardware não realizavam processamento 3D da mesma forma que os demais. Eles calculavam as superfícies em "quads" (seções com quatro lados) em vez de "polys" (seções com três lados). Qualquer comparação direta de contagem de polígonos era inútil.

Em teoria, usar quads em vez de polys dava ao Saturn urna melhoria no processamento 3D. Na realidade, aparentemente, os desenvolvedores acostumados aos polys padrão achavam difícil reajustar seu modo de pensar. Publicações como a GamePro e a Game Informer fizeram essa comparação, inflando a percepção pública de que o hardware gráfico do Saturn era inferior ao do PlayStation.

Não era verdade, e a comparação era falha, graças a um engano básico sobre como cada máquina realizava processamento gráfico. Os dois sistemas trabalhavam com quads. Entretanto, o hardware da GTE do PlayStation tendia a "rasgar" e "torcer" seus quads - daí a tendência dos programadores usarem polys. O Saturn era plenamente capaz de usar polys, mas fora projetado para atingir seu melhor desempenho com quads - naturalmente, seus programadores eram encorajados a trabalhar com quads
".

Não encontrei em lugar algum qualquer programador confirmando que o Playstation trabavalha com quads. Todas as fontes dizem que ele gerava polígonos triangulares, e o Saturn quadriláteros (na verdade sprites distorcidos na forma necessária). Alguém confirma essa arquitetura em quad do PSX?

Assinatura
Velharias até a 5ª geração www.memoriabit.com.br

Não sinto raiva do madera,sinto pena

Cadastro: 17/01/2018

Nível 1

Mensagem publicada em 26/04/2018 11:39
traduzi para o arabe blz

aistieadat 'aleab alkhdmt: sueud wasuqut sayijaan , wahunaan bayan gharib:
"wfqaan libaed manshurat alsinaeat , fa'iina 'anzimat VDP almustakhdimat min qibal sharikat Sega li'ujhizatiha lm taqum bi'iijra' almuealajat thulathiat al'abead binafs altariqat alty tama biha muealajat alakharina. laqad hasabuu al'astah fi alkuad bdlaan min" polys " "(almaqatie dhat aljawanib althalath) lm takun ayt mqarnt mubashirat bayn 'aedad almadlae eadimat alfayidat.
min alnnahiat alnazariat , fa'iin aistikhdam alkuad bdlaan min polys 'aetaa zahl thsynana fi aleard thulathi al'abeadi. fi alwaqie , ealaa ma yabdu , aietad almutawirin aladhin aetadau ealaa polys alqiasiat min alsaeb taedil tariqat tafkirihum. qadamat hadhih almanshurat mithl GamePro w Game Informer hadhih almuqaranat , mimma 'adaa 'iilaa tadkhim alwaey aleami bi'an 'ajhizat rusumat Saturn kanat 'aqala min 'ajhizat PlayStation.
lm yakun hdha shyhana , wakanat almuqaranat maeibat , wayurjie dhlk 'iilaa su' fahum 'asasiin hawl kayfiat qiam kl jihaz bi'iijra' muealajat rusumat. kla alnizamayn eamiluu mae alkawadi. wamae dhlk , tamil 'ajhizat PlayStation GTE 'iilaa "tmziq" w "thryf" alkuad alkhasat bihim - wabialttali fa'iina aitijah almubarmijin liaistikhdam polys. kan zahl qadrana tmamana ealaa aistikhdam albalmat , walakunah summ litahqiq 'afdal 'ada' lah mae alkuad - bialtabe , tama tashjie almubrmijin ealaa aleamal mae alkawad.
lm 'ajid fi 'ayi makan 'ayi mubaramaj yuakid 'ana albilay satayshin yaemal mae alkuadi. taqul jmye almasadir 'anaha 'antajat mudalaeat mathlathiat , w Quadrilaterals Saturn (fy alwaqie tashwysh nuqush fi alnamudhaj almataluba). hal yuakid 'aya shakhs hadhih albinyat alrubaeiat min PSX?

condor

Cadastro: 26/11/2009

Nível 3

Mensagem publicada em 26/04/2018 12:18
não sei oq dizer por isso não tenho uma opiniao formada

abraçso
Assinatura

Ryo_Hazuki

Cadastro: 31/12/2011

Nível 3

Mensagem publicada em 26/04/2018 19:32
Vamos aguardar por algum entendedor de psx e que ele possa nos direcionar para um norte em relação a esta tão intrigante questão.

