•  
Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
25/05/2010 17:59

Fiz o retrobright impressões e resultado =D

• Novo tópico
Páginas:  1  | primeira | anterior | próxima | última

Psycho Crusher

Cadastro: 15/10/2009

Nível 0

Todo retrogamer que se preza tem consoles que eram brancos e ficaram amarelos em casa.
E todos já devem ter conhecimento sobre o retrobright, desenvolvido pelos gringos após meses de pesquisa: http://retr0bright.wikispaces.com/Retr0Bright+Gel
Meu saturn japonês estava amarelando, assim como meus controles de dreamcast. Faz tempo queria fazer o mesmo mas só agora resolvi encarar e fazer, e é facílimo.
Um dos maiores problemas pra fazer o retrobright aqui no Brasil é encontrar a goma xantana mas resolvi isso facilmente após descobrir pra que ela servia na fórmula: é só um espessante. Então tive a idéia de usar goma de tapioca no lugar e o resultado foi excelente: o retrobight ficou com a consistência de um gel de cabelo e não escorria. Pra usar a goma é bem fácil, apenas aqueça a água e misture algumas colheres de goma com água fria num copo até dissolver bem. Quando estiver dissolvido é só ir despejando a mistura na água quente. Despeja um pouco e mexe e verifica se ficou na consistência certa se ficou blz, se não ficou é só adicionar mais aos poucos. Pronto, vc tem sua substituta pra goma xantana e pode fazer seu retrobright.

Eu tirei algumas fotos mas eu sou bem ruim pra tirar fotos. ¬¬

Aqui vão algumas

Durante o preparo:
a goma de tapioca tá na vasilha de alumínio, na de plástico estão misturados a glicerina e a água oxigenada.
O vanish ali no pote. Achei bem caro esse produto (15 paus na versão mais barata, essa que comprei). Vale lembrar que vc pode guardar o retrobright numa embalagem que não entre luz e deixar na geladeira mas o vanish só pode ser adicionado e misturado na hora do uso.

Essas fotos abaixo foi quando tirei antes. Como eu não tava botando muita fé que ia acertar a fórmula, tirei por tirar e mal tirada, sem pegar bons ângulos e etc e o pior é que eu não tirei a foto do controle mais amarelado que eu tinha. Eu apliquei no saturn e em 4 controles de DC sendo que tinha um amarelo como gema de ovo. No final todos ficaram branquinhos coisa linda de ver.

Antes na esquerda e depois na direita, óbvio:

O saturn não estava tão amarelado mas mesmo assim deu uma boa diferença.

Antes

Depois

Basicamente o que eu tinha de amarelo eram o saturn e esses controles de DC. Tenho um teclado amarelo aqui que to fazendo, tá na segunda sessão.

Ah sim não falei sobre como usa.
Aplica uma camada generosa por cima e deixa na luz UV o dia todo (luz UV=solzão quente ou lâmpada UV). Tem que fazer ele bem consistente pra não secar ou escorrer. A cada 3 horas o retrobright deve ser retirado a peça lavada e aplicada uma nova camada. Nesse controle da foto apliquei 2x (6 horas ao sol) e já ficou bom. No controle mais amarelo foi necessário 4 aplicações. No saturn tb foram 2 aplicações.

Eu queria mesmo era um snes daqueles bem amarelinhos pra aplicar.

vou pegar um ps1 cor de mel de um amigo pra fazer tb, quero ver mais resultados.

ps: o retrobrihgt funciona perfeitamente em carcaças cinzas (a parte detrás do controle do DC, não tirei foto ¬¬ mas ficou linda bem cinza mesmo e não amarela encardida como antes). Ele só não funciona em carcaças escuras.

Quem for fazer e quiser dicas, estarei a disposição.
Assinatura
Sonhistas acham que o ps3 vai terminar a geração na frente do Xbox 360, qual é o nome do filme?

resp: À Espera de Um Milagre.

metroidcube
Desmios ta pro forum uol assim como Pachter ta pro mundo dos games.

fúria 94

Cadastro: 30/01/2009

Nível 1

Mensagem publicada em 25/05/2010 18:04
bem que o *HURLEY* poderia colocar este tópico no índice...mas esperemos ter mais alguns post's né...
Assinatura
"I've never done anything out of the blue, woh-o-oh"

Nickcs

Cadastro: 23/12/2003

Nível 3

Mensagem publicada em 25/05/2010 18:08
Muito legal, estou pra fazer isso já tem algum tempo. Meu Dreamcast está bem amarelo. Até postei um tópico sobre isso, mas não acabei fazendo a fórmula pois não achei a tal da goma xantana. Bom saber que é possível usar outras alternativas.

