•  
Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
22/10/2011 03:28

FIFA 12 - Dicas Tactical Defending, Custom Tactics e Formações

  • Novo tópico
Páginas:  1  2   3   4   ...  10   11   12   | primeira | anterior | próxima | última

PimeT800

Mensagens: 1445
Cadastro: 06/11/2009

Nível 2

Atualizado em: 09/01/2012
O que mudou?

-inserido o texto 'Fontes'

_______________________________________________________________


Atualizado em: 02/11/2011
O que mudou?

-inserido o texto 'Entrevista com André Buffo'
-retirado o texto: {Diferentemente de Fifa 09, 10 e 11, no Fifa 12 (não se sabe o porquê, acredito que seja uma falha da EA) quando você escala um jogador em uma posição diferente da posição que ele sabe jogar, seu Overall não diminui. Exemplo, Benzema tem Overall 84 como ST e caso você o escale como goleiro ele também terá 84. Acredito que isso possa ser corrigido em uma possível atualização, pois era algo que vinha dando certo nas edições anteriores.}Como disse o amigo LeeoTTI: O Overall diminui sim quando o jogador está fora de posição. Pode ver no H2H, na hora de mecher na formação antes do jogo o overall fica o mesmo em qualquer jogador, mas quando voce sai do menu e aparece aquele resumo do time escolhido com a formação ao lado, da pra ver que diminui sim.

_______________________________________________________________



Fifa 12 é um jogo difícil e de paciência. É preciso muita prática para se tornar um bom jogador. Por ser um jogo de alto nível técnico, exige-se, acima de qualquer outro atributo, concentração do jogador durante as partidas. Um simples deslize pode ser fatal e determinar o resultado final da partida. Assim como outros jogadores, eu tenho dúvidas e dificuldades, e vou atrás de dicas e táticas para melhorar minha performance neste belo jogo. Todos os dias continuam a chover pedidos de tutoriais pelo fórum Uol, bem como internet afora. Então decidi reunir aqui uma compilação contendo uma série de dicas extraídas das mais diversas mídias. Aqui você encontrará trechos retirados de revistas, sites gringos, opiniões de jogadores, etc.

Vou começar pelo polêmico 'Tactical Defending', que com certeza está deixando muito jogadores com cabelos em pé. Vamos admitir que trata-se de um sistema complexo. Não é qualquer um que vai conseguir fazer uma boa marcação e os que desejam dominar essa técnica não conseguirão do dia para a noite. 'Tem que ter disposição', como já dizia o outro.

.

Tactical Defending



1. Seja paciente e cerque (Contain)

Parece uma dica vaga e lógica, mas muitas pessoas têm pressa e querem roubar a bola o mais rápido possível para sair desesperadamente ao contra-ataque. Talvez isso seja possível jogando contra a CPU na dificuldade 'amateur' ou contra sua irmã de 4 anos que opta por deixar a configuração do controle em 'two-button', mas isso não vai funcionar contra jogadores experientes. Então, não tente (evite) roubar a bola enquanto o oponente estiver no campo dele. Apenas seja paciente e preencha os buracos, criando assim uma barreira defensiva, de modo que não seja possível o avanço dos atacantes adversários. Isso não quer dizer que você TEM que esperar no seu campo e jogar em 'Ultra Defending'. Apenas cerque bastante e fique tranqüilo, pois em determinado momento, se você estiver marcando de forma eficiente, o adversário será forçado a errar um passe ou drible e você terá o domínio da bola. O principal é: mantenha seu time compacto e não deixe lacunas para os jogadores do time adversário.

Saber se defender não significa que você não possa jogar um futebol envolvente, ou que você seja defensivo demais.
.

2. Posicione-se entre o jogador que está com a bola e o atacante do adversário


Selecione para controlar um jogador que possa dar cobertura ao 2º Defensor (Teammate Contain) e este se encarregará de pressionar o jogador com a bola (apenas para preencher os buracos). Não selecione sempre o jogador que está mais próximo do atacante com a bola. Enquanto você mantiver sua 'barreira defensiva' e não deixar nenhum buraco, o adversário não poderá avançar. Simples assim. Então mantenha a sua defesa compacta, em Fifa 12.




Obs.: Tomar cuidado quanto ao uso excessivo do 2º Defensor (Teammate Contain)
Usar o 2º Defensor deixa espaços para os atacantes. Portanto, use essa tática apenas quando você tem um jogador por trás para cobrir o espaço aberto deixado pelo 2º Defensor.
.

3. Combater (Tackle) apenas quando for necessário


Enfrentar/dar combate/dar o bote em Fifa 12, assim como nas versões anteriores, quase não funciona mais. Com o novo sistema de defesa de FIFA 12 você deve calcular muito melhor o tempo e esperar pela oportunidade correta. Essa dica vale, principalmente, para quando o atacante está correndo em direção a sua grande área e em situações 1 contra 1 (mano a mano). A possibilidade de você fazer uma falta na entrada da área ou um pênalti é muito grande, portanto o Tackle deve ser evitado.

Outra dica: quando o adversário usar dribles (Skill moves), não dar combate ou carrinho, a não ser que seja 100% certo de que você fique com a bola. A melhor maneira de se defender nessas ocasiões é mover seu jogador de modo a posicioná-lo entre o atacante e o gol para diminuir o ângulo de finalização. Então fica novamente a dica de ser paciente e esperar o tempo certo.

Boas oportunidades para Tackle (dar o bote):

-quando o adversário estiver próximo o suficiente do seu marcador;
-quando o oponente não for capaz de fazer uma tabela 1-2 (estiver isolado no ataque);
-quando o oponente não tem espaço necessário para fazer um drible (Skill move).
.

4. Selecione o seu jogador com RS (right stick/analógico direito/R3) em vez do Switch Button


Em Fifa 12 é melhor selecionar seu jogador com o analógico direito em vez do botão de troca automática de jogador. Pressione ou dê um toque no analógico direito na direção do jogador que você quer controlar. IMPORTANTE: com o analógico direito você pode escolher um jogador antes mesmo que seu oponente efetue o passe. Isso permite a você antever/antecipar a jogada e não ficar refém da IA na hora de trocar o jogador. Antecipação é um fundamento do futebol. Exemplo: Quando a bola está na ponta e o oponente pretende passar a bola para o jogador do centro, não esqueça de selecionar o mais rápido possível um defensor do centro para fazer a cobertura.

Você pode combinar isso com o 2º Defensor (Teammate Contain) para pressionar seu oponente. Agora você pode defender todas as principais jogadas adversárias, além de cobrir o defensor oferecendo mais segurança a sua defesa.





Sumário:



-Seja paciente e cerque (Contain);
-Não tente roubar a bola enquanto o oponente estiver no campo dele;
-Selecione o seu jogador com R3 (analógico direito);
-Posicione-se entre o jogador que está com a bola e o atacante do adversário;
-Fique entre o gol e o atacante oponente quando estiver no mano a mano;
-Não enfrente/dê o bote toda hora.
.

Outras dicas:


-Usar o antigo sistema de marcação (Legacy Defending) em Fifa 12 não é uma boa idéia. Pois em partidas online ranqueadas, Ultimate Team online e Online Clubs você será forçado a usar o novo sistema de marcação, então é bom ir se acostumando, pois esse será o padrão dos jogos daqui pra frente.

-Formação que utiliza um CDM (exemplo, 4-1-2-1-2) funciona muito bem defensivamente. Os jogadores adversários do meio campo e ataque terão menos espaços, pois ele será o homem encarregado da cobertura.

-É BEM melhor e mais divertido aprender a controlar o novo sistema de defesa jogando online ou contra amigos em vez de treinar contra a CPU.
.

Pessoal, tudo isso que foi explicado não são regras e sim estratégias lógicas e racionais para se montar um bom sistema de marcação. Podem ser seguidas ou descartadas. Para mim serviu. Essa coisa de x+quadrado para marcar é coisa de Winning Eleven 7 e está muito ultrapassado. Há quem goste. Eu não. Eu gosto de realismo e é um fato que esse sistema aproxima o jogo do futebol real. Quem já jogou futebol por pelo menos uma vez na vida sabe que é assim. Quem chega 'seco' na hora de marcar, leva drible. Isso é um fato. Não é a toa que jogadores habilidosos cada vez mais tem feito lindos gols onde driblam a defesa inteira adversária e fazem o gol. Alguém se lembra do gol do NILMAR, jogando pelo Internacional contra o Corinthians, em 10/05/2009, onde ele dribla a zaga inteira e faz um golaço? Então, quem tiver a curiosidade procure por esse vídeo no youtube e veja como se comportam os defensores do Corinthians. Todos, sem exceção, todos tentam dar o bote e nenhum deles cerca. Resultado: todos driblados e gol do Nilmar.
Neymar e Messi são outros que adoram fazer gols assim.
.