Mensagem editada pelo usuário Ryo_Hazuki em 26/04/2018 19:35.
Assinatura
:Grêmio:

l3m35

Cadastro: 20/11/2013

Nível 1

Mensagem publicada em 21/05/2018 23:56
Bando de inútil do Vale-Tudo.

Cheers.
Assinatura
Velharias até a 5ª geração www.memoriabit.com.br

Kitsunee

Cadastro: 15/05/2018

Nível 0

Mensagem publicada em 22/05/2018 15:43
Não, o PSX não usava Quads, ele usava polys mesmo. Quem usava quads era o Saturn.

Catingão_4_EVER

Cadastro: 13/07/2011

Nível 4

Mensagem publicada em 22/05/2018 15:46
Vão ressucitar o SVP e o Rejin.
Assinatura

LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN

Monkey D. Luffy

Cadastro: 04/04/2006

Nível 3

Mensagem publicada em 23/05/2018 10:04
Lembro mais ou menos desses papos na época, de polígonos por triângulos ou quadrados e que um ou outro teria vantagem sobre formação das texturas ou contagem maior sob o mesmo processamento.

E até onde sei, o Saturn tinha uma técnica pior, como é possível ver pela prática de seus games.

O que na época me irritava muito no Saturn era a distorção dos polígonos quando se aproximava do objeto. Em games de corrida era muito perceptível quando se jogava com a visão colada no chão. A pista sempre se distorcia, a textura ficava bizarra ou até mesmo "quebrava" o polígono fazendo parte dele desaparecer. Jogando Duke Nukem, Quake, quando se arrasta pelas paredes, é também bastante perceptível.

Assinatura
Henrico D. Santo here!

E. C. Santo André

Aaaaaah, eu te amo
Aaaaaah, eu te amo Ramalhão
Aaaaaah, eu te amo
Eu sou Andreense até morrer!

Erik o Sórdido

Cadastro: 14/03/2016

Nível 3

Mensagem publicada em 23/05/2018 10:34
discussão sobre a tosca primeira geração 3D é mono
Assinatura
psn: fotorama
ntd: fotograma (SW-3085-3369-9799)

Erik o Invencível
Especulação de memória em consoles nextgen levando em conta as gerações do Playstation:

PS1: 2 MB (2^1)
PS2: 32MB (16xPS1 = 2^5)
PS3: 512MB (16xPS2 = 2^9)
PS4: 8GB (16xPS3 = 2^13)

PS5: 128GB (16xPS4 = 2^17) (ou 2^13*2^4 => 8GBx2^4 => 16x8GB )

Monkey D. Luffy

Nível 3

Mensagem publicada em 23/05/2018 10:47
Erik o Sórdido
discussão sobre a tosca primeira geração 3D é mono

Onde estou? Fórum UOL Jogos >Museu do videogame
Assinatura
Henrico D. Santo here!

E. C. Santo André

Aaaaaah, eu te amo
Aaaaaah, eu te amo

axel_blazes

Cadastro: 18/05/2008

Nível 3

Mensagem publicada em 23/05/2018 11:44
Aqui um bom exemplo de um desenvolvedor, nos 0:40:

Em resumo, não. PS1: triângulos, SS: quads (na verdade são sprites).

Monkey D. Luffy

Nível 3

Mensagem publicada em 23/05/2018 15:35
axel_blazes
Aqui um bom exemplo de um desenvolvedor, nos 0:40:

Em resumo, não. PS1: triângulos, SS: quads (na verdade são sprites).

Belíssimo vídeo!
Assinatura
Henrico D. Santo here!

E. C. Santo André

Aaaaaah, eu te amo
Aaaaaah, eu te amo

lagartixo

Cadastro: 16/10/2004

Nível 1

Mensagem publicada em 06/06/2018 12:20
Ryo_Hazuki
Vamos aguardar por algum entendedor de psx e que ele possa nos direcionar para um norte em relação a esta tão intrigante questão.

