Chefe da fase Gômba ComplexoB Jasper ComplexoB Doutor Pangloss Isso porque esse livro ao menos tem um final. Imagine se você tivesse lido "O castelo" e depois de 300 páginas descobrisse que a história não tem um final, isto é, o livro é incompleto.
Maldito Kafka e suas crises existenciais
Sobre Metamorfose, procure ir além da história pueril de um rapaz que se transforma em inseto. Veja como a sua família reage a esse acontecimento. Além disso, procure saborear a maneira como são descritas as experiências subjetivas do protagonista.
|
É daqueles livros que você precisa ficar se lembrando o tempo todo que é 'bom', e você que não é culto o bastante?
|

|
Aconteceu enquanto eu lia Dom Casmurro:
'porr4 é Machado, é bom, devo ser um imbecil anencéfalo ou pelo menos ter um gosto muito infantil'.
Por mais que a narrativa tenha suas inúmeras inovações e a trama seja boa, o modo como ele escreve é demasiado cansativo, não foi uma leitura que eu apreciei, muitos elementos desnecessários.
|
Machado de Assis é bem diferente de Kafka.
As histórias do Machado são banais. As coisas que acontecem também. Os personagens são todos iguais. E todos se passam no mesmo Rio de Janeiro. Não vejo muitos motivos para ler mais de uma vez a obra "decente" dele (aqueles primeiros livros como Helena e A Mão e a Luva são totalmente dispensáveis). Os livros "bons" valem uma leitura pelo menos. Mas não há nada de tão excepcional como pintam por aí, nada que centenas de autores estrangeiros não tenham feito muito melhor.
Já Kafka, sei lá se é bom de verdade, isso é relativo, não sei bem o que faz as pessoas decidirem o que é bom e o que é ruim. No entanto, pelo menos para mim, seus livros despertam emoções muito interessantes. O Processo e O Castelo são leituras que "incomodam", mas incomodam de uma maneira boa.
Já o Machadão, sei lá, não vejo nada de mais em saber se aquele otário foi traído ou não pela Capitu ou se aquela filosofia de boteco do Quincas Borba vale alguma merda.
|
Bom mesmo é Dan Brown né
Você precisa refletir um pouco sobre isso... o que vc disse é de uma ingenuidade monstruosa. Não sabe levar em conta a época, os costumes, o estilo literário...
"Memórias póstumas" é uma obra sem precedentes para a época no Brasil (pelo menos em qualidade, sobre o tema), é só ver as metáforas sobre a cultura brasileira e mundial. Dom Casmurro trata de um tema completamente absurdo para a época, mas de forma melancolica, bonita e uma perfeita obra de Realismo.
Lamentavel.
|
Bom, eu pessoalmente não ligo para estilos, para revoluções, para a importância na sua época. Pra mim essas coisas não existem. E outra, não estão intrinsicamente ligadas à obra. Se uma obra do Machado introduziu alguma coisa nova na literatura brasileira da época, isso não me interessa mais do que o nome da velha que mora no apartamento ao lado, porque não faz diferença nenhuma pra quem tá lendo a bodega no século XXI.
O que me interessa é o conteúdo apenas. Não que Machado seja ruim, longe disso. Ele tem um excelente senso de humor e sabe transformar histórias banais em coisas interessantes. Mas, pra mim, toda essa idolatria em cima do Machadão nada mais é do que uma tentativa que um povo fez de achar seus "gênios".
Machado é um gênio da literatura? Com certeza ele é um grande escritor. Mas entre ele e Cervantes, Proust, Eça de Queiroz, Kafka, Dostoiévski, Tolstói, Victor Hugo, e uma infinitade de outros caras, eu fico com "os outros".
Machado é bom? Sim, eu tenho a obra completa dele e li todos os livros, afirmo isso sem medo. Mas ele tá entre os maiores? Não, nem fondendo. Machado de Assis é um bom escritor que é supervalorizado por um país de analfabetos carente de super heróis.
Ah se não fosse o Pelé...