Formações Táticas


Como eu já disse, Fifa 12 é um jogo difícil e de paciência. Não pense que você vai resolver a partida nos primeiros 10min e muito menos que já ganhou o jogo enquanto faltam "apenas" 5min.

Para que fique claro, não existe um esquema tático, formação ou time invencível. Todos eles tem pontos fortes e fracos. Às vezes enfrentamos esquemas táticos que se sobressaem ante o nosso, não deixando espaços para construir nenhum tipo de jogada. É a hora que dá vontade de fazer o controle voar pela janela.

Algumas vezes é realmente difícil se livrar desse nó tático, seja pela habilidade do adversário, seja pela qualidade do time adversário, ou por qualquer outro motivo. No entanto, algumas vezes uma simples troca de formação pode transformar completamente um jogo.

Diante dessa breve introdução fornecerei algumas dicas.

1. Defina qual é o seu estilo de jogo

Qual é o seu estilo de jogo? Responda isso para você mesmo antes de montar o seu time. Estilo de jogo tem a ver com a personalidade do jogador, e não com o estilo de jogo que você admira. Você joga bem ofensivamente ou defensivamente? Com posse de bola ou no contra-ataque? Pelo centro ou pelas alas? Passes curtos ou lançamentos? Seu ritmo é cadenciado ou você gosta de explorar a velocidade? E por aí vai.
Não confunda essas características pessoais de jogo com "futebol bonito ou feio". Times defensivos podem jogar muito mais bonito do que times de toque e posse de bola, que às vezes dão sono. Uma coisa não está ligada com a outra. Futebol envolvente está relacionado com a habilidade de cada um e o momento de jogo, e não com esquema tático ou característica de cada equipe.
.

2. Atacante é atacante e zagueiro é zagueiro

Cada jogador deve ficar em sua devida posição. Uma das vantagens do Fifa é que se você tirar um jogador da sua posição de ofício e colocá-lo em outra ele não renderá absolutamente nada, além do seu Overall diminuir significamente. Muitos aqui devem se lembrar do Winning Eleven 3, do PS1, onde Roberto Carlos era escalado como atacante por causa da velocidade e do seu chute sobrenatural. Pois é, era engraçado, mas esse tipo de formação não funciona aqui.
A maioria dos jogadores atua em diversas posições e isso facilita o trabalho na hora de escalar o time, porém existem algumas exceções, como por exemplo o atacante Benzema, que atua unicamente como ST (Striker).




Sabendo da posição do jogador não coloque-o em outras posições, como RW, LW, RF, etc., pois pode ter certeza que ele não terá o mesmo rendimento em campo. Isso pode comprometer o ataque inteiro do seu time durante uma partida. Se o jogador é ST, deve ser escalado como ST.
Pense comigo: posição Striker significa que seu jogador finaliza bastante. Logo, ele deve jogar próximo à área, pois a sua característica é posicionar-se da melhor forma para receber a bola e efetuar o arremate sempre que possível. Então, não tem como colocar um ST jogando como RW. Pois dessa forma ele vai atuar na extrema direita do campo e lá ele não terá condições de finalizar por diversos fatores, como ângulo, distância, etc., e se você fizer isso estará privando seu bom ST da sua melhor característica.

Obs.: É possível fazer com que o ST desempenhe o papel de RW, RF, CF em certos momentos do jogo, mesmo estando escalado como ST (veremos mais a frente). Não se preocupe com isso agora. Procure colocar cada jogador dentro da sua posição. No caso de jogadores que atuam nas duas posições, ST e RW, tá tudo certo. Pode colocá-lo em qualquer uma delas. Mas não se esqueça de que todo jogador tem sua posição de ofício.
A regra vale para todas as posições.
.

Mensagem editada pelo usuário PimeT800 em 09/01/2012 22:39.
Assinatura
The realization of his potential will have a dramatic effect on the Multiverse.

Começando agora em Fifa?
http://forum.jogos.uol.com.br/_t_1742777

PimeT800

Mensagens: 1445
Cadastro: 06/11/2009

Nível 2

Mensagem publicada em 22/10/2011 03:29
3. Estudo detalhado do time

Estudar o elenco e analisar qual é a melhor formação dentro das condições e habilidades de cada jogador faz toda a diferença. Exemplo, se um jogador é volante, mas também sabe atuar como zagueiro e tem o carimbo de "Finalizador de fora da área" (Long shot), vale a pena colocá-lo como volante, que avança mais vezes à intermediária adversária e tem maior possibilidades de chute durante o jogo; pois um zagueiro raramente ultrapassa a linha do meio campo, e isso desperdiçaria totalmente esse interessante aprimoramento. Velocistas e cruzadores nas alas, acrobatas e jogadores com bom porte físico pelo centro, finalizadores e cabeceadores próximos ao gol.
Procure variar as características. Não deixe dois jogadores com mesma característica perto um do outro. Procure colocar um jogador ágil ao lado de um jogador forte. Escale de forma balanceada, pois isso permite a você alternar o estilo de jogo durante as partidas.
.


4. Escolha da formação

Nem sempre a formação Default é a mais aconselhada. Tenha sempre em mente que o melhor caminho para a vitória é não sofrer gol, e todo time bem montado começa por um eficiente sistema defensivo. Seu time deve buscar o equilíbrio. Pense no conjunto e no seu estilo de jogo. Se seu time é fraco no corpo a corpo (Strength, Interceptions, Marking), experimente colocar mais marcadores no meio campo para tirar espaço do adversário e, com isso, roubar as bolas mais facilmente.
Em "Team Management" você possui todos os recursos necessários para adaptar qualquer time ao seu estilo pessoal de jogo.
Estude a equipe e veja quais são os melhores jogadores (aqueles que tem maior Overall) e quais são suas características principais. Se a equipe possui muitos bons zagueiros a disposição e poucos volantes marcadores, você pode optar por jogar na formação 5-3-2 ou 3-5-2 e privilegiar zagueiros, pois isso faria com que seu time não dependesse tanto do(s) volante(s). Agora se você tem um forte meio campo, com 2 ou três jogadores que jogam na função de volantes e dão conta do recado, experimente formar uma linha defensiva de 4 jogadores com 2 zagueiros nas variações de 4-4-2 e 4-3-3.


Obs.: antes de continuar eu gostaria de deixar claro que formações bizarras não pegam muito bem em Fifa 12, como (4-2-4), (4-1-5), etc. Além de serem extremamente vulneráveis, deixam enormes buracos no meio campo e nas alas. Isso é terrível e só deve ser usado em caso de vida ou morte, final do jogo, etc.

Uma boa ideia é formar um "triângulo" ou "losango" entre zagueiros e volante. Pois, neste caso, o volante dá proteção à defesa e funciona como um limpador de parabrisa na frente da área.

Exemplo:


Evite colocar vários jogadores na mesma linha, exceto para a linha de zagueiros. Tente colocá-los em diagonais, principalmente os armadores e atacantes. Como já disse, a maioria dos jogadores são versáteis e jogam em diversas posições. Use isso ao seu favor.



As formações: (4-1-2-1-2), (4-2-3-1), (4-1-4-1) e (4-2-2-2) são, teoricamente, as mais balanceadas para se jogar.
.


5. Postura

Procure deixar zagueiros somente para as sobras. Não utilize-os para dar o combate, pois isso acaba deixando enormes corredores no seu campo de defesa sem ninguém para cobri-los. Jogue mais com os volantes. Tenha em mente que os volantes, alas e laterais devem correr atrás dos atacantes adversários. Zagueiro não! Zagueiro fica lá na linha defensiva cuidando de cobrir os volantes, bolas aéreas e sobras.
Outro ponto: atacantes, sejam eles 1, 2 ou 3 devem ser preservados. Logo, poupe-os ao invés de fazê-los ficarem correndo atrás da bola no campo adversário. Procure preencher os espaços do meio campo ou, no máximo, até a intermediária do campo adversário.
.

Outras dicas:
Teste sua formação contra a CPU antes de tentar o modo online. Não precisa ser nos modos Legendary ou World Class. No modo profissional você já será capaz de identificar as deficiências do seu time. E não é porque seu esquema não deu certo nos dois primeiros jogos que você tem que apagá-lo e começar do zero. Leva-se um pouco de tempo até você entender o que está acontecendo no jogo. Não mude totalmente o seu time. Mexa aos poucos. Faça mudanças por setores (Defesa/Meio/Ataque), pois caso você faça uma mudança errada, basta corrigir o último setor modificado. Uma boa dica (e que exige MUITA paciência) é colocar o jogo CPU vs. CPU e observar a formação do seu time. Um único jogo de 6min será suficiente para você perceber pelo menos alguns dos pontos fortes e fracos do seu esquema.
.