PSX ou PS1? São dois consoles diferentes..
Assinatura

LoucoSEGA

Cadastro: 22/01/2002

Nível 2

Mensagem publicada em 13/06/2018 11:57
Resumindo, quem sabia explorar o SATURN fazia gráficos melhores que no PS.
Assinatura
Mais perdido que F D P em dias dos pais!

Monkey D. Luffy

Nível 3

Mensagem publicada em 13/06/2018 13:08
Cara, o Saturn fez alguns milagres em 3D, mas não vi nada que o PSX não rodasse tb
Assinatura
Henrico D. Santo here!

E. C. Santo André

Aaaaaah, eu te amo
Aaaaaah, eu te amo

Rhyel

Cadastro: 08/01/2009

Nível 3

Mensagem publicada em 13/06/2018 19:09
Acho que a diferença mais importante, na minha lembrança, é que o Saturn foi pensado para ter boas capacidades 2D, então tem toda um arquitetura voltada para isto.

Acho que esta explicação é como a arquitetura do Saturn era orientada

Tanto que Guardian Heroes usava estas capacidades lindamente.

Resultado isto também é visível em jogos de luta 2D da época.

Lembro também que o PSX era focado em polígonos e na força bruta mesmo, superando no Saturn.
Assinatura
...
Usuários recomendados:

KOJIKUN5 | leo.ren789 | Mahgur | leonardo_rj | Fuchigane | gremio-br
Mota Boy | Trunks | moncarelli | Segata_Sanshiro | seifervll | Dilios

LoucoSEGA

Nível 2

Mensagem publicada em 14/06/2018 12:19
Monkey D. Luffy
Cara, o Saturn fez alguns milagres em 3D, mas não vi nada que o PSX não rodasse tb

Não vi nada mais bonito que Nights!
Assinatura

axel_blazes

Cadastro: 18/05/2008

Nível 3

Mensagem publicada em 14/06/2018 13:30
LoucoSEGA
Monkey D. Luffy

Sou possuidor de Saturn, comprado 2 anos depois do lançamento, e super fã do console, mas aí está viajando d+.

Nights realmente é muito bonito e VF2 tem resolução que nenhum jogo do PS1 conseguiu, além de vários jogos 3D bem bonitos, mas não chegam nem perto de Vagrant Story, GT2, Ridge Racer Type 4, Tekken 3, Alien: Resurrection, só pra citar alguns.

Isso em jogos 3D, mas em jogos 2D Saturn destrói.

Monkey D. Luffy

Nível 3

Mensagem publicada em 14/06/2018 17:36
axel_blazes
LoucoSEGA
Monkey D. Luffy

Sou possuidor de Saturn, comprado 2 anos depois do lançamento, e super fã do console, mas aí está viajando d+.

Nights realmente é muito bonito e VF2 tem resolução que nenhum jogo do PS1 conseguiu, além de vários jogos 3D bem bonitos, mas não chegam nem perto de Vagrant Story, GT2, Ridge Racer Type 4, Tekken 3, Alien: Resurrection, só pra citar alguns.

Concordo em tudo que o Axel escreveu.

É isso.

Agora eu, particularmente também, acho Nights muito bonito, mas longe de ser o mais belo do Saturn. Apesar de artisticamente ser bem feito, Nights sofre de muitos defeitos técnicos que o Saturn tinha. Virtua Fighter 2 é, pra mim, o melhor de todos. Mas ainda sim o PSX tinha games mais belos.
Assinatura
Henrico D. Santo here!

E. C. Santo André

Aaaaaah, eu te amo
Aaaaaah, eu te amo

LoucoSEGA

Nível 2

Mensagem publicada em 15/06/2018 12:14
axel_blazes
LoucoSEGA
Monkey D. Luffy

Isso porque desistiram de SHENMUE no SATURN, iria chutar a bunda de todos do PS.
Assinatura
Páginas:  1  2   | primeira | anterior | próxima | última