Meu tópico: http://forum.jogos.uol.com.br/TUTORIAL---Consoles-brancos---Revertendo-o-amarelamento-causado-pelo-tempo_t_399312
Assinatura
Tenho:
Tive: Atari, Master System

Soren

Cadastro: 17/04/2010

Nível 1

Mensagem publicada em 25/05/2010 18:13
Whoa, muito interessante. Preciso fazer isso no meu SNES amarelado, só que não sabia o que exatamente usar.

Será que isso chegará a acontecer com os recentes 360 e Wii?

Favoritei e dei as 5 estrelas. (Y)

Psycho Crusher

Nível 0

Mensagem publicada em 25/05/2010 18:18
Nickcs
Muito legal, estou pra fazer isso já tem algum tempo. Meu Dreamcast está bem amarelo. Até postei um tópico sobre isso, mas não acabei fazendo a fórmula pois não achei a tal da goma xantana. Bom saber que é possível usar outras alternativas.

Meu tópico: http://forum.jogos.uol.com.br/TUTORIAL---Consoles-brancos---Revertendo-o-amarelamento-causado-pelo-tempo_t_399312

Pode usar a goma de tapioca sem medo que ela é excelente. Quando for fazer a goma deixa ela com a consistência um pouquinho mais dura que o gel de cabelo pq quando vc for misturar na glicerina e água oxigenada vai ficar mais mole

Soren
Whoa, muito interessante. Preciso fazer isso no meu SNES amarelado, só que não sabia o que exatamente usar.

Será que isso chegará a acontecer com os recentes 360 e Wii?

Favoritei e dei as 5 estrelas. (Y)

Eu acho que o 360 pode sofrer isso sim, o material dele tem toda a cara de que fica amarelo (pelo menos se o meu ficar já sei resolver ). O Wii eu acho que pode até não ficar pq o console aparenta ter uma camada de algum material protetor por cima do plástico mas só o tempo dirá. O amarelo ocorre por uma reação entre a luz e o agente pra reduzir a propagação do fogo que é aplicado ao plástico então todo console deve ter esse tal agente e corre o risco de amarelar.

Mensagem editada pelo usuário Psycho Crusher em 25/05/2010 18:18.
Assinatura
Sonhistas acham que o ps3 vai terminar a geração na frente do Xbox 360, qual é o nome do filme?

metroidcube

Riveler

Cadastro: 20/05/2002

Nível 3

Mensagem publicada em 25/05/2010 18:35
fúria 94
bem que o *HURLEY* poderia colocar este tópico no índice...mas esperemos ter mais alguns post's né...

Este tópico merece ser colocado mo índice.

Uia que coisa legal. Só tenho um VMU precisando disso aí no momento. Acho que vou colocar meu Saturn no sol pra ele amarelar de vez e aí eu tento fazer esse clareamento consolal.

Mensagem editada pelo usuário Riveler em 25/05/2010 18:42.
Assinatura
----------------------------------------------------------------------------------------

FC - 1461-6412-2479
Nome - Riveler
Cidade - Darkover
==================
PY - Friend Safari = Ground, com Marowak, Phanpy e Palpitoad.

Monkey D. Luffy

Cadastro: 04/04/2006

Nível 3

Mensagem publicada em 25/05/2010 19:16
Tive meu Dreamcast por mais de dez anos e sempre que possível eu desmontava ele inteiro, deixava a carcaça em banho numa bacia(ou tanque, como já disseram ) com água e pouco detergente misturado.

Nesses dez anos, fiz essa tratativa nele e aidna bem que ele nunca amarelou!
Assinatura
Henrico D. Santo here!
Steam: henricodsanto
Retrogames

Salve Salve, Oh Grandioso
Esporte Clube Santo André
Salve Salve, Oh Glorioso
Santo André da minha fé!

Neto Kosovo

Cadastro: 06/04/2010

Nível 3

Mensagem publicada em 25/05/2010 20:36
bom tópico

preciso fazer isso com meu snes
Assinatura
steam id: netokosovo
Asus P8P67-M Rev. 3.0 Intel P67 Rev. B3
Cooler Master RS-850-SPM2 Silent Pro M2 850W
Intel Core i5-2500K Unlocked 3.3GHz/3.7GHz Turbo Boost
Dual-Channel Kingston HyperX 8GB (2x4GB) DDR3 1600MHz
XFX R7870 Core Edition

ABANDONE ESSE LIXO DE FORUM LOL E VÁ PARA UM QUE PRESTE:
http://www.retrogamesbrasil.com/forum

Blade Runner

Cadastro: 12/06/2009

Nível 2

Mensagem publicada em 25/05/2010 21:12
Ótimo resultado!

Para quem tem medo de fazer toda essa alquimia, pode procurar pela pasta já pronta em lojas de eletrônicos.
Assinatura
More human than human

PSN ID: BladeRunner-RS

Nickcs

Nível 3

Mensagem publicada em 25/05/2010 21:55
Essa pasta pronta que se encontra por aí não é a mesma coisa do que o retr0bright. Ela é abrasiva e remove a camada superior do plástico, por isso volta a ficar branco. Em materiais lisos pode ficar até aceitável, mas no caso do SNES, por exemplo, não dá pra usar, pois o console tem uma textura. Já o retr0bright não remove a camada superior e sim reage com o plástico de forma inversa ao que acontece com o amarelamento.

Mensagem editada pelo usuário Nickcs em 26/05/2010 09:39.
Assinatura
Tenho:

Psycho Crusher

Nível 0

Mensagem publicada em 26/05/2010 07:27
exatamente, a pasta que vende por aí não é o retrobright e se vc passar por cima das pinturas na carcaça, acaba com elas. O retrobright vc pode colocar tranquilamente por cima do logo do console que não sai.
Assinatura

metroidcube

Nickcs

Nível 3

Mensagem publicada em 28/05/2010 12:39
Psycho, uma dúvida: você deixou o console direto no sol mesmo? Ou deixou ele à sombra?
Assinatura
Tenho:

Just Push Start

Cadastro: 16/04/2010

Nível 0

Mensagem publicada em 28/05/2010 15:35
Diferença brutal, ficou bom d+.
Assinatura
"Good Games Only Need One Red Button"
Your Atari misses you.

Heavy Metal

Cadastro: 28/07/2004

Nível 1

Mensagem publicada em 28/05/2010 16:36
HEHEHEHE
eu fiz isso no Snes da minha mãe, ficou zero bala.
Assinatura
(....\............../....)
.\....\........... /..../
..\....\........../..../
...\..../´¯.|.¯`\..../
.../... |....|.... (¯ `\
..|.....|´¯.|´¯.|\....\
..\......` ¯..¯ ´..../
...\_ ............ _/

Phenom X4 Quad 9850
Kingston - 4GB DDR2 (2x 2GB - Dual Channel) 1333 Mhz
Nvidia Gforce 9500GT 1GB
Seagate - HD 500GB

Nickcs

Nível 3

Mensagem publicada em 14/06/2010 09:39
Nickcs
Psycho, uma dúvida: você deixou o console direto no sol mesmo? Ou deixou ele à sombra?

Up.
Assinatura
Tenho:

Blade Runner

Cadastro: 12/06/2009

Nível 2

Mensagem publicada em 14/06/2010 10:32
Nickcs
Essa pasta pronta que se encontra por aí não é a mesma coisa do que o retr0bright. Ela é abrasiva e remove a camada superior do plástico, por isso volta a ficar branco. Em materiais lisos pode ficar até aceitável, mas no caso do SNES, por exemplo, não dá pra usar, pois o console tem uma textura. Já o retr0bright não remove a camada superior e sim reage com o plástico de forma inversa ao que acontece com o amarelamento.

Puts... Não sabia disso

O negócio é apelar para a bruxaria então
Assinatura
More human than human

PSN ID: BladeRunner-RS

Nickcs

Nível 3

Mensagem publicada em 29/06/2010 10:20
Nickcs
Nickcs

Up.

Psycho, cadê você?
Assinatura
Tenho:
  • Novo tópico
Páginas:  1  | primeira | anterior | próxima | última