Algumas considerações: Sei que muitos que estão lendo devem estar pensando: "eu vou ter que fazer tudo isso antes de cada jogo?". Como eu disse no post anterior, nada disso que eu disse deve ser interpretado como regra. Serve para alguns. Serve para mim. Outros preferem jogar com a formação e escalação que vem no jogo. Eu prefiro impor o meu estilo e criar minha própria estratégia, pois isso torna tudo mais divertido. Se dois jogadores escolhessem um time que não estivessem acostumados a jogar (deixando de lado a habilidade de cada um), onde um deles jogasse com o esquema Default e o outro aplicasse suas próprias configurações, garanto que o jogador que aplicou suas próprias configurações teria mais chances de vencer, pois ele entenderia o esquema e saberia como o time iria se comportar.

O meu conselho é de que monte o seu esquema principal utilizando o seu time preferido, e quando for escolher uma equipe diferente você decidirá aplicar ou não suas formações personalizadas. Aliás, aconselho você a montar pelo menos 3 formações diferentes. A principal, a qual você utilizará na maior parte do tempo; outra pra quando precisar da vitória e outra pra quando quiser segurar o resultado. É sempre bom ter cartas na manga. Variações de formações. Digo isso porque todas as formações pré-definidas do Fifa vem "cruas", sem detalhamento. Atacam e marcam da mesma forma e não apresentam nenhuma personalidade.
.

Setas

Setas com cores vermelha*, amarela*, e azul* (Player Work Rate)



Alguns de vocês podem não saber sequer que essas setas existem e para o que servem, embora sejam muito importantes, ao meu ver. Essas setas representam o ritmo de trabalho individual dos jogadores. Em outras palavras, significa a frequência com que os jogadores se deslocam da defesa para o ataque e vice-versa. Entendam que elas não tem a ver com "marcação". Colocar uma seta azul de defesa em um atacante não quer dizer que ele vai marcar bastante, chegar junto, morder o calcanhar do adversário, etc. Quer dizer que seu atacante vai voltar até o meio do campo várias vezes, para preencher espaço. Por isso é bom ser cauteloso ao colocar setas azuis nos jogadores, tanto para atacar como para defender, pois isso além de consumir muita Stamina deixa um vazio na posição do jogador.


Setas x Frequência

VERMELHO: Baixa
AMARELO: Média
AZUL: Alta

Exemplo: Se você tem um zagueiro com seta AZUL pra o ataque, em diversos momentos do jogo você vai ver esse seu zagueiro enfiado entre os atacantes. Isso dificilmente funciona. Então, para esse zagueiro coloque no MÁXIMO seta AMARELA para o ataque, para que ele apareça apenas até o meio campo. Ou você pode optar por deixar um volante com seta VERMELHA para atacar e AZUL para defender, para cobrir a avenida que seu zagueiro vai deixar.


Obs.: No menu das características do jogador existem duas informações muito importantes e que podem auxiliar na hora de definir as setas coloridas.

Attacking Work Rate e Defensive Work Rate. Esses atributos são próprios de cada jogador e não é possível alterá-los. Esse menu descreve se o jogador "gosta" ou não de atacar ou defender. Leve isso em consideração antes de definir as setas coloridas, pois não adianta colocar seta AZUL para o ataque em um zagueiro que possui Attacking Work Rate "Low". Coloque no máximo uma seta amarela para ele. O mesmo serve para a seta de defesa.
.


Setas Brancas (Player Positioning)



A cereja do bolo! Esse sistema é um pouco mais complicado. Note que essas setas apenas alteram o posicionamento tático do jogador. Não confundir esse sistema com a característica de marcação de cada jogador.
Elas de alguma forma transformam os jogadores em outra posição. As setas definem novos papéis a serem cumpridos pelo jogador durante períodos de um jogo.

Exemplo: Se você tem um CDM e coloca essa seta para frente (para o ataque), esse jogador vai atuar como um CM. Se você tem um CAM e coloca seta pra diagonal inferior direita (para o ataque), ele vai atuar como um RF.

Acredito que vocês tenham entendido como funciona. É por causa dessas setas que alguns times tidos como defensivos "no papel" atuam de forma extremamente ofensiva.

É nesse momento que você pode fazer o Benzema atuar como ala ou armador. Escale-o como ST e coloque a seta branca para cima ou para baixo (na seta de Attacking), como preferir e ele terá uma nova função, além de continuar sendo ST.


Obs.: Os dois tipos de setas (Coloridas e Brancas) trabalham em conjunto. Não é obrigado usar a seta branca. Mas se usar, preste atenção como está as setas com cores.

Exemplo: Você tem um CDM com Work Rate (azul / vermelho) e seta branca para frente. Como esse jogador vai atuar? Ele praticamente não vai subir por conta da seta vermelha que você colocou. Ou seja, não espere ver o jogador onde você gostaria.
.


Sumário:
-Defina o seu estilo de jogo;
-Cada jogador deve ser escalado em sua devida posição;
-Procure escalar os jogadores de maior Overall e de características diversificadas;
-Comece o processo de montagem do time pela defesa;
-Modifique seu time por setores (Defesa/Meio/Ataque);
-Monte times com formações diagonais;
-Salve várias formações diferentes;
-Procure ter controle do meio de campo;
-Coloque um volante fixo em frente aos zagueiros;
-Deixe zagueiros para as sobras;
-Não use esquemas bizarros;
-Cuidado ao usar setas brancas.
.


O próximo passo agora é mostrar como funcionam as Custom Tatics. Espero que você entenda, porque sem dúvida fará uma grande diferença no seu estilo de jogo.


Mensagem editada pelo usuário PimeT800 em 22/10/2011 03:34.
Assinatura
The realization of his potential will have a dramatic effect on the Multiverse.

Começando agora em Fifa?
http://forum.jogos.uol.com.br/_t_1742777

PimeT800

Mensagens: 1445
Cadastro: 06/11/2009

Nível 2

Mensagem publicada em 22/10/2011 03:30
Está de volta no Fifa 12 um poderoso recurso que permite ao jogador fazer com que sua equipe jogue exatamente do jeito que quer, como por exemplo explorar a ótima qualidade de passe que tem a equipe do Barcelona, especificando para que a equipe troque passes curtos e rápidos. Também é possível alterar o posicionamento organizado de um time para posicionamento livre e assim aproveitar a abundância de jogadores de equipes como Manchester City e Milan que possuem altos valores em Positioning. No entanto, o mais importantede tudo isso é a 'liberdade' (palavra muito significativa em jogos de futebol) que você tem para personalizar as características da sua equipe e fazê-la jogar do jeito que você deseja.
Estamos falando das Táticas Personalizadas, ou

Custom Tactics

As CustomTatics afetam o movimento dos jogadores controlados pela IA. As configurações Default do Fifa 12 estão longe do ideal. Por exemplo: em vários lugares ao redor do mundo é comum o estilo de jogo onde os jogadores marcam sob pressão (bastante comum no futebol inglês).Essa característica acaba tornando o jogo mais agressivo, corrido e com mais contato. Porém, em vários momentos do jogo é preciso mudar essa característica para preservar os jogadores, pois é humanamente impossível pressionar e agredir o adversário durante 90 minutos. Os jogadores do futebol inglês sabem disso. Os jogadores do Fifa não! Se você combinar Pressure 'High' e Aggression 'Double' nas equipes, eles vão tentar pressionar durante o jogo inteiro. Se tiver prorrogação, eles vão marcar durante os 120 minutos. É claro que antes do fim do primeiro tempo a Stamina de todos eles estará totalmente comprometida.


Para corrigir defeitos como esse, devemos criar nossas próprias táticas, trazendo mais realismo, estilo agradável e variedade de estratégias para o nosso esporte virtual. Só que para fazer isso precisamos de uma sólida compreensão de como as CustomTatics funcionam.

Primeiramente vamos definir cada um dos onze fatores táticos os quais você tem a possibilidade de alterar, cada um deles com suas vantagens e desvantagens.
.

Definições:

Build Up Play - Construção de jogo

Influencia em como o seu time vai se comportar quando tiver a posse de bola. Isso vale apenas nos dois primeiros terços do campo, ou seja, até a intermediária adversária. Como seu time vai construir o jogo com relação a velocidade, passes e posicionamento.
.

Speed (Aggressividade ?)

...Slow (lento)...
-A equipe é paciente na construção das jogadas, muitas vezes devolvendo a bola que está no meio de campo para os zagueiros e volantes ao invés de tocar para os homens de frente.
-Os jogadores são cautelosos no momento de subir para o ataque e se poupam ao máximo.
-Os jogadores constroem o jogo horizontalmente, isto é, tocam e recebem a bola lateralmente.

...Balanced (equilibrado)...
-A equipe não constrói jogada nem de forma muito lenta e nem muito rápida.

...Fast (rápido)...
-A equipe procura levar a bola da defesa ao ataque o mais rápido possível.
-Os jogadores procuram se posicionar em locais mais avançados no campo.
-Os jogadores constroem as jogadas verticalmente, isto é, sempre procuram tocar e receber a bola para frente, e evitam tocar a bola para trás e para os lados.
.

Obs.: O fator Speed aqui em CustomTatics não significa velocidade, propriamente dita. 'Mas como assim?'
Speed está relacionado à direção a qual os jogadores querem passar e receber a bola, e quão agressiva é a construção do jogo. Mesmo times com Speed 'slow' podem mover a bola em bom ritmo. A diferença é que se necessário eles irão tocar para o lado ou para trás, mantendo a posse.

O melhor conselho é para pegar leve no fator Speed. É comum vermos jogadores colocando Speed 'fast' acima de 66 como padrão de jogo do time. Não caia nessa armadilha! A I.A. já tende a ser agressiva, então não há porque exagerar nesse atributo. Enchendo a barra de Speed faz o jogo parecer futebol arcade, como nosso concorrente.

Uma Speed equilibrada simula um jogo mais inteligente, tático e satisfatório. De 0-66 (Slow 'Balanced') os jogadores são capazes de manter a posse de bola de forma eficaz e nem sempre correm com a bola em direção ao gol, reduzindo a sensação de jogo arcade e consequentemente aumentando o realismo. Configurações extremas, como 67+ devem ser usadas apenas em times extremamente fortes nos contra-ataques (mas isso somente se for combinado com uma sólida e impenetrável defesa).
Muitas vezes o jogo gera uma impressão de velocidade, aquela impressão de que o adversário está correndo a 200km/h e o seu time parece que acabou de comer uma feijoada, mas isso não tem a ver com Speed 100, 200 ou 300, mas sim com o ritmo físico dos próprios jogadores daquele time. Você pode estar pensando: 'Mas times como Arsenal e Manchester United jogam com muita velocidade!'. Só não se esqueça que eles também são mestres na hora de ter domínio inteligente de posse de bola, além da variação constante de ritmo e apoio defensivo inclusive dos atacantes. Isso coloca-os na zona intermediária/equilibrada de Speed. Para um time como Barcelona, não importa a velocidade do avanço dos jogadores. A posse de bola é de suma importância. Caso jogue com o Barcelona, coloque Speed 'low'.

Lembre-se: Speed refere-se a agressividade e não velocidade na construção da jogada.
.

Estilos:

A prioridade do time é a posse de bola e construção de jogo com paciência? Speed Slow (10-30)
A prioridade do time é a organização e posse de bola, mas com um pouco menos de paciência? Speed Balanced (35-45)
A equipe é bastante agressiva no sentido de avançar com a bola pelo campo levando o jogo para o campo do adversário? Speed Balanced (50-60)
O plano de jogo principal da equipe é o contra ataque em toda e qualquer oportunidade, partindo de qualquer região do gramado para o ataque? Speed Fast 'baixo' (70-80) .


Passing (Distância do passe)

...Short (Passe curto)...
-O time irá tentar construir o jogo usando passes curtos.
-Os jogadores que estiverem mais próximos a bola irão se aproximar oferecer opão de passe.

...Mixed (Passe simples)...
-A equipe constrói jogadas com passes curtos e longos.

...Long (Passe longo)...
-O time optará pelo lançamento, possivelmente buscando um alto finalizador ou procurando colocar a bola por cima da zaga adversária.
-Os jogadores mais distantes da bola tentarão encontrar espaços e não se aproximarão para receber o passe.
-Os jogadores mais próximos à bola anteciparão o lançamento para ganhar na velocidade do marcador. Não sei se eu fui claro, mas isso quer dizer o seguinte: quando você tocar a bola para o companheiro, ele irá receber a bola, correr e antecipar o passe, para que com um único toque na bola ele tire-a do zagueiro. Note que nessa configuração os passes são 'esticados'. Logo, essa antecipação acaba sendo útil.
.

Essa característica é mais fácil de escolher do que Speed, e aqui não existe muito essa coisa de 'certo ou errado', até porque isso está ligado ao estilo de jogo do time. O importante é lembrar de combinar Speed com Passing. Por exemplo, Speed 'Fast' e Passing 'Long' força os jogadores a avançarem no campo, então um fator será cumulativo ao outro.
.


Estilos

A característica da equipe é o passe curto de pé em pé? Passing Short (10-30) A equipe varia bem passes variados e de média distância? Passing Mixed 'baixo' (35-50) A equipe mira um homem alvo e procura sempre jogar a bola no peito dele? Passing Mixed 'alto' (55-65) O time sempre rifa a bola e tenta o lançamento longo, que atravessa o campo inteiro? Passing Long (70-100) .


Positioning (Posicionamento)

...Organised (Organizado)...
-Jogadores procuram ficar próximos de suas posições definidas na escalação, ao longo do jogo.
-O time mantem a estrutura tática ao construir as jogadas.

...Free-Form (Forma livre)...
-Jogadores tem liberdade para se moverem para outras posições e trocar de posição com outros jogadores. Exemplo: os atacantes podem correr para recuperar a bola em outras regiões do campo; zagueiros podem cobrir outros setores e jogadores, como laterais, volantes ou outros zagueiros; os meias podem cobrir os atacantes ou deslocarem-se para as laterais.
.

Não há muito o que falar aqui. O texto é auto-explicativo.
.

Estilos

Você exige dos seus jogadores uma postura tática aplicada? Positioning Organised
Você gosta que os zagueiros abram espaços/caminhos no meio de campo para construir o jogo? Positioning Free-Form
Os atacantes voltam muitas vezes para o setor defensivo para receber a bola da defesa? Positioning Free-Form
Não tem certeza? Positioning Organised .
.


Chance Creation - Chance de criação

Passing - Risco do Passe



...Safe (Passe seguro)...
-Para manter a posse da bola o time raramente forçará um passe.
-Os jogadores escolhem o momento ideal para efetuar o passe.

...Normal...
-O time não toca a bola nem de forma arriscada nem segura.

...Risky (passe arriscado)...
-O time sempre tenta o passe cirúrgico.
-Os jogadores procuram cada oportunidade para correr por trás da defesa e receber o passe.
-Os companheiro do seu time não irão se preocupar em procurar espaços seguros para receber a bola. Qualquer lugar 'tá valendo'
.

IMPORTANTE: Lembre-se que essa característica apenas afeta o jogo na 3ª parte do campo, ou seja, da intermediária do adversário pra frente!

Exemplo: Passing 'Risky' não faz com que seus zagueiros ou volantes efetuem passes arriscados no seu campo. É importante ter isso em mente.

Para ter uma idéia de como funciona essa característica, pense nas equipes reais que são pacientes e as que são impacientes quando têm a posse de bola no ataque. Sabe quando seu time fica tocando a bola em frente a grande área e você perde a paciência querendo que o jogador chute logo para o gol? Ou quando seu time pega a bola e chuta da pior posição possível ao invés de manter a calma e tocar para o companheiro que estava melhor posicionado? É disso que você deve se lembrar na hora de escolher o Passing no seu esquema tático.

Tomar cuidado com equipes que constroem as jogadas de forma organizada e com posse de bola, pois quando chegam ao ataque, brilha a criatividade dos jogadores fazendo com que o time crie diversas oportunidades de finalizar. Passing Risky é a cara da equipe do Barcelona.
.

Estilo

Os jogadores do seu time tocam a bola em segurança esperando por uma boa oportunidade, talvez preferindo até efetuar um cruzamento ao invés da finalização? Passing Safe ou Normal 'baixo' (25-40)
Os jogadores procuram surpreender a defesa com um passe milimétrico para criar uma chance dentro da grande área? Passing Normal ou Risky 'baixo' (55-70)
Os jogadores são extremamente impacientes e agressivos, e tentam forçar praticamente todos os passes para criar uma chance de gol? Passing Risky (75-85) .




Mensagem editada pelo usuário PimeT800 em 22/10/2011 04:01.
Assinatura
The realization of his potential will have a dramatic effect on the Multiverse.

Começando agora em Fifa?
http://forum.jogos.uol.com.br/_t_1742777

PimeT800

Mensagens: 1445
Cadastro: 06/11/2009

Nível 2

Mensagem publicada em 22/10/2011 03:30
Crossing - Cruzamento

...Little (Poucos cruzamentos)...
-O time evitará ao máximo cruzar a bola. Em vez disso, eles tentarão tocar a bola para trás quando estiverem na lateral da grande área (área de cruzamento) ou rolar a bola para algum jogador que venha de trás para chutar ao gol.

...Normal...
-O time efetuará cruzamentos a área quando surgir uma boa oportunidade.

...Lots (Muitos cruzamentos)...
-O time tentará alçar a bola na grande área em toda oportunidade.
-Os jogadores do time correrá antecipadamente em direção a área para receber o cruzamento.
.

Crossing é semelhante à Speed: a I.A. tende a posicionar os jogadores para que eles esperem o cruzamento quando há uma oportunidade. Logo, não é preciso colocar valores muito altos nesse recurso. Deixar a freqüência 'Lots' apenas para equipes que tem como característica principal a bola cruzada na área.
.

Estilos

A equipe hesita em cruzar a bola na área, geralmente optando por tocar a bola para dentro à procura de uma oportunidade para chutar? Crossing Little (20-30)
O time tenta posicionar os seus atacantes mais próximos a linha de fundo para receber o cruzamento? Crossing Normal (35-45)
O time é ansioso para cruzar sempre que possível, inclusive com meias chegando na área? Crossing Normal 'alto' (50-60)
Para o seu time a lei é: 'bola na área', não importando a distância nem a posição do cruzamento? Crossing Lots (70-85) .


Shooting - Finalização


...Little (Poucas finalizações)...
-O time é paciente e apenas finaliza se a oportunidade for extremamente clara de gol.
-O time opta por manter a posse de bola.

...Normal...
-O time finalizará com variedade de chutes de curta e longa distância, dependendo da situação.

...Lots (Muitas finalizações)...
-O time irá finalizar em toda as oportunidades.
-O jogadores farão esforço extra para se posicionarem à procura de oportunidades de arremate. Por exemplo, ficando de fora da área à procura de um espaço livre de marcação ou à espera de que um jogador se posicione para receber a bola e chutar de primeira.
.

Entenda que Shooting significa:

-A ansiedade do jogador que está com a bola para chutar de longe.
-A freqüência que os jogadores do time procuram se posicionar para bater de primeira.

Diferentemente de Speed/Crossing, Shooting é uma característica que a I.A. geralmente precisa de um UP para pegar no tranco. Fique longe do Shooting Little, pois senão os jogadores ficarão com medo e tentarão entrar com a bola no gol ao invés de chutar. Vá de Shooting Lots, caso a equipe tenha bons finalizadores de fora da área. Se o chute de fora não é uma arma minimamente treinada do seu time, coloque mesmo assim Shooting Normal 'alto'.

Sobre Chance Creation:
Não esqueça que os valores de Passing, Crossing e Shooting precisam estar balanceados. Tudo isso influencia o posicionamento dos companheiros de time que não estão com a bola. Eles estão correndo por trás da defesa? Eles estão correndo em direção a grande área para o cruzamento? Fique atento a essas variáveis durante o jogo. Se nada disso estiver acontecendo, alguma coisa está fora do normal.
.

Estilos

O time praticamente não chuta de longa distância, preferindo trabalhar a bola dentro da área ou nas laterais para o cruzamento? Shooting Normal 'alto' (50-65)
O time gosta de testar a pontaria de fora da área quando a oportunidade aparece? Shooting Lots (70-80)
O time opta por chutar de longe ao invés construir uma jogada mais clara de gol? Shooting Lots (85-90)
.


Positioning - Posicionamento

...Organised (Organizado)...
-Jogadores procuram ficar próximos de suas posições definidas na escalação ao longo do jogo.
-O time mantem a estrutura tática ao construir as jogadas.

...Free-Form (Forma livre)...
-Jogadores tem liberdade para se moverem para outras posições e trocar de posição com outros jogadores. Exemplo: os atacantes podem correr para recuperar a bola em outras regiões do campo; zagueiros podem cobrir outros setores; os meias podem cobrir os atacantes ou deslocarem-se para as laterais.
.

Novamente, auto-explicativo, mas note que essa definição tende a ter maior impacto em Chance Creation do quem em Build Up Play.

Mudando para Free-Form ajuda a fazer com que a I.A. fique menos previsível e mais perigosa, o que em minha opinião é uma boa idéia. Note que esse posicionamento refere-se à 3ª parte do campo, ou seja, a defesa adversária. Dar liberdade aos atacantes é uma boa idéia e não tem muito risco, pois tudo isso acontece longe do seu gol.

Como regra, defina Free-Form, pricipalmente para equipes 5 stars ou 4 e meia. Mantenha Organised para equipes mais rígidas e que temcaracterística principal a marcação.
.

Estilos

O time é previsível no ataque e posiciona muitos jogadores ao redor da área sem muita movimentação? Positioning Organised
O time trabalha a bola pacientemente e sempre que pode toca a bola para os meio-campistas efetuarem o cruzamento? PositioningOrganised
O time é mais agressivo no ataque, permitindo que o jogadores de meio campo corram para a área e voltem para preencher espaços? Positioning Free-Form
Não tem certeza? Positioning Free-Form
.


Defense - Defesa



Pressure - Pressão


...Deep (Pouca pressão)...
-O time volta e espera o adversário em sem campo de defesa atrás da linha da bola.

...Medium...
-O time começará a se defender já na intermediária do campo do adversário.

...High (Pressão avançada/alta)...
-O time irá aplicar pressão total no campo de defesa do adversário
-Meias e zagueiros vão avançar a marcação para dificultar a saída de bola adversária
-Essa tática pode ser eficaz, mas deixa muitos espaços para o adversário contra atacar com lançamentos por cima da defesa.
.

Entenda que Pressure afeta a altura que sua linha de defesa irá jogar e a altura do campo que a defesa irá pressionar a bola.

Como Speed e Aggression, essa é uma das coisas mais importantes para se definir. Outro fator onde é aconselhável depositar valores moderados em vez de colocar 70+. Como mencionado anteriormente, jogar contra equipes que pressionam os 90 minutos não é muito divertido. Para criar uma experiência mais realista e agradável precisamos ir com calma nesse fator.

Existem certos times que tem como característica Pressure 'High', como o Barça do Guardiola, mas isso é raro pois requer jogadores muito bem condicionados, inteligentemente orientados sobre como marcar e com habilidade suficiente para jogar com muita posse de bola. Contra times mais fracos, o Barcelona tenta jogar o jogo inteiro no campo do adversário. Essa é uma estratégia agressiva fora do comum que poucos conseguem implementá-la.

A maioria dos times joga em uma faixa entre Pressure 'Deep' e Pressure 'Medium', defendendo na sua metade campo para que o time se mantenha compacto e organizado.

Para se jogar contra times com Pressure 'High', o segredo é o contra ataque com toque de bola rápido, utilizando-se, principalmente, de passes de primeira. Usando essa dica tenho certeza que por várias vezes você estará em situações de 1 contra 1 contra os zagueiros.

Coloque 50 para começar, para que seu time pressione até um pouco mais da metade do campo. Tente deixar entre (33-50) como inicial e apenas ultrapasse essas marcas em ocasiões específicas, como por exemplo onde o oponente está totalmente recuado em 'Ultra Defensive' ou quando você nota que o adversário é bem inferior tecnicamente e não sabe jogar no contra ataque. Da mesma forma, você deve ser cauteloso e não deixar valores menores do que 20. Essa é uma característica particular de times italianos, que costumam marcar dentro da sua própria área, mas não é aconselhável pois o número de pênaltis cometidos e faltas na entrada da área iria aumentar drasticamente.
.

Estilo

O time prefere deixar o adversário jogar no seu campo para não ter perigo de oferecer o contra ataque ao adversário? Pressure Deep 'alta' (20-30)
O time fica plantado no seu campo defensivo formando linhas compactas atrás da bola? Pressure Deep ou Medium 'baixa' (25-35)
O time avança até o meio campo para marcar? Pressure Medium 'baixa' (40-50)
O time geralmente pressiona ainda no campo adversário, avançando muito a linha de defesa? Pressure Medium 'alta' (50-60)
O time pressiona de forma genuína, como Barcelona, sufocando o adversário completamente? Pressure High (70-80)
.


Agression - Agressividade


...Contain (Cercar)...
-O time tenta cercar o jogador que está com a bola com jogadores que raramente dão botes ou carrinhos.

...Press (Combate)...
-O time chega junto. Sempre que puder vai tentar tomar a bola do adversário, seja trombando, no carrinho ou de qualquer outra forma.

...Double (Dupla agressividade)...
-A equipe tem sangue nos olhos. Vai partir para cima do adversário com marcação dupla sempre que possível.
Entenda que esse fator simboliza a agressividade que tem o seu defensor mais próximo da bola para agredir o jogador que está com a bola e como o defensor se arrisca em dar o bote.
.

Outro fator muito importante a ser ponderado é que aqui 'menos é mais', novamente. Isso pode deixar o jogo maluco com muitas roubadas de bola e pouco futebol, caso não seja ajustado da forma correta. Quando dois times que tenham essa característica com alto valor se enfrentam, geralmente apresentam um futebol muito ruim, com muitas faltas e poucas chances de gol. Então isso deve ser ajustado um pouco abaixo do normal.

Esqueça Agression 'Double', principalmente se for combinado com Pressure 'High'. Além de chover cartões amarelos e vermelhos por causa das muitas faltas que vão ocorrer, é humanamente impossível um time enviar sempre dois marcadores enfurecidos para o campo do adversário, atrás da bola. Não tem como comparar isso com futebol de verdade se for ajustado dessa forma. Para usar Agression 'Double', coloque Pressure 'Deep', para que se torne aceitável e parecido com um futebol de verdade.

95% dos times usa valores que ficam entre Aggression 'Contain' e Aggression 'Press' (33-50). Tente não combinar Pressure 'Deep' com Aggression 'Contain', porque senão seu time vai ficar parado no seu campo de defesa esperando o adversário entrar na sua grande área para aí sim começar a marcar.

Como regra geral: quanto menor for a Pressure, maior deve ser Aggression, e vice-versa.
.

Estilos

O time defende taticamente, primando pela organização e de preferência longe da sua área? Aggression Contain 'alta' (25-30)
O time se fecha de forma adequada sem ser imprudente e sem cometer excessos na hora do desarme? Aggression Press 'baixa' (35-50)
O time coloca mais rigidez na hora de dar o bote, no intuito de se sobressair no jogo de corpo? Aggression Press 'alta' (50-60)
Combinando com Pressure 'Deep', o time chama o adversário para seu campo e depois agride rigorosamente na hora de dividir a bola? Aggression Double 'baixa' (70-75)
.



Mensagem editada pelo usuário PimeT800 em 22/10/2011 04:04.
Assinatura
The realization of his potential will have a dramatic effect on the Multiverse.

Começando agora em Fifa?
http://forum.jogos.uol.com.br/_t_1742777

PimeT800

Mensagens: 1445
Cadastro: 06/11/2009

Nível 2

Mensagem publicada em 22/10/2011 03:31
Team Width - Largura da equipe

...Narrow (Estreita)...
-A equipe vai defender-se de forma compacta.
-Os jogadores irão se movimentar para a outra lateral do campo para cobrir o companheiro e assim cercar e pressionar o adversário.
-A equipe oferece mais espaço nas alas quando a bola está no centro do gramado, pois o time vai cercar e encurralar o adversário.

...Normal...
-A equipe não vai tentar se defender nem de forma estreita e nem de forma ampla.

...Wide (Ampla)...
-O time não fará tanta questão de cercar o adversário.
-Os jogadores irão marcar os adversários da melhor forma possível dispensando a cobertura de outros jogadores, pois os outros não vão oferecer a cobertura, pois o objetivo aqui é manter-se dentro das posições, conforme a escalação.
.

Em termos simples, Team Width:
-Como a defesa se espalha pela largura do campo para se defender;
-Não define a largura da equipe enquanto estiver com a posse da bola.

Como regra geral: quanto mais perto do seu gol você estiver acostumado a se defender, mais próximo de Team Width 'Narrow' você deve configurar essa característica. Se o seu time é configurado em Pressure 'Deep', uma boa idéia é combinar com Width 'Narrow', ou pelo menos Width Normal 'baixo'. Team Width 'Wide' apenas deve ser usado em times que avançam a marcação e pressionam o oponente lá na frente, para que assim não deixem muitas avenidas no campo.

É mais difícil quebrar o sistema defensivo quando ele está configurado em Width 'Narrow' ou 'Normal', principalmente quando se joga contra a IA.
.

Estilos

O time é compacto e difícil de quebrar seus sistema defensivo, diminuindo espaços entre os marcadores? Team Width Narrow 'alto' (15-30)
O time gosta de manter o posicionamento, sem dar tanta liberdade para os defensores se distanciarem uns dos outros? Team Width Normal 'baixo' (35-50)
O time pressiona a marcação lá na frente e confia no talento de ganhar as disputas individualmente, tentando deixar o time bem aberto? Entre Team Width Normal 'alto' e Wide 'baixo' (60-75)
.


Defender Line - Linha defensiva

...Cover (Cobrindo)...
-Os jogadores da retaguarda voltam e cobrem cada espaço deixado pelo companheiro de equipe na defesa.
-Isso dificulta o avanço do adversário, mas por outro lado dá liberdade aos adversário para subirem mais a frente no seu campo.

...Offside Trap (Linha de Impedimento)...
-O time joga com uma linha de defesa fixa e procura a oportunidade certa para deixar os atacantes adversários impedidos.
-O adversário não terá facilidade e liberdade para avançar no seu campo, mas essa é uma tática mais perigosa. Quando a linha falha, resulta em oportunidades claras de gol ao seu adversário.
.

Cover é geralmente mais comum de ser usada do que a arriscada 'linha burra' e mais difícil de ser quebrada, principalmente nos lances mano a mano.
Por outro lado, um time configurado em Pressure 'High' e Team Width 'Wide', facilitaria o uso da linha de impedimento, fazendo com que o adversário não conseguisse passar do meio de campo, a não ser que ele driblasse todos os seus zagueiros.
.

Estilos

O time defende recuado (Pressure 'Deep')? Cover
O time pressiona o adversário com uma linha defensiva que fica no meio de campo? Offside Trap
Não tem certeza? Cover
.
NÚMEROS

Bom, agora que entendemos bem melhor como funcionam as Custom Tactics, podemos tirar bons exemplos de times reais e utilizá-las no nosso Fifa 12. Usando 'Estilos' você pode ter uma boa base para criar sua tática personalizada.

Uma boa dica é testar primeiro contra a CPU e verificar onde as táticas apresentam mais falhas. Outra dica é você jogar contra a CPU com ela usando suas Custom Tactics, pois dessa forma você vai verificar os pontos fracos e fortes do seu esquema tático.

Não troque tantas vezes de táticas durante uma mesma partida. Faça com que seu time tenha um padrão de jogo. Mude apenas nas horas mais importantes. Pense no futebol real: o seu time muda sua atitude em campo a cada 10 minutos? Não. Eles mudam, geralmente (nem sempre), no intervalo do jogo ou nos minutos finais para se defender ou buscar o resultado.

Tomar um gol e já lançar o time todo para o ataque não é uma boa idéia. Tenha paciência. Futebol é estratégia.
.

Fiz a adaptação de uma tabela com alguns exemplos de Custom Tactics que podem auxiliar alguns jogadores.

Antes vou explicar a origem dos dados inseridos na tabela, espero que entendam:
.

Contra ataque Longo, Contra ataque Curto

O contra ataque é facilmente o estilo de jogo mais fácil de se de identificar em um time. O jogadores chamam o time adversário para o seu campo de defesa e roubam a bola rapidamente. Esses fatores permitem algumas variações, umas com passes ligeiramente mais longos e mais cruzamentos, outras com o passe mais curto e sem tantos cruzamentos.
Adequado para: Contra ataque Longo - Ligas inglesas e australianas; times com alas velocistas
Contra ataque Curto - Liga espanhola, portuguesa e italiana.
.

Posse de bola

Calma. Essa é a palavra que define os times que primam pela posse de bola. Estilo paciente, que exige retenção da bola a todo custo para a construção das jogadas. Os passes são curtos e muito bem calculados.
Adequado para: Posse de bola - Liga italiana e mexicana; times que possuem jogadores com qualidade de passe.
.

Lançamento Lento, Lançamento Rápido

O estilo pode ser pouco atraente, mas ainda é válido e comumente usado. Uma forma de jogo bem direta que procura lançar a bola em profundidade e geralmente é combinada com times que possuem jogadores com porte físico (Costa do Marfim, por exemplo). A diferença entre os dois tipos é que um é um pouco mais agressivo do que o outro, nada mais.
Adequado para: Ligas inglesas e australianas; times que possuem jogadores velozes e/ou fortes.
.

Norte Europeu, Europa Centra e Sul Europeu

Tratam-se de três estilos bastantes equilibrados e não possuem tendências a um estilo particular. Não gosto da definição 'genéricos'. Os nomes Norte, Central e Sul referem-se aos diversos estilos europeus de jogo. No norte europeu (Grã-Bretanha, Escandinávia e regiões de clima mais frios) o jogo tende a ser mais físico com um estilo de passes ligeiramente mais longos. No sul (Espanha, Itália e regiões com climas mais quentes, o jogo é um pouco mais lento e cadenciado. Europa Central é uma mistura dos dois.
.

LEGENDA

C-A-L = Contra-Ataque Longo
C-A-C = Contra-Ataque Curto
PB = Posse de Bola
LL = Lançamento Lento
LR = Lançamento Rápido
NE = Norte Europeu
EC = Europa Central
SE = Sul Europeu


.
_______________________________________________________________________________
.

Entrevista com André Buffo

Para complementar essas dicas de Fifa 12, ninguém melhor do que um verdadeiro profissional: André Buffo, um jovem de Laranjal Paulista/SP, de apenas 19 anos, mas que começou a jogar futebol digital no Fifa 97 e participou de seu primeiro torneio mundial em 2006, com apenas 15 anos, no World Cyber Games, com final na cidade de Monza, na Itália. De lá pra cá, Buffo foi campeão pan-americano de Fifa 07, campeão brasileiro de Fifa 2009, vice-campeão pan-americano de Fifa 10 e foi classificado para as finais de FIFA Interactive World Cup 2011. Em época de torneios, o rapaz treina, no mínimo, três horas por dia, todos os dias.



Como se acostumar com as mudanças
Para se adaptar às mudanças de uma versão do FIFA para a do próximo ano é rápido, porque você já está acostumado com o básico. Para ficar bom, a ponto de jogar um campeonato, acho que umas duas semanas treinando sério já são o suficiente. Para dominar mesmo, no máximo um mês jogando todo dia um pouco. O que muda de uma versão para a outra, pelo menos ultimamente, é a velocidade do jogo e a movimentação de alguns jogadores, dá para se acostumar rápido.

Nada de jogar sozinho
Não vale a pena jogar contra o computador, porque a inteligência artificial sempre faz a mesma coisa. É bom jogar online, porque o cara que quer participar de campeonato tem que jogar com outras pessoas, e com muitas pessoas diferentes, conhecendo várias maneiras de jogar. O computador sempre faz o mesmo tipo de jogada. Quando você joga com outras pessoas, elas inovam, elas pensam e fazem coisas diferentes do que você imagina. Você tenta prever e nem sempre consegue e isso é bom.

Jogando para frente
Para jogar mais para frente eu acho melhor jogar com uma formação 3-4-3 e deixar o time na mentalidade neutra, em vez de colocar defensiva. Mas não é muito aconselhável jogar muito ofensivamente, principalmente em Fifa 12. Tem que ter uma solidez na defesa, senão você perde toda a confiança para jogar e leva contra-ataques aos montes.

Confiando na defesa
Para montar uma equipe defensiva, eu jogo com formação 4-4-2 e mentalidade defensiva. E então eu mexo nas táticas do time. Mas tem gente que joga com cinco atrás, numa formação 5-2-1-2, e funciona bem. Na minha configuração 4-4-2 eu coloco um losango no meio e, na tática, eu coloco a pressão baixa, para o time ficar mais recuado. Coloco pouca agressão da defesa, programo para jogar mais no contra-ataque, para o time ficar mais compacto.

Contra ataques eficientes
Para realizar contra-ataques, tem que sair rápido, pensar rápido, já ter a jogada na cabeça quando você pega a bola na zaga. E sair rápido, não demorar, não tocar para trás, sempre para frente. Precisa arriscar, ir pelas laterais, ir pelo meio. Mas o mais importante é fazer passes rápidos.

Os melhores dribles
Existem alguns dribles que são muito eficientes, que fazem você ganhar o jogo mesmo. A carretilha, por exemplo, é boa. O elástico também é bom. O giro em cima da bola é bom, principalmente nas jogadas de ataque, quando você está com o atacante ali no mano a mano contra o zagueiro, você dá esse drible e, algumas vezes, o cara não consegue marcar. Se você virar de forma normal, o jogador é lento, e se você vira o corpo do jogador no drible, ele vira rápido, já correndo, então você sai na frente do zagueiro, com mais facilidade para fazer o gol. Então se especialize em pelo menos alguns dribles, aqueles que você acha que poderão te ajudar.

As equipes mais populares
Em campeonatos, você pode usar qualquer time, jogar qualquer um contra qualquer um, mesmo dois times iguais ou clube contra seleção. O time mais selecionado pelos competidores varia de acordo com o ano. Em Fifa 12, os mais selecionados são Real Madri, Barcelona e Chelsea.

O segredo dos escanteios
Eu sempre miro, com o jogador que vai bater, na pontinha da pequena área e bato com uns 60% de força. Ai o jogador geralmente ganha na bola aérea, principalmente com o Chelsea, que tem jogadores altos e fortes.

Cobrança de falta é quase pênalti
Nas cobranças de falta perto da área, a maneira de bater depende da distância. Tem distância de onde não dá para fazer o gol, mas tem distância que dá. Você sempre tem que bater segurando a setinha para cima, porque assim o jogar bate mais forte na bola, e então mandar com 50% de força. Isso se for bater direto. Agora, jogadas ensaiadas eu não acho que valham a pena, no escanteio até valem, mas em cobranças de falta, não. Fica mais difícil de fazer o gol, você vai ter que chutar de longe, e o goleiro geralmente defende, ou a bola vai para fora. É mais fácil bater direto. Então treine muito. No modo online, cobranças de faltas frontais são mais fáceis de acertar do que pênaltis, por causa dos lags.

O poder dos cruzamentos
A jogada que mais sai em Fifa é cruzamento. É um jogo em que é difícil você passar pelo meio. Então, geralmente, quando está muito difícil, o pessoal parte para o cruzamento. Anteriormente, isso era quase um macete. Hoje em dia, ainda funciona bem, mas depende da situação. É a melhor jogada fora o toque de bola normal.
Se você for o defensor, não tem muito como evitar essa jogada. Se você for defender o cruzamento, o cara vai passar pelo meio. Então você tem que proteger o meio.

Explorando o lado psicológico
O estado psicológico dos jogadores é o fator que mais pesa em campeonatos, porque nessas ocasiões há vários jogadores no mesmo nível, que jogam a mesma coisa, treinam igual. Então o diferencial fica sendo o psicológico de cada um; se ele está confiante, se está nervoso. Quando o cara está nervoso, ele acaba não atacando, não joga tão agressivo. Eu procuro usar isso a meu favor. Quando eu vejo que o cara está nervoso, eu fico mais confiante, mais tranqüilo.
No início, eu mesmo ficava bem nervoso. Eu era bem mais novo, estava começando a jogar em campeonatos. Hoje em dia, já não fico tão nervoso, porque jogo faz um tempo, já participei de vários campeonatos e fico tranqüilo para jogar. E eu já percebi por experiência própria que ficar nervoso não adianta nada, então eu penso nisso e tento me controlar.

Conhecendo os goleiros
Para saber a qualidade de um goleiro, você tem que consultar o gráfico do jogador. Por exemplo, em FIFA 11, o Valdés do Barcelona era terrível, saia mal na bola e tudo mais. O Petr Cech do Chelsea era bom. Você precisa ver durante o jogo a saída do goleiro, num cruzamento, por exemplo, ou num escanteio, num lance de cara a cara e tentar sentir a diferença. Mas o gráfico já ajuda bastante.

Os erros mais comuns
Em situação de campeonato, o erro que o pessoal mais comete é ficar nervoso. Às vezes, um jogador é melhor que o adversário, mas é nervosinho. Eu já vi muito cara que você olha e fala 'Pô, esse cara vai ser campeão', e aí ele perde para um cara que você nem acredita.
Também tem muito cara que erra gol cara a cara, vejo muito passe errado na defesa. E, geralmente, isso acontece porque o cara perde a confiança e fica com medo de fazer o passe. Então não pode errar na defesa e nem perder gol, porque senão você vai ficando mais tenso e vai errar mais, nada vai dar certo.


Mensagem editada pelo usuário PimeT800 em 02/11/2011 14:33.
Assinatura
The realization of his potential will have a dramatic effect on the Multiverse.

Começando agora em Fifa?
http://forum.jogos.uol.com.br/_t_1742777

PimeT800

Mensagens: 1445
Cadastro: 06/11/2009

Nível 2

Mensagem publicada em 22/10/2011 03:32
O caminho das pedras para o profissionalismo
Se quiser jogar em campeonato, tem que procurar informação, conversar com os jogadores com mais tempo de jogo, perguntar 'e aí, o que você está usando? Como é que você joga? O que está fazendo diferente de mim?'. E jogar bastante, com gente diferente e se manter ligado.


Fontes

Tactical Defending: http://www.fifa12tips.com/tips-and-tricks/defending-tips/

Entrevista com André Buffo: Revista D&T Playstation, edição n° 147, 2011.

Mensagem editada pelo usuário PimeT800 em 09/01/2012 22:55.
Assinatura
The realization of his potential will have a dramatic effect on the Multiverse.

Começando agora em Fifa?
http://forum.jogos.uol.com.br/_t_1742777

PimeT800

Mensagens: 1445
Cadastro: 06/11/2009

Nível 2

Mensagem publicada em 22/10/2011 03:44
Espaço reservado.

Mensagem editada pelo usuário PimeT800 em 22/10/2011 04:13.
Assinatura
The realization of his potential will have a dramatic effect on the Multiverse.

Começando agora em Fifa?
http://forum.jogos.uol.com.br/_t_1742777

PimeT800

Mensagens: 1445
Cadastro: 06/11/2009

Nível 2

Mensagem publicada em 22/10/2011 04:12
Pessoal, é isso aí! Dominando parte destas técnicas, vocês já conseguirão fazer um belo estrago em Fifa 12!

É possível melhorar e aperfeiçoar alguns pontos nesses tutoriais, mas pra começo de conversa acho que está de bom tamanho.

Talvez em breve eu poste mais alguns complementos como dicas para jogar online, campeonatos regionais e, quem sabe, um tutorial sobre cobranças de faltas e dribles.

Li todas as MP's e quando sobrar-me um tempo eu prometo respondê-las.

Obrigado pelo apoio!

PSN id: pimet800
Assinatura
The realization of his potential will have a dramatic effect on the Multiverse.

Começando agora em Fifa?
http://forum.jogos.uol.com.br/_t_1742777

gutosesso

Mensagens: 1188
Cadastro: 17/11/2005

Nível 2

Mensagem publicada em 22/10/2011 04:57
Oloco Prime, mandou bem hein cara?!?! *

dei uma lida por cima, e vou salvar aqui pra ler mais sobre as custom tatics...

PARABENS e obrigado por compartilhar.

Abraços
Assinatura
PC:
Core I5 2.6@4.0Ghz - CM V8, Maximus III Formula, G.Skill ECO 1600Mhz, HD WD Caviar Black 1TB, ZOTAC GTX480 AMP! Edition 800/1600, Corsair 750TX, HAF 922, Logitech G500 + G110, Samsung P2370.

PS3 Slim 120Gb
PSN ID: guto_cas
H7: Nokia BH-501
MGS4, Red Dead Redemption, Demon's Souls D.E., InFAMOUS, MAG, Fifa 11, KZ2, KZ3, Dark Souls.

Recomendações:
Super Recruta (x2); Bruno max (supermaxgames.com); EduardoSilvestre; Izzy Imports; mavf; jessesidnei, skillo, El_Rato, RAFAPAVA

Cris Redfield

Mensagens: 2357
Cadastro: 24/06/2009

Nível 1

Mensagem publicada em 22/10/2011 06:01
vou ler mais tarde
mas 5* antes de ler
vai ajudar muita gente esse tópico
Assinatura

PC
nzxt atx h2 silent white / ASRock Fatal1ty 990fx Killer / AMD FX-8350 / CoolerMaster Hyper T4 / 2x Corsair Vengeance 4GB 1600 / Corsair RM750 / Gigabyte Windforce Radeon R9 290X / Razer Abyssus 3500 / A4 Tech x7 G800V





Riverlino

Mensagens: 63
Cadastro: 04/07/2011

Nível 0

Mensagem publicada em 22/10/2011 06:16
Nossa o que tenho a dizer é : Parabéns!

Eu sou jogador novato de FIFA, comprei o 11 e não me aprofundei, tanto que nem o online pass foi usado, comprei o FIFA 12 e me arrisquei mais, to jogando online e estou tentando relativo sucesso, mas tem horas que a coisa complica quando surgem adversários mais experientes, e eu fico perdido ainda nos menus para deixar o time com a minha cara e executando em campo o que realmente eu quero.

Mas pelo que eu li nesse guia , finalmente vou poder aplicar algumas idéias e ver no que dá, obrigado de verdade to lendo aqui e ta ajudando muito mesmo.
Assinatura
Negociei,Recomendo e sou Recomendado :

Vipling
*FoxMan*
brunomfer
luizfelipeskate
tunado07
RAFAPAVA

Nicend

Mensagens: 1089
Cadastro: 10/12/2009

Nível 1

Mensagem publicada em 22/10/2011 06:48
boa iniciativa

FSC1985

Mensagens: 226
Cadastro: 28/09/2011

Nível 1

Mensagem publicada em 22/10/2011 07:34
Marcando!

RenatoW :D

Mensagens: 11156
Cadastro: 10/06/2004

Nível 3

Mensagem publicada em 22/10/2011 07:57
Putz , salvando pra lerr depois !
Assinatura



S.C. CORINTHIANS PAULISTA



STEAM ID : BrothersxD

ORIGIN ID : RenatoW

Boladão157

Mensagens: 422
Cadastro: 18/10/2009

Nível 1

Mensagem publicada em 22/10/2011 08:11
MEU ANUS É SEU

POSTANDO PARA LER DEPOIS!
Assinatura
A FIRMA É FORTE E O BAGULHO É DOIDO, BOLADO E CONSCIENTE

Nicend

Mensagens: 1089
Cadastro: 10/12/2009

Nível 1

Mensagem publicada em 22/10/2011 08:14
mas eu discordo que você diz que foi falha da EA o overall não mudar quando se trocar a posição do jogador, eu acho que foi correto, mesmo você colocando ele no gol o overall 84 dele não muda, e está correto, as habilidades dele não mudam, só que ele não tem habilidade pra goleiro e é o jogador que tem que ver isso. No 11 por exemplo, Lampard vinha como CAM, overall 86, quando a posição dele na verdade é CM, e se você colocasse ele de CM no jogo, caía pra 84, isso era muito irritante e acontecia com muitos outros jogadores

sjmotta

Mensagens: 187
Cadastro: 25/08/2007

Nível 1

Mensagem publicada em 22/10/2011 08:58
5 estrelas amigão. Muito bom o seu tópico.
Assinatura
Xbox One

-> Battlefield 4
-> Forza 5
-> Titanfall
-> Killer Instinct


TV: Samsung 46 F6400

Home Theater: Sony HT ST 380

Gamertag: sjmotta

Bononi

Mensagens: 2019
Cadastro: 16/08/2010

Nível 2

Mensagem publicada em 22/10/2011 09:05

Melhor POST DO FORUM UOL !

Fica a verdade!

PS: Moderaçao, esse tópico deveria ser pinnado!
Assinatura
PSN: Don_Bononi
Origin: Don_Bononi - BattleField 3
Steam: Don_Bononi - Dota 2


Vovó ja dizia, o importante não é ganhar, muito menos competir, o importante mesmo é TROLLAR!!!





Macrau

Mensagens: 5384
Cadastro: 31/03/2006

Nível 3

Mensagem publicada em 22/10/2011 10:02
Parabens pelo tópico, daria 10 estrelas se fosse possivel!!!!
Assinatura
Minha coleção:

/ :ATARI: / / / / / :MasterSystem: / / / / / / / / / WiiU / PS4

/ :3ds: / / :vita: / DS / MDPlay

Futuras Aquisições: / X1

psn ID: Macrau

vita ID:DenisMacrau

Minhas recomendações e recomendados: http://forum.jogos.uol.com.br/_t_2414120

@GilMackoy

Mensagens: 3548
Cadastro: 16/05/2011

Nível 3

Mensagem publicada em 22/10/2011 10:05
5 estrelas
Assinatura
PALMEIRAS ontem PALMEIRAS hoje PALMEIRAS SEMPRE! Onde e como estiver.
  • Novo tópico
Páginas:  1  2   3   4   ...  10   11   12   | primeira | anterior | próxima | última
Quem está online
0 usuários cadastrados e 1 visitantes.
  •  
Média geral    5.0 (93 votos)

84 votos (90.32%)

Excelente

0 votos (0.0%)

Ótimo

0 votos (0.0%)

Bom

0 votos (0.0%)

Regular

9 votos (9.67%)

Ruim