badinho Opa , eu queria saber em física , sobre periélio e afélio , eu não lembro direito mas ... no afélio a força potencial é maxima e centripeta é minima e no periélio a centripeta e máxima e a potencial é minima ? alguem pode me ajudar a lembrar ? o_o
|
Bom, em toda a órbita a energia mecânica é constante, então U + K = cte (U -> energia potecial, K -> energia cinetica).
Outra coisa, periélio é ponto de máxima aproximação e afélio é afastamento máximo.
Juntando isso com a lei das áreas (segunda lei de kepler), dá pra saber a relação entre as velocidades, ou seja, quanto mais próximo ao sol, mais rápido o corpo se desloca para manter a proporção das áreas constante, então a energia cinética é maior quanto mais p?oximo o corpo está do sol e portanto a energia potencial é menor.
Resumindo: quanto mais próximo o corpo do sol, menor a energia potencial, então no periélio a energia potencial é mínima.
Para a força centrípeta você pode fazer assim: a resultante em um corpo orbitando outro é a gravitacional, que é igual à centrípeta, como quanto a menor a distância maior a força, no periélio a força centrípeta é maxima.
Exatamente como você